Sobre mercado de trabalho na área de tecnologia

17 respostas
wladyband

Há um mês atrás conseguir entrar uma empresa como período de experiência passei 2 meses, falei para a empresa que tinha pouca experiência, mas segundo eles disseram que esperavam mais de mim. Hoje fui fazer uma entrevista numa empresa, e pela entrevista pareceu que a candidatura era para desenvolverdor de software, ele gostou da minha entrevista, mas a oportunidade que ele tinha era para suporte, e pelo que falei pareceu que eu tinha metas muito pre-definidas para trabalhar como desenvolvedor, e que isso para ele não seria interessante para a empresa, pois ele deseja que tenha uma continuidade a tarefa que eu iria exercer. Mas ele falou mais coisas, ele me disse que com a minha idade de 34 anos sem ter experiencia solida precisaria que eu procurar emprego com qualquer ramificação da tecnologia e que as vertentes que ele sugeriu foi na área de suporte técnico infra estrutura , e que para eu trabalhar como desenvolvedor seria imporssivel. queria que pudesse me dá uma palavra de encorajamento, eu sair de lá um pouco desanimado.

17 Respostas

wladyband

alguém tem o que dizer?

douglaskd

Não concordo com ele.

Acho que você deve fazer um curso superior, caso já tenha, então seria interessante um curso de programação.

Paralelo a isso, tem que estudar as tecnologias que são pedidas por conta própria.

Te sugiro a aprender e dominar: html, css, javascript, orientação a objetos, modelagem de banco e consultas SQL, que são essenciais.

A linguagem você decide, Java, C# etc.

Não quero te desanimar, mas o inicio é realmente bem difícil, ainda mais quando a região não ajuda.

Estagio também seria interessante.

bigodera

De onde você é?

Tem algumas empresas que tem preconceito com relação à idade sim. Gostaria de dizer que não, infelizmente é a realidade. Mas obviamente não são todas e isso não quer que é impossível. Não de ouvidos a esse tipo de pessoa.

O começo sempre é um pouco mas difícil, mas isso não impede que você corra atrás. Como o amigo de cima sugeriu, tente fazer algo para se destacar: seja um curso superior, um curso específico em alguma escola de tecnologia ou talvez uma certificação.

Outro caminho que poucas pessoas aconselham é: participe das comunidades de tecnologia, siga outros desenvolvedores no twitter, leia muito, opine, crie uma conta no Github, tente participar de algum projeto open source(isso conta DEMAIS).

Enfim, não fique parado e não deixe os outros dizerem o que você pode fazer ou não (:

A

Primeiramente, você deve fazer uma autoanálise sobre quais fatores foram prejudiciais no seu período de experiência, lógica, linguagem, Frameworks, banco de dados, entendimento do problema, velocidade de aprendizado, etc. Faça uma listagem e se avalie.
Feito isso, você poderá definir o que deve fazer em seguida, seja fazer cursos, estudar projetos, se envolver em desenvolvimento de projetos pessoais ou em grupo, etc.
O importante é ter foco, defina bem o que precisa melhorar e monte um plano de estudos/treinos para alcançar um nível satisfatório. Não fique alternando assuntos ou linguagens, por exemplo.

javaflex

Estuda pra concurso publico.

