Ola amigos, estou iniciando meus estudos e desenvolvimentos em aplicações em Java desktop usando NetBeans IDE 7.0M1 ( é uma boa versão de netbeans? ) …
2º pergunta …Olhando por cima vi muitos topicos de Hibernate… que pelo que percebi é um método/conceito para facilitar trabalhar com Bds no Java, … como excluir registros, incluir registros…editar…etc.
Estou correto?
3ºSe sim, onde posso estudar…algum materia bem detalhado e bem explicativo sobre o assunto, e gostaria de saber se realmente vale a pena estudar isto ?? É uma tecnologia pra ficar?? Porque se for pensar, eu não gostaria de fazer uma aplicação utilizando o Hibernate e com o tempo ele saia fora…
fui claro nas questoes?
Muuuuito obrigado a todos desde já !!!
Sds,
ps: desculpe criar o mesmo topico 2x… mas eu achei que estava no lugar errado ( java basico ).
cara, eu particularmente prefiro muito mais o Eclipse, o editor de codigo dele não tem nem comparação. O hibernate não é um conceito ou coisa assim rsrs, é um framework que ajuda (e muito) na parte de persistencia da aplicação, ou seja, como vc disse pra incluir, excluir alterar etc. existem algumas formas de se trabalhar com ele, cada uma melhor ou pior pra cada situação. O hibernate é muito poderoso e importantissimo em qualquer curriculo.
nessa apostila tem uma parte de introdução bacana:
A
asensio
Particularmente eu gosto muito do NetBeans, mas com certeza existem opniões contrarias, no meu ponto de vista está começando com uma boa ferramenta.
2º pergunta …Olhando por cima vi muitos topicos de Hibernate… que pelo que percebi é um método/conceito para facilitar trabalhar com Bds no Java, … como excluir registros, incluir registros…editar…etc.
Estou correto?
Sim. O hibernate é uma framework de persistencia com banco de dado usando o mapeamento objeto/relacional (ORM).
A base do Hibernate é o Java Persistence e EJB 3.0.
Para desenvolvimento para web é bastante utilizado, mas não vejo problema nenhum ser usado para aplicações desktop.
Para estudar sobre Hibernate nada como pelo proprio site (https://www.hibernate.org/). Se mesmo assim não for suficiente tem um bom livro de hibernate que é “Professional Hibernate” de Joseph Gradecki.
O hibernate é uma framework madura e para mim atendeu todas as necessidades no desenvolvimento de aplicações Java EE.
Em todas as consultorias que passei, eles usam o Hibernate com exceção de algum projeto legado.
A arquitetura é tão boa é estavel que já existe o Hibernate para .net. Isso mostra que não é um projeto com data limite e sim para ficar por muito tempo. Claro como toda tecnologia poderá ser superada, mas isso acontecerá de forma graduada como ocorreram com outras tecnologias. Para isso que somos pagos… :lol:
Mas pode ir fundo, pois você estará estudando uma tecnologia que está sendo largamente usada no mercado de trabalho.