Sobre o código fonte

8 respostas
KaosBr

Boa noite,

Li muita coisa sobre a distribuição ou não do código fonte de aplicativos escritos em Java. Tanto a propria licença GPL quanto da IDE que uso Netbeans. Ha alguns pontos que desejo a opnião dos membros do forum:

1- Netbeans: A sua licença não interfere no software produzido, uma vez que, ele é usado como ferramenta de produção e não é parte do produção.

2- VM Oracle: Mesmo com código aberto, por ser, uma plataforma não é o código propriamente dito.

3- Linguagem Java: é usada para estruturar a codificação, fazendo com que seja interpretada pelo compilador, mas não é o bytecode.

A principio entendi, que nesse projeto em especifico, não há necessidade de entrega dos fontes. Nos itens: 1, 2 e 3; Houve algum erro de interpetação da minha parte?

Obrigado pela atenção :slight_smile:

[]s

8 Respostas

S

A questão referente a entregar o código fonte esta vinculada a licensa que você adota, ou libera seu software.

Referente a você usar o código fonte de terceiros, bom, você deve seguir a licensa, se ela é gpl, todo o software resultante deverá ser gpl…

Mas e quando você usa em seus projetos ferramentas gpl para desenvolvimento? Bom, já li a faq do gpl e particularmente entendi que pode ser possível
que você use uma ferramenta gpl e tenha que abrir seu trabalho… mas isso foi entendimento meu, derrepente posso ter me enganado ao traduzir ou interpretar,
mas acontece que em geral não, são casos específicos…

KaosBr

Boa tarde,

Vou ver o faq, pois da gpl, li o termo da versão 2. Assim que ler posto aqui :slight_smile:

Obrigado.

KaosBr

Boa tarde,

[i]
Can I use GPL-covered editors such as GNU Emacs to develop non-free programs? Can I use GPL-covered tools such as GCC to compile them?

Yes, because the copyright on the editors and tools does not cover the code you write. Using them does not place any restrictions, legally, on the license you use for your code.

Some programs copy parts of themselves into the output for technical reasons?for example, Bison copies a standard parser program into its output file. In such cases, the copied text in the output is covered by the same license that covers it in the source code. Meanwhile, the part of the output which is derived from the program’s input inherits the copyright status of the input.

As it happens, Bison can also be used to develop non-free programs. This is because we decided to explicitly permit the use of the Bison standard parser program in Bison output files without restriction. We made the decision because there were other tools comparable to Bison which already permitted use for non-free programs.
[/i]

Fonte: http://www.gnu.org/licenses/old-licenses/gpl-2.0-faq.html#TOCOOPLang

Tradução ao pé da letra, executada por um programa, abaixo:

[i]
Eu posso usar os editores GPL-cobertos como GNU Emacs para desenvolver programas non-livres? Eu posso usar ferramentas GPL-cobertas como GCC os compilar?

Sim, porque o direito autorais nos editores e ferramentas não cobrem o código que você escreve. Os usando não coloca qualquer restrição, legalmente, na licença você usa para seu código.

Alguns programas copiam partes deles na produção para exemplo de reasons?for técnico, Bisão copia um parser standard programa em seu arquivo de produção. Em tais casos, o texto copiado na produção é coberto pela mesma licença que cobre isto no código de fonte. Enquanto isso, a parte da produção da qual é derivada o programa introduza herda o estado protegido por direitos autorais do introduza.

Como acontece, Bisão também pode ser usado para desenvolver programas non-livres. Isto é porque nós decidimos permitir o uso do Bisão explicitamente que parser standard programam em produção de Bisão arquiva sem restrição. Nós tomamos a decisão porque havia outras ferramentas comparável para Bisão que já permitiu uso para programas non-livres.
[/i]

Isso isenta o peso da licença da IDE no executavel, em nosso caso, na criação o bytecode. Vou ver alguma coisa sobre a JRE, depois, a respeito das API’s.

[]s

ViniGodoy

Você pode usa um editor GPL sem que o material produzido por esse editor seja também GPL.
O que você não pode é usar código GPL no meio do seu código, sem tornar o seu código também GPL. Por exemplo, se você usar uma API GPL no seu programa, seu programa deve se tornar GPL também.

O maior problema do código fonte em relação ao Java é que é muito, muito, muito fácil descompilar a aplicação e chegar aos fontes a partir do .class.
Um ofuscador pode tornar as coisas um pouco mais difíceis, mas nada comparável a dificuldade que teria se você usasse o C++, por exemplo.

C

Usar API vc pode usar, sem ser “infectado” pela GPL (vi uma vez essa idéia de que a GPL é ‘infecciosa’ e achei muito bacana =D). Se fosse assim, todo software Java seria GPL, já que muitas partes do Java são GPL.
O que vc não pode é ter código GPL dentro do seu projeto sem que o mesmo também seja GPL.
Copy-and-paste de código GPL é proibido, a não ser que o seu projeto também seja GPL.

ViniGodoy

Não, mesmo APIs compiladas você não pode usar. Só as LGPL.
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#WhySomeGPLAndNotLGPL
http://www.gnu.org/licenses/why-not-lgpl.html

Você pode usar editores e compiladores para produzir seu código. Mas não pode linkar absolutamente nada no seu programa (estática ou dinamicamente) que seja GPL, sem tornar seu código GPL também.

C

Tá certo.
Eu estava falando GPL quando estava pensando nas LGPL.
My fault.

KaosBr

Boa tarde,

Desculpem a demora, só estava fazendo coisas referentes ao projeto que pretendo ternimar, na semana que vai entrar. Usei todas as apis nativas do java, com o seguinte texto no cabeçalho:

/*
 * @(#)SimpleDateFormat.java	1.89 08/11/10 
 *
 * Copyright 2006 Sun Microsystems, Inc. All rights reserved.
 * SUN PROPRIETARY/CONFIDENTIAL. Use is subject to license terms.
 */

/*
 * (C) Copyright Taligent, Inc. 1996 - All Rights Reserved
 * (C) Copyright IBM Corp. 1996-1998 - All Rights Reserved
 *
 *   The original version of this source code and documentation is copyrighted
 * and owned by Taligent, Inc., a wholly-owned subsidiary of IBM. These
 * materials are provided under terms of a License Agreement between Taligent
 * and Sun. This technology is protected by multiple US and International
 * patents. This notice and attribution to Taligent may not be removed.
 *   Taligent is a registered trademark of Taligent, Inc.
 *
 */

Essas apis, são gpl? Não encontrei nada que julguei com credibilidade a respeito, gostaria muito, da opnião de vocês.

Obrigado.

[]s

Criado 15 de dezembro de 2010
Ultima resposta 25 de dez. de 2010
Respostas 8
Participantes 4