azin

Como o colega falou , infelizmente a muito preconceito com relação a idade … Eu a pouco atras estava passando pelo mesmo problema , foram varias entrevista , sempre chegava na ultima etapa , mais sempre era questionado pelo gestor , ou pela idade(27) , ou por ter trocado de area profissional, vale ressaltar maioria dessas empresas eram de pequeno porte .
Pois bem … na minha penúltima entrevista , tive uma das piores entrevista da vida… , tinha passado bem na dinâmica , na prova nao errei nenhuma , me preparei com um projeto para apresentar para o gestor , estava bem confiante … mas assim que o gestor chegou a primeira coisa que ele olhou no meu curriculo foi a idade … logo depois veio com um papo de querer alguém mais novo , para ensinar e crescer na empresa… bla bla …perguntou se tinha ja codificado algo , disse que sim , e que tinha um projeto para mostrar para ele ,ele disse que isso nao valia , queria algo implementado em um cliente , detalhe a vaga era para estagio…Depois disso ja meio que desmotivei , quando eu falei que vinha da ed fisica , vishi desandou de vez , ele deu risada bem ironica , e falou tipo assim , “Voce vai se dar bem com os caras da equipe…” notei um sacarmos , mais naquela altura e so queria ir embora , no fim para completar ele disse que idade seria um impedimento para conseguir uma vaga… detalhe , sei bem Java , maioria das especificações mais importantes (Jsf ,Jpa , Cdi, Ejb…) , mesmo assim acredito que ele nao considerou.
Pois bem , depois disso passei uma semana meio cabisbaixo , triste pra caramba , ja estava pensando em seguir outro rumo , pois desenvolvimento Java tava dificil…mais numa quarta me chamaram para uma seleção em uma multi aqui da cidade , que presta serviço para um banco , fiquei motivado novamente e la fui eu… cheguei la e constatei o obvio, a empresa e gigante mesmo , um sonho para qualquer desenvolvedor , tudo bem separado , cada setor com uma responsabilidade unica, bolsa maravilhosa , para ter noção eles pagam vale de 18.50 ao dia , para estagiário … fiquei bem empolgado , mais vi que eu era o único acima dos 25 , achei que isso fosse pesar , terminei a seleção com o RH e fui direto para entrevista com o gestor , chegando la diferente das outras o cara me perguntou sobre Java … sobre o que eu achava das especificações , como estava minha orientação a objetos , sobre se eu ja tinha visto o java 8 , se eu conhecia inversao de controle … enfim conversamo sobre Java ,… meio que obvia , mais os outros gestores se preocupavam com coisas que pouco haver tinha com o principal … se a vaga e para programador qual e o requisito mais importante ? Programação Ora…o que tem haver minha idade…
Pois bem , passei … depois de 10 meses correndo atras consegui , em uma empresa de grande porte , onde tenho tudo para crecer , esse primeiro mes foi excelente , no fim do mes agora meu chefe me deu um desafio , meu primeiro caso de uso …^^, estou super motivado , a rotina tem me matado , faculdade , estudo para certificação , ler as normas do banco, academia, namorada ^^ … mais no fim esta valendo a pena …Bem satisfeito …
Rodei muito para te falar uma coisa , … dificil eh , e para ser sincero bastante…Sempre vai ter o cara que vai querer te botar para baixo , dizer que eh impossivel , que voce nao tem idade para começar , e bla bla bla … Cara esse negocio de idade e para os fracos , todo mundo pode levantar e mudar o rumo da sua vida basta querer , estude muito , se prepare , treine todos os dias , mais cedo ou mais tarde a sua hora vai chegar , a sorte ajuda quem trabalha duro.

rmendes08

++

Y

Tenho 39 anos e ainda trabalho codificando. Tudo bem que não comecei ontem, mas eu nunca fui rejeitado pela minha idade. Talvez por ter minha data de nascimento no currículo quem tem esse tipo de visão nem me chame, o que acho ótimo.

Ler que alguém com 27 anos foi rejeitado por ter idade avançada chega a ser engraçado. Ninguém sério, nem com muito esforço, considera uma cara com essa idade velho pra qualquer tarefa.

Eu conheci alguns programadores, bons e recentemente, que entraram na área com mais de 30 e se deram bem. A primeira chance é difícil mesmo e isso você já teve e desperdiçou. A pergunta a fazer é por que eles esperavam mais de você e porque você não correspondeu. Você precisa descobrir isso.

Se você espera que essa área seja como qualquer outra, que com o tempo você pega o jeito e as coisas vão se ajeitando você está errado. Aqui você tem que ralar, suar, correr atrás, se atualizar, comprar livros, lê-los. Sempre!!! Mesmo daqui a vinte anos. Do contrário, talvez no fim das contas você vai ouvir que esperavam mais de você.

A idade é o que menos importa, eu li recentemente um estudo, pena que não consegui achar o link, sobre a relação entre tempo de experiência de um programador e a sua qualidade e produtividade. E por incrível que isso possa parecer, o tempo de experiência é um dos fatores de menor importância para isso. Programadores com dois ou três anos de experiência conseguem se equiparar a programadores com mais de 15 anos sem dificuldades. Exceto quando há pouquíssima experiência, no caso foi verificado menos de 6 meses, esse tempo todo de atividade é inútil se não for acompanhado de estudo, dedicação e atualização do profissional.

C

YvGa:
Tenho 39 anos e ainda trabalho codificando. Tudo bem que não comecei ontem, mas eu nunca fui rejeitado pela minha idade. Talvez por ter minha data de nascimento no currículo quem tem esse tipo de visão nem me chame, o que acho ótimo.

