Sobre JSP

Pessoal,

Olá, Esta é a minha primeira mensagem no fórum. Eu já programo em ASp e PHP e estou começamdo a estudar Java. Gostaria de saber quais são os pontos fortes e fracos do JSP em relação a outras tecnologias existentes.

Fico no aguardo

Um abraço

aqui vao alguns paragrafos extraidos de um artigo:

CGI X Servlet
Common Gateway Interface (CGI) é um mecanismo para gerar páginas Web dinamicamente. Os dados são obtidos de fórmulários HTML e submetidos a um programa binário no servidor [OLIVEIRA,2001]. O que causa sobrecarga no servidor, uma vez que a cada solicitação um novo programa é executado. Ao contrário do CGI, os Servlets são carregados apenas uma vez no servidor, e por suportar multi-thread (várias tarefas sendo executadas as mesmo tempo), podem atender a diversas solicitações.

ASP X JSP
Active Server Pages(ASP) - é uma solução da microsoft para solicitações feitas a servidores. O desenvolvimento das páginas feitas em ASP se limita a scripts (códigos) contendo linguagem HTML, juntamente com código ASP que pode conter códigos em JavaScript e VBScript, que são linguagens proprietárias. Ao passo que a tecnologia JSP(Java Server Pages) utiliza linguagem Java, que não é uma linguagem proprietária. A portabilidade para outros Sistemas Operacionais e servidores é uma característica relevante da tecnologia, onde a solução com ASP depende de servidores proprietários.

PHP X JSP
Personal Home Pages(PHP) é uma linguagem “script” que é executada no servidor, tem a sintaxe baseada em C/C++, Java e Perl. É uma linguagem de mais fácil desenvolvimento para pequenas aplicações em comparação ao JSP. Segundo OLIVEIRA, 2001 “a medida que passamos para aplicações de maior porte, o uso de PHP não é indicado, uma vez que necessário o uso de linguagens com checagem mais rígidas e com maior suporte à escalabilidade, como é o caso de Java”.

APPLET X JSP
Há uma limitação para o uso de applets para aplicações que desejam atingir um grande número de usuários: o navegador do cliente precisa ter suporte a Java na versão apropriada. Já com Servlets, o navegador do cliente precisa apenas ter suporte a HTML. Ou seja, “o uso de Applets não é recomendado para ambientes com múltiplos navegadores ou quando a semântica da aplicação possa ser expressa por componentes HTML” [OLIVEIRA,2001].

:wink:

Ae Denis, depois dessa acho q naum preciso falar mais nada heeheh…
soh faltou falar q com JSP (e com servlets, beans e tag libraries) é possivel vc separar bem a parte visual (html) do motor do site, ao contrario de ASP e PHP, onde o codigo dinamico eh embutido no html, o q tira o sono de muitos designers por ai hauhaua
Ah, e q o JSP eh compilado para um servlet toda vez q eh alterado. Assim o programa ja esta compilado (em bytecodes) para as requisicoes, ao passo q asp e php sao interpretados, por isso perdem em performance

cara sem comparação

olha soh isso, mesmo q sua pagina naum tiver
tag alguma de JSP
mas q seja um arquivo .jsp

ela é compilada pra um .class

e isso é executado pelo servidor
sendo apenas enviado como se fosse uma imagem
para o browser que fez a requisição

enquanto q em outras
o codigo é carregado pelo seu browser
e executado “pelo sua maquina”
somando o tempo perdido de trafego na rede, hum

pelo q eu jah testei, fico com jsp
vendo a velocidade e possibilidades oferecidas
para trabalhar e desenvolver app web

( digo isso pq to atualmente trabalhando com jsp )

e foi feito um estudo de qual linguagem web utilizar
e a melhor por consenso geral foi o JSP :grin:

[]'s
Erko Bridee

eu naum to muito ligado no outro lado do “hemisferio”, mas o ASP.NET também “compila” pruma especie de codigo intermediario ou nativo sei lá… só naum sei se eh tao ou mais rápido q o nosso JSP…

bom cara,
vc sabe como são chatas
akeles processos de empresas
pra escolha de tecnologia

aki na Itaipu ( usina )
tambem teve essa discução antes de ser
adotado o JSP para a nova arquitetura da intranet

foram feitos testes de desempenho,
somando mais o puxar de peixe dos profissionais
adeptos a outras linguagens web

mas no final o consenso foi pela quantidade de beneficios
apresentados, prossibilidades de integração
de fornecimento de novos serviços, velocidade, etc

que se escolheu java JSP

eu sou intermediario no assunto aki
soh programo, entaum pelo que foi levantado
e pelo q eu acompanhei

JSP se apresentou melhor em desempenho e velocidade
e os códigos são compilados pra um binario
que é executado no servidor

sendo semelhante a um programa “desktop”
o diferencial q é executado por um browser em qq lugar

a minha opiniaum pessoal ateh agora é
de que o JSP é o melhor, ateh o atual momento

mas nunca se sabe… :lol:

[]'s
Erko Bridee

Itaipu(usina) eee legal, eu era ai de medianeira =) tenho um amigo que trabalha ai tbm, o André…

bom, mas como foi comentado, o .Net tbm tem esses esquema de bytecode, funciona exatamente como o Java… mas eu trabalhei ja com o .net, que apesar de uma copia do Java, ele não é tão bom assim quanto… bom, digamos que não ao menos com os componentes prontos que ele tem, pq quando resolvem nao funcionar, meee eh um desespero… e o que se pode fazer com algo que vc nao fez?! eh…

zilhões de vezes JAVA do que .NET

e é legal qeu a Itaipu esteja adotando isso, quem sabe eu nao consiga um emprego la e possa voltar pra minha cidade de muita mulher bonita! auehaiuehauh

abraços ai!

cya!

Pessoal,

Valeu pela ajuda. Vou estudar com mais afinco sobre o Java. Vocês conhecem algum bom curso no Rio de Janeiro onde eu possa estar conseguindo uma noção em Java?

Abraços

No começo eu acho que um bom e velho livro ajuda muito…
Que tal começar com o livro do Deitel?! É ótimo :wink:
Te dará uma base forte em java… depois é soh aprimorar com cursos…

Abraços,

cara quando eu comecei com Java
esses livros da Deitel me ajudaram pacas :wink:

são bem explicados com bons exemplos
vale a pena investir neles, sendo que
depois ateh pra tu usar como consulta posterior
eles vaum te ajudar um montaum

[]'s
Erko Bridee

sem contar q da ate gosto ler esses livros neh!? O q eu comprei (quarta edicao) eh todo coloridinho e todo com papel de boa qualidade… foi um dos melhores livros de informatica q eu ja comprei, realmente vale a PEna! E depois epassos, vc pode procurar pelo core java servlets na net, eh em pdf e cobre servlets e jsp (de jsp naum tem nada no livro do deitel, pelo menos na quarta edicao) se naum me engano o endereco eh
www.coreservlets.com

Ah, so continuando a discussao .NET e J2EE, eu li numa propaganda na info q a Micro$oft afirma q o tempo de desenvolvimento em .NET eh cerca de 60% (se naum me engano) menor do q em J2EE, eh mole?!?!

Acho q nem se o peao desenvolver o software inteiro no notepad naum demora tanto assim huahauaha

tenho um colega q trabalha com .NET, ele diz q realmente é bem mais fácil, mas tu tem q ver por outro lado, só fica fácil qnd se integra só com produto M$, isso gera uma dependencia na minha opnião… :???:

dependencia e vc tem duvida
me diga com oq vc pode integrar algo da m$???

sou mais o java, possibilidades :grin:

[]'s
Erko Bridee

Dependencia naum, escravidao, hehehe…

Já pensou se vc vai abrir uma empresa o tanto q vc vai gastar com a Micro$oft (claro se vc quiser ter tudo original, bunitinho) soh para ter alguns computadores prontos para desenvolver!?!?

Ruindow$ + M$Office (naum tem jeito, tem q ter) + Visual Studio.NET (esse deve ser uma puta facada) e dai c aproveita e compra o MS SQL Server tbm…

Aff…

Eu tbm prefiro JAVA… e vou mais alem… Java + Linux! 100% Free… hehehe :cool: :cool: