Boa tarde,
[i]
Can I use GPL-covered editors such as GNU Emacs to develop non-free programs? Can I use GPL-covered tools such as GCC to compile them?
Yes, because the copyright on the editors and tools does not cover the code you write. Using them does not place any restrictions, legally, on the license you use for your code.
Some programs copy parts of themselves into the output for technical reasons?for example, Bison copies a standard parser program into its output file. In such cases, the copied text in the output is covered by the same license that covers it in the source code. Meanwhile, the part of the output which is derived from the program’s input inherits the copyright status of the input.
As it happens, Bison can also be used to develop non-free programs. This is because we decided to explicitly permit the use of the Bison standard parser program in Bison output files without restriction. We made the decision because there were other tools comparable to Bison which already permitted use for non-free programs.
[/i]
Fonte: http://www.gnu.org/licenses/old-licenses/gpl-2.0-faq.html#TOCOOPLang
Tradução ao pé da letra, executada por um programa, abaixo:
[i]
Eu posso usar os editores GPL-cobertos como GNU Emacs para desenvolver programas non-livres? Eu posso usar ferramentas GPL-cobertas como GCC os compilar?
Sim, porque o direito autorais nos editores e ferramentas não cobrem o código que você escreve. Os usando não coloca qualquer restrição, legalmente, na licença você usa para seu código.
Alguns programas copiam partes deles na produção para exemplo de reasons?for técnico, Bisão copia um parser standard programa em seu arquivo de produção. Em tais casos, o texto copiado na produção é coberto pela mesma licença que cobre isto no código de fonte. Enquanto isso, a parte da produção da qual é derivada o programa introduza herda o estado protegido por direitos autorais do introduza.
Como acontece, Bisão também pode ser usado para desenvolver programas non-livres. Isto é porque nós decidimos permitir o uso do Bisão explicitamente que parser standard programam em produção de Bisão arquiva sem restrição. Nós tomamos a decisão porque havia outras ferramentas comparável para Bisão que já permitiu uso para programas non-livres.
[/i]
Isso isenta o peso da licença da IDE no executavel, em nosso caso, na criação o bytecode. Vou ver alguma coisa sobre a JRE, depois, a respeito das API’s.
[]s