Sobre otimização de páginas (JS, CSS, imagens...etc)

4 respostas
alias

Olá amigos do fórum.

Estou trabalhando na otimização das paginas de um projeto feito com JSF e Richfaces. Alias, realmente, que trampo otimizar sites que usam essas tecnologias…o JSF 1.2 faz uma tremenda confusão pra trazer os css, js, sem falar nos que o Richfaces poe no meio da página… :lol:

Enfim, estou seguindo as dicas desse excelente post (http://blog.caelum.com.br/top-7-praticas-para-um-site-otimizado/) e por enquanto consegui nota 90 no Page Speed… tá saindo a coisa. Mas alguns itens do post me deixaram confuso:

. o Sergio comenta sobre juntar varios arquivos css e js em um só, em tempo de build. Alguem sabe fazer isso pelo Maven?

. uma coisa que o Page Speed adverte é que há coisas no arquivo CSS que não estão sendo usadas, se eu montasse um super.css (como foi o que entendi do item acima) não cairia nesse problema tambem?

. sobre o cache do browser: supondo um arquivo xpto.jpg carregado com um Expires de X dias. Se o arquivo for alterado ANTES desse tempo de expiração, o mesmo será baixado pelo browser?

Obrigado!

4 Respostas

alias

Up descaradamente…

Jair_Rillo_Junior

Não posso te responder todas as dúvidas, mas em relação a juntar os arquivos .css e .js pelo Maven, isso não dá. Porém você pode criar um script ANT que faça isso e no goal de build do MAVEN, você executa esse script ANT.

alias

Legal, Jair, obrigado pela ajuda. Após a sua luz dei uma vasculhada e achei esse post (http://www.milfont.org/tech/2008/12/16/minificacao-de-javascript-com-ant-task/), explicando como fazer a minificação via Ant. Legal!

Embora essa tecnica ainda me cause estranheza, em função do que relatei depois…pois no caso do arquivo CSS podem haver instruções que não serão usadas em determinada pagina, penso que o Page Speed vai reclamar…mas, bom, suponho que seja melhor que fazer n request para n arquivos.

alias

Mais uma tentativa… :lol:

Criado 7 de novembro de 2011
Ultima resposta 9 de nov. de 2011
Respostas 4
Participantes 2