Sobre hibernate

Opa!

Tem algum mistério para fazer o hibernate funcionar na minha máquina?
Eu baixei o pacote e descompactei na minha máquina (onde eu devo descompactar ele?)
Ai eu peguei aquele exemplo do tutorial aqui do GUJ e tentei executar… mas deram alguns erros (9 para ser mais exato). Analisei os erros e vi que eram nas chamadas das classes do Hibernate que dava o erro Cannot revolve symbol.

Oque eu devo fazer para poder usar?
ahhh… tem mais uma coisa… estou usando o jdk 1.3…

valeu!

Faltou colocar os JARs do Hibernate no CLASSPATH… dê uma olhada no tutorial do GUJ sobre isso :wink:

certo…
coloquei os caminhos no classpath (além disso tive que mudar o exemplo do tutorial onde tinha User.class para Amigo.class e DataStore para Datastore)
Agora quando fui compilar deu a seguinte msg:

An exception has occurred in the compiler (1.3.0). Please file a bug at the Java
Developer Connection (http://java.sun.com/cgi-bin/bugreport.cgi). Include your
program and the following diagnostic in your report. Thank you.
com.sun.tools.javac.v8.code.Symbol$CompletionFailure: file orgapachecommonsla
ngexceptionNestableException.class not found

Dessa eu nunca vi…

deixa eu colar o erro denovo substituindo por \

An exception has occurred in the compiler (1.3.0). Please file a bug at the Java
com.sun.tools.javac.v8.code.Symbol$CompletionFailure: file org\apache\commons\la
ng\exception\NestableException.class not found

Ja que tocaram no assunto… desde que li o tutorial, não consegui baixar o hibernate.

Acesso a página mais não faz o download. Alguem poderia me ajudar ai ???

Por partes:

[quote]Agora quando fui compilar deu a seguinte msg:

com.sun.tools.javac.v8.code.Symbol$CompletionFailure: file orgapachecommonsla
ngexceptionNestableException.class not found (guscoppi)[/quote]

Primeiro, valeu por consertar os erros de digitação :slight_smile: . O erro se deve à falta das libs do jakarta commons, que o hibernate usa com auxílio. Estas bibliotecas estão no diretório “lib/” da distribuição do Hibernate. Coloque-as no seu CLASSPATH juntamente com o hibernate.jar .

Sobre não conseguir baixar o hibernate do site, bem tente ver as configurações do seu browser e, caso não haja nenhum problema, reporte o problema ao pessoal do Hibernate.

Por fim, vejam a thread do artigo no fórum para saberem de problemas já encontrados e com eles foram resolvidos. :slight_smile:

Arrivederci,

Daniel… valeu a ajuda… porém coloquei no classpath o diretório \lib do hibernate e nada…
olha como está meu classpath agora
CLASSPATH=C:\Gustavo\hibernate-1.2\hibernate.jar;c:\gustavo\exehibernate;C:\Gust
avo\hibernate-1.2\lib

tentei colocar \ depois do lib tb e não deu…

ops… li com atenção e entendi…
já fiz funcionar… tinha que colocar no classpath todos os .jar que estão abaixo do lib :roll:

mas uma coisa… toda vez, e toda máquina, que eu quiser executar… tenho que setar o classpath no dos?

Como colocar todos os .jar que estão abaixo do lib no meu classpath?

O hibernate.jar eu já coloquei no classpath agora os .jar do /lib como irei colocar todos??? Um por um acho que não, deve ter solução melhor, alguém pode me ajudar?

[quote=“Yoshi”]Como colocar todos os .jar que estão abaixo do lib no meu classpath?

O hibernate.jar eu já coloquei no classpath agora os .jar do /lib como irei colocar todos??? Um por um acho que não, deve ter solução melhor, alguém pode me ajudar?[/quote]

ant.apache.org
ou use uma IDE

[quote]Como colocar todos os .jar que estão abaixo do lib no meu classpath?

O hibernate.jar eu já coloquei no classpath agora os .jar do /lib como irei colocar todos??? Um por um acho que não, deve ter solução melhor, alguém pode me ajudar?(Yoshi)[/quote]

Coloque os .jar em JRE_HOME/lib/ext . Embora isso possa causar, em algumas situações, alguns problemas por incompatibilidade de libs, normalmente é uma saída bem prática.