Antes, um aviso: Não sou muito ativo aqui, então peço desculpas pois esse talvez se torne um topico com flamewar, eu trabalho diariamente com PHP, mas gosto muito de Java( via faculdade), mas como nao uso profissionalmente (ainda) nao participo muito de foruns.
Bom, minha questão é sobre a atual situação de ambientes para desenvolvimento, não somente sobre as linguagens.
Vou contar brevemente o contexto:
Diariamente trabalho com PHP, em um sistema grande para gestão, com mais de milhão de linhas de código e +20 desenv. ativos.
Este projeto esta em seu quarto ano, e ainda deve levar mais alguns.
Bem, isso é o meu dia.
Fora a trabalho formal, estudo python e java, e os utilizo em alguns pf(por fora).
Bem, nós aqui no trabalho usamos somente Linux, e soluções livres, acaba que temos varios defensores do Soft Livre de maneira geral, e alguns nem tanto.
E agora chego ao fato que me levou a vir até aqui:
Recentemente, 2 colegas fizeram um curso de .net (eca) da Microsoft( eca x2), e vieram me falar babando pela tecnologia, que era agil, facil, e que o visual studio era a volta de Jesus a Terra.
Como ja notaram, não gosto da Ms por inumeros fatos, monopolio, foco, falta de cooperação com a comunidade de informatica ( não confundam com a com. de sw. livre) entre outros.
Minha resposta foi assim para os 2 sujeitos: “Ms? não uso essa merda, se for coisa hardcore, j2ee, se não uso direto php ou python, isso é coisa de micreiro que só quer ficar juntando componente e num sabe programar”
Dado isso, minhas perguntas aos que leem é a seguinte:
Fora tudo que comentei, qual o apanhado geral que se pode fazer entre:
.Net(Visual Studio), Java( J2ee), e fw leves para web modernosos como Ruby on Rails (Ruby), Django(Python) e Symfony(PHP), .Net é realmente tão mais produtivo, ou melhor, tem tanta vantagem assim.
Aviso: Por favor, tentem não ignorar ou dar opinião sem argumentar ou mostrar fatos, se não isso vai acabar atraindo os moderados.