Sobre persistence

nao sei se estou enviando essa pergunta ao lugar correto, mas para que eh utilizado a camada de persistencia (o persistence)?

Imagine que você precisa criar um sistema para o Manoel da padaria.
Ele tem uma carteira com 150 clientes fixos.
Para saber onde e que horas entregar os pães, o Manoel deseja que o sistema mantenha as informações dos clientes fixos.
Agora, imagine que o Manoel é uma pessoa com consciência ambiental e meio mão de vaca, ou seja, todas as noites ele desliga todos os equipamentos das tomadas elétricas.
Como sabemos, a memória ram é uma memória volátil. Assim sendo, não tenho como recuperar o que havia nela após um desligamento.
É aí que entra a persistência. Ela é o que ajuda a manter os dados dos 150 clientes mesmo que haja desligamento do equipamento.

A resposta foi muito boa, obrigado

[quote=drsmachado]Imagine que você precisa criar um sistema para o Manoel da padaria.
Ele tem uma carteira com 150 clientes fixos.
Para saber onde e que horas entregar os pães, o Manoel deseja que o sistema mantenha as informações dos clientes fixos.
Agora, imagine que o Manoel é uma pessoa com consciência ambiental e meio mão de vaca, ou seja, todas as noites ele desliga todos os equipamentos das tomadas elétricas.
Como sabemos, a memória ram é uma memória volátil. Assim sendo, não tenho como recuperar o que havia nela após um desligamento.
É aí que entra a persistência. Ela é o que ajuda a manter os dados dos 150 clientes mesmo que haja desligamento do equipamento.[/quote]

Apenas complementando, persistência é a forma como chamamos as ações de gravar, ler, atualizar e excluir dados que são produzidos ou utilizados pelo sistema.
Essas ações podem ser feitas de várias formas, de um simples (nem tanto) swap ou serialização ao uso de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs).