Boa tarde a todos,
Pessoal alguém poderia me ajudar se possível. Desde já agradeço.
Ultimamente tenho estado interessado em publicar alguns conteúdos que acho que daria bons artigos(me refiro a artigos acadêmicos), pesquisei um pouco na internet, mas vi que a maioria pede que para publicar os artigos e necessário ser mestre ou doutor, muitas vezes apenas doutores podem publicar artigo, porém eu sou apenas um graduando. Alguém tem experiencia com algo do tipo conhece algumas dessas revista que publica artigos de graduandos.
Pelo que pesquisei na internet tem o Qualis que e responsável por avaliar esses veículos de publicações através de uma plataforma chamada sucupira. Percebi também que algumas desses veículos cobra valores para realizar a publicação algo que não sei se e muito honesto.
Pelo que vi minha faculdade não tem muito apoio a essa questão e também agora estamos já com as aulas encerradas. Por isso se alguém puder ajudar agradeço.
Você está em que ano?
O ideal seria procurar os professores da sua faculdade (de preferência os que tem algo publicado) e ter a orientação deles. Veja também os programas de iniciação científica daí (se houverem). Se eles são de pouca ajuda nisso, procure professores de outras instituições (talvez alguma universidade pública estadual ou federal próxima a você).
Não manjo muito dos detalhes, mas já tive um artigo publicado logo após concluir a graduação, por conta do meu TCC (uma aplicação de grafos). Obviamente, publicações diferentes podem ter critérios de aceite diferentes, por isso a orientação de pessoas mais interadas é importante.
E não pode esperar até o ano que vem e ir conversando com seus professores enquanto isso? Pois não vejo motivo para a pressa em publicar.
Abraço.
Cara um artigo acadêmico em geral é revisado por pares. Então tem um custo, que pode ser coberto pelo custo da revista em si.
Se vc não tem um professor te orientando no seu primeiro artigo, tem algo errado ai.
Vc ja escreveu esse artigo? Ja mostrou pra outras pessoas? É artigo inedito ou uma revisão de artigos?