Sobre IDEs

4 respostas
Thiagosc

http://www.artima.com/forums/flat.jsp?forum=123&thread=175236

Por que a nossa área é repleta de gente que critica os IDEs, como o comentário acima? Por um acaso você conhece algum engenheiro reclamando do uso de CADs ou calculadoras? Ou algum cientista reclamando do uso de computadores para simulações? Os computadores estão aqui para auxiliar o trabalho dos homens, inclusive o nosso, o de desenvolvimento de sistemas.

Estamos no século XXI e nenhuma plataforma pode ser levada a sério se não possui o mínimo: uma IDE decente, uma biblioteca de classes decente, uma documentação decente, e por último, sim por último, features decentes.

Java tem tudo isso, assim como .Net, mas no entanto a quantidade de indivíduos que acreditam que “o VI é tudo o que você irá precisar” é desconcertante. Seriam eles estudantes ou recém formados que se sentem “os programadeiros máximos” por digitar todos os comandos ao invés de usar Ctrl + Space ou algo assim?

Por que que quando falam de produtividade do Java considerar as IDEs “não vale”? Desde quando devemos escrever tudo à mão?

4 Respostas

cv1

Talvez features da linguagem tambem sirvam pra auxiliar a criacao e/ou diminuir a dependencia por ferramentas, e por isso eu nao as colocaria em ultimo lugar.

Em primeiro lugar o Vim nao deixa de ser uma IDE (e meu criterio pra qualifica-lo como tal eh que eh possivel editar, compilar, rodar, depurar e controlar a versao do codigo sem sair da mesma janela).

A diferenca eh o nivel de conforto e as features que uma IDE como o IntelliJ IDEA traz em comparacao com ferramentas talvez menos especificas, como o Vim. Concordo se vc disser que o conforto e a praticidade do IntelliJ IDEA pra editar codigo Java nao se compara ao Vim, mas eh bom manter que pra outras linguagens a distincao pode nao ser tao clara, ja que nao existem ferramentas tao especificas pra elas.

peczenyj

Eu sou mais produtivo com o eclipse, entretanto um cara q trabalha comigo só usa VIM. Cada um cada um, a produtividade é uma questão vc + ferramenta.

O dia que eu conseguir fazer o vim apresentar aquelas dicas do eclipse enquanto eu digito para evitar eventuais cavalices da minha partes - como usar variaveis não previamente declaradas sem ter q compilar e ler uma mensagem de warning TALVEZ eu vá pra esse mundo.

E por melhor q seja o eclipse as vezes eu vou pra linha de comando e faço algum

$ grep ‘public’ -R *java

Rubem_Azenha

Eu discordo que features decentes venham depois de uma IDE decente. Prefiro programar com vi em PHP do que com VisualStudio em ASP.
Acho documentação muito mais importande que IDE. Documentação é essencial.
IDE é um grande diferencial, o Eclipse é uma grande vantagem do Java, mas IDE\Eclipse não chega a determinar o uso ou não de uma determinada plataforma. Influência, mas não determina.

F

Influência ou influencia? Ficou estranho se for a primeira.

]['s

Criado 25 de setembro de 2006
Ultima resposta 26 de set. de 2006
Respostas 4
Participantes 5