Sobre o curso sistemas de informação

Olá, me desculpem caso esteja perguntando algo no lugar errado. Fiquei pesquisando bastante aqui no site mas nao achei o que eu estava procurando…
eu gostaria muito de uma ajuda, comecei a cursar agora sistemas de informaçao, e gostaria de trabalhar na area de administraçao de banco de dados (SGBD).
como essa area funciona? estou no curso certo? na minha faculdade cada professor fala uma coisa sobre as areas de atuaçao, e comparam tudo a ciencias da computaçao. estou muito confusa :frowning:
eu preciso fazer uma pós em banco de dados? existe isso? se existe, onde? será que alguem me ajuda?

obrigada!

Assim que possível especialize-se através de uma certificação em banco de dados .

Dou a mesma dica, ressaltando claro que você não precisa largar o curso.

Só pra deixar claro, o curso de SI é um curso que lhe dá uma visão mais “geral” do mercado de Sistemas. Você programa, mas menos do que em CC, você aprenderá banco de dados, mas menos do que em CC, verá Redes, mas menos do que em CC.

Mas também verá um pouco de cursos mais gerenciais como contabilidade, administração, direito (todas introduções somente) e um bastante de Engenharia de Software (a do Pressman :D). A menos que tenha mudado alguma coisa de 2005 (ano em que me formei) pra cá, é isso.

Ciência da computação é mais voltado para a área técnica, e não somente fazer, saber porque está fazendo, tanto que matérias que envolvam matemática são bem mais pesadas em CC do que em SI.

Eu fiz SI na época esperando CC, mas confesso que acabei gostando do curso, que deu uma boa visão do mercado de Sistemas.

Enfim… A dica do amigo é bem válida e eu indico Oracle ou Postgre pra começar (mas essa é só MINHA indicação, não necessariamente são “os melhores” BDs que existem, apesar de eu achar. :smiley: Claro que analisando vários cenários e fatores.)

Bom, basicamente, a minha dica é a mesma que a dos colegas acima. Continue aproveitando o seu curso de SI, aprenda muito bem SQL, modelagem relacional e entidade-relacionamento. Não deixe a programação de lado, pelo menos a programação procedural (if, for, while, etc.) pois é muito comum DBA’s escreverem scripts em PL/SQL ou Transact-SQL (uma mistura de SQL com linguagem procedural). Você precisa saber pelo menos o básico de TCP/IP também, pois dificilmente você administrará um banco de dados que não esteja acessível por rede.

De resto, o caminho é certificar-se em algum banco de mercado mesmo. Além do Oracle, vale a pena ficar de olha no Microsoft SQL Server. Para ser franco, eu até acho que certificar-se com SQL Server é mais negócio. É comum que as tecnologias MS sofram algum preconceito por parte de estudantes e acabam ficando de lado. O resultado é que acaba faltando profissionais especializados nessas plataformas.

No seu lugar, eu baixaria agora mesmo a versão Express e começaria a brincar com ela:

http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=29062

Mas não deixe de experimentar outros produtos. Baixe, instale, brinque um pouco com cada um deles e veja com qual você se identifica mais. Depois e estudar e correr atrás de uma certificação.

[quote=rmendes08]…É comum que as tecnologias MS sofram algum preconceito por parte de estudantes e acabam ficando de lado. O resultado é que acaba faltando profissionais especializados nessas plataformas.
[/quote]

Isso é fato. Há um tempo atrás estávamos precisando de profissionais MS SQL e tivemos que trazer profissionais Oracle e de outros bancos mesmo.

Acabou que deu certo, pois o cliente migrará em breve pra Oracle.

O SQL Server tbm é uma excelente ferramenta de banco, assim como é o .NET para Desenvolvimento.

Abs []

O meu conselho é não se restrinja, evite especializar-se cedo demais. Aproveite bem o curso, em todas as áreas.
Como tem uma preferência, aprofunde os estudos em estrutura de dados, recuperação de informações, algoritmos de busca e pesquisa, modelagem, scripts, SQL, noSQL, criptografia, etc.

Bons estudos!

Acho que é um pouco cedo para pensar nisso, a não ser que haja uma certeza muito grande dessa inclinação para a área. Além disso, focar agora pode prejudicar o restante do curso. Vai acabar começando a matéria já com a ideia falsa de “ah, isso será pouco útil porque não está na área que quero me especializar…” ou coisa do tipo.

Tem isso também. É um perigo ignorar algumas matérias do curso, classificando-as como “inúteis” porque quer se especializar em Banco.

Como o amigo disse, não caia nessa e curta o curso inteiro, pois você pode se achar depois em outra área.

Abs []

Obrigada meninos! Realmente foram bons conselhos, ainda tenho o curso inteiro pela frente, pode ser ate que mude de ideia né? E responderam minhas duvidas também, caso eu vá fazer isso mesmo já fico mais tranquila de saber por onde ir! Obrigada mesmo!