Ler que alguém com 27 anos foi rejeitado por ter idade avançada chega a ser engraçado. Ninguém sério, nem com muito esforço, considera uma cara com essa idade velho pra qualquer tarefa.

Eu conheci alguns programadores, bons e recentemente, que entraram na área com mais de 30 e se deram bem. A primeira chance é difícil mesmo e isso você já teve e desperdiçou. A pergunta a fazer é por que eles esperavam mais de você e porque você não correspondeu. Você precisa descobrir isso.

Se você espera que essa área seja como qualquer outra, que com o tempo você pega o jeito e as coisas vão se ajeitando você está errado. Aqui você tem que ralar, suar, correr atrás, se atualizar, comprar livros, lê-los. Sempre!!! Mesmo daqui a vinte anos. Do contrário, talvez no fim das contas você vai ouvir que esperavam mais de você.

A idade é o que menos importa, eu li recentemente um estudo, pena que não consegui achar o link, sobre a relação entre tempo de experiência de um programador e a sua qualidade e produtividade. E por incrível que isso possa parecer, o tempo de experiência é um dos fatores de menor importância para isso. Programadores com dois ou três anos de experiência conseguem se equiparar a programadores com mais de 15 anos sem dificuldades. Exceto quando há pouquíssima experiência, no caso foi verificado menos de 6 meses, esse tempo todo de atividade é inútil se não for acompanhado de estudo, dedicação e atualização do profissional.

O link abaixo diz que existem programadores 25x mais produtivos que outros. http://www.infoq.com/br/news/2012/09/desenvolvedores-01x

lucasvvasconcelos

Na boa Concurso Publico têm uns pagando bem legal…
É menos concorrido que qualquer outra área,se estudar bem pode passar em um desses e ser feliz :slight_smile:

rmendes08

lucasvvasconcelos:
Na boa Concurso Publico têm uns pagando bem legal…
É menos concorrido que qualquer outra área,se estudar bem pode passar em um desses e ser feliz :slight_smile:

Menos concorrido ? Na boa, até hoje nunca vi um concurso com concorrência menor que 100 candidatos/vaga, com exceção é claro para cargos ultra-especializados, como por exemplo, professor titular de teoria da computação.

lucasvvasconcelos

falo no geral,como comparar para analista no INSS … Direito,Fiscal etc rs …

A

Preconceito em relação a idade existe em todas as profissões, mas, em TI é muito mais forte e com idade nem tão avançada assim. Isso se explica devido ao fato de que programação era quase sempre a porta de entrada para a carreira de desenvolvimento, e muitos ficavam somente alguns anos na programação e seguiam carreira em outros cargos. Isso já mudou (mais ou menos), mas o preconceito ficou.
O início da carreira é quase sempre uma fase difícil, iniciar a carreira fora da idade considerada normal é mais difícil ainda. Estando nessa situação, vai exigir um esforço maior, mais dedicação, mais paciência, mais perseverança e um estado de animo mais para cima, fatores que as dificuldades que encontrar vai puxar para o sentido oposto.
O que fazer, então? Tenha consciência das dificuldades, pessoas que vão tentar desanimá-lo, etc. Mantenha a motivação e batalhe pelo seu sonho!

L

LOL.

L

YvGa:

É claro que podemos equiparar a produtividade dos dois. Basta reduzir a produtividade do mais experiente. :slight_smile:

Fora isso, ou seja, em um ambiente onde ambos são livres para buscar o maximo de eficiência, é natural que o profissional com 15 de experiência seja mais produtivo do que o que tem apenas 3.

L

A produtividade do programador pode ser influenciada numa situação real. De forma, que um programador produtivo pode ter sua eficiência prejudicada por outros membros menos produtivos da equipe.

Obviamente, programadores que são produtivos não querem que isso aconteça com eles, por isso eles veem suspeita projetos de software conduzido por grandes empresas, e tendem a rejeitar tais oportunidades. Por outro lado, programadores menos experientes sonham com a possibilidade de trabalhar em uma grande (em tamanho) equipe, porque é a oportunidade que eles tem de trabalhar com programadores mais experientes.

B

se fosse vc, estudaria pra concursos, garanto que ganhará bem mais que ficar trabalhando com TI e terá bem menos dor de cabeça.

Criado 5 de agosto de 2014
Ultima resposta 15 de ago. de 2014
Respostas 17
Participantes 12