Sobre licença para programa "simples" em java

5 respostas
LyonHeartIW

Olá, estou com duvida quanto a licença para programas “simples” feitos em java, o que eu gostaria de saber é:
Se é necessário colocar alguma licença junto do arquivo, se eu simplesmente jogar o arquivo em um site para download irei receber algum processo ou algo do tipo?.

No meu caso, fiz um programa bem simples para “organizar” o tempo do usuário usando o java 11 e a Eclipse IDE e só queria disponibilizar o arquivo para fazer o download.Como o programa é bem simples não viso obter lucro, seria necessário colocar no programa que fui eu que fiz ou teria que ter alguma coisa a ver com CC(Creative Commons) seria o suficiente?

Dei uma olhada em um outro post mas não entendi direito:
[javascript - Duvidas sobre licenças - Stack Overflow em Português]

No caso acima a parte " As linguagens relacionadas a Desktop não é necessariamente ter uma licença" se aplica ao meu caso?

Resumindo: quero saber se é necessário colocar algum tipo de licença junto do arquivo.jar pois não quero receber processo nem nada só porque coloquei um programa para os usuários fazerem download.

5 Respostas

L

Se você não copiou de ninguem, você pode sim, desde que ponha a logo ou algo indicando o CC. Você pode por no GitHub, onde ela seria a melhor opção para evitar esse tipo de dor de cabeça

PabloRuiz

@LyonHeartIW, você já viu essas perguntas no site da oracle sobre duvidas de licença ?

https://www.java.com/pt-BR/download/help/distribution_pt-br.html

Você comentou que utilizou o java 11, achei alguma coisa sobre também no fórum da propria oracle segue o link

https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/java-gratuito

Nesse trecho ele fala um pouco sobre licença

Espero ter ajudado.

LyonHeartIW

Ok irei tentar essa opção, obrigado :slight_smile:

LyonHeartIW

Já tinha dado uma olhada mas não achei realmente o que eu queria saber.

Sobre o java 11, no blog que você mencionou, já da pra aliviar um pouco a minha duvida.

Obrigado pela ajuda :slight_smile:

PabloRuiz

@LyonHeartIW blz, se eu achar mais alguma coisa até segunda eu mando aqui.

Criado 16 de julho de 2022
Ultima resposta 17 de jul. de 2022
Respostas 5
Participantes 3