Tenho um HD de 160 GB. Ele estava dividido da seguinte forma:
10 GB para o Windows XP;
100 GB para uma partição NTFS utilizada pelo Windows XP;
50 GB para o Ubuntu (com 40 GB para o /home, 1GB para o swap e 9 GB para o root, aproximadamente).
Quero formatar o computador, pois preciso destinar mais espaço aos 10 GB utilizados pelo Windows XP. Iniciei o computador com meu CD do Windows XP e excluí as partições 1) e 3). Eu esperava que o instalador do Windows fosse mesclar todo o espaço não particionado, mas o que ocorre é que tenho duas porções de espaço não particionado que não se misturam!
O instalador do Windows XP não consegue agrupar os espaços não particionados porque eles não estão fisicamente adjacentes:
--------------------------------
1 |xxxxx 2 xxxxxx| 3
--------------------------------
Onde:
1 - espaço de 10 GB não particionado;
2 - dados;
3 - espaço de 50 GB não particionado.
O plano é mover a partição com dados de forma a tornar os espaços não particionados adjacentes.
Tentei usar o PartitionLogic ( link acima ), mas a funcionalidade de mover os dados não funcionou.
Vou testar com o GParted agora.
Nesse momento o GParted tá fazendo isso. Ele tá transferindo a partição com dados para o final do disco ( o processo todo vai durar aproximadamente uma hora ).
Caso não dê certo, eu testarei o programa que você sugeriu.
Agora não entendi mais nada. Com 100 Gb cabem em 50 Gb?
De qualquer forma eu não teria coragem de fazer isto sem um backup. Um HD de 160Gb aqui em SP na Sta Ifigênia não está muito caro e você ainda pode comprar aquelas caixinhas que ligam pela USB (tenho 2, uma pra notebook e outra para HD normal)
Não sei hehehe, mas ele tá fazendo lá… Faltam 15 minutos.
Mas, corrigindo: os 100 GB que falei antes, na verdade, são 84.95 GB :oops:
Não esquenta, na verdade meu computador tem dois HDs: um IDE e outro SATA (também de 160 GB). Fiz backup no outro HD dos dados mais importantes antes de começar a formatar.
[/quote]
Se a ordem está correta, o que ele está fazendo é deslocando a partição em 50GB para o “lado”, e não tentando engavetar nos 50GB livres. Vai passar disso:
[/quote]
Se a ordem está correta, o que ele está fazendo é deslocando a partição em 50GB para o “lado”, e não tentando engavetar nos 50GB livres. Vai passar disso: