Sobre sons, música e imagens no aplicativo - direitos autorais

So para saber mais sobre direito autoral.

No caso, se eu for colocar imagem , sons ou músicas no aplicativo ou jogo. eu tenho que contratar alguém para fazer eles … quais profissinais? É muito caro? Se eu contratar, eu tenho que pedir um papel por escrito, ele passando o direito autoral para mim?
Existe sites que disponibilizam sons imagens ou músicas sem direitos autorais para colocar nos aplicativos ou jogos?
Se tiver postem o link.

Você pode contratar um sonoplasta, que geralmente é caro (mas compensa). Se você contratar, durante o contrato tem os termos de uso para os sons, sendo permitido ficar na sua aplicação.

Alternativa: Procure pelas coisas sem copyright.
G-it!

1 curtida

Se você está falando de músicas de artistas conhecidos, você geralmente precisa obter uma licença de uso para a obra, através da representação do artista (gravadora ou agente). A não ser que o contrato especifique claramente, os direitos autorais da obra permanecem com o artista, e o que você recebe é uma licença de uso da obra para um determinado fim (ex: 1 jogo chamado x). Essa licença geralmente não é extensível fora o que for acordado (ou seja, se a licença é para um jogo, você não pode usar para um filme, por exemplo) e não costuma ser barato. Eu não recomendo essa opção a não ser que você precise exatamente de uma determinada música e tenha uma boa grana sobrando.

Você também pode contratar alguém para produzir algo para você, como citado pelo FearX, e pode ter um contrato que especifique que os direitos do que for produzido são seus, o que te permite usar o mesmo som em vários projetos. É uma alternativa mais viável se, por exemplo, você precisa de uma música dentro de um determinado tema (ex: baião), mas não precisa que seja uma música específica (ex: Baião, do Luiz Gonzaga). O preço pode variar, dependendo da demanda, estilo, duração, etc.

Se você está só experimentando e não tem muita grana (como muita gente), o ideal mesmo é pegar sons gratuitos por aí e usá-los. Note, porém, que o fato de eles serem gratuitos não significa que pode usá-los de qualquer jeito. Boa parte requer ao menos atribuição (ex: o nome da faixa e do compositor/banda nos créditos do jogo), enquanto outros proíbem uso comercial, então fique atento à isso. Vários sites oferecem sons variados, como o OpenGameArt.Org e FreeSound.Org.

Algumas listas e fontes:

Abraço.

1 curtida

@TerraSkilll
No caso se for CC-BY 3.0
Eu posso usar ela, mas eu tenho que colocar um botão créditos aí nele eu coloco son e o nome do autor
? …
Seria como. so o son e o nome do autor?

Se for um som (efeito sonoro), basta dizer o nome, o autor e a licença. Pra facilitar, você pode criar um txt com todos as atribuições, e carregar esse txt na sua lista de créditos. Algo como:

EFEITOS SONOROS:

"zunido.mp3" por "fazedor de sons", licenciado pela CC-BY-3.0
"barulho_de_seta.ogg" por "game sounds", licenciado pela CC-BY-3.0

Abraço.