Sobre licença para programa "simples" em java

Olá, estou com duvida quanto a licença para programas “simples” feitos em java, o que eu gostaria de saber é:
Se é necessário colocar alguma licença junto do arquivo, se eu simplesmente jogar o arquivo em um site para download irei receber algum processo ou algo do tipo?.

No meu caso, fiz um programa bem simples para “organizar” o tempo do usuário usando o java 11 e a Eclipse IDE e só queria disponibilizar o arquivo para fazer o download.Como o programa é bem simples não viso obter lucro, seria necessário colocar no programa que fui eu que fiz ou teria que ter alguma coisa a ver com CC(Creative Commons) seria o suficiente?

Dei uma olhada em um outro post mas não entendi direito:
[javascript - Duvidas sobre licenças - Stack Overflow em Português]

No caso acima a parte " As linguagens relacionadas a Desktop não é necessariamente ter uma licença" se aplica ao meu caso?

Resumindo: quero saber se é necessário colocar algum tipo de licença junto do arquivo.jar pois não quero receber processo nem nada só porque coloquei um programa para os usuários fazerem download.

Se você não copiou de ninguem, você pode sim, desde que ponha a logo ou algo indicando o CC. Você pode por no GitHub, onde ela seria a melhor opção para evitar esse tipo de dor de cabeça

@LyonHeartIW, você já viu essas perguntas no site da oracle sobre duvidas de licença ?

https://www.java.com/pt-BR/download/help/distribution_pt-br.html

Você comentou que utilizou o java 11, achei alguma coisa sobre também no fórum da propria oracle segue o link

https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/java-gratuito

Nesse trecho ele fala um pouco sobre licença

Espero ter ajudado.

Ok irei tentar essa opção, obrigado :slight_smile:

Já tinha dado uma olhada mas não achei realmente o que eu queria saber.

Sobre o java 11, no blog que você mencionou, já da pra aliviar um pouco a minha duvida.

Obrigado pela ajuda :slight_smile:

1 curtida

@LyonHeartIW blz, se eu achar mais alguma coisa até segunda eu mando aqui.