Galera
Há muito que tenho uma dúvida, no estudo de java é essencial aprender a maioria dos comandos e sintaxes da classe swing ou awt? Ou esse tipo de coisa hoje costuma ser feito através de IDE’S? fico na dúvida sobre o quanto tenho que estudar sobre isto… 
Aprenda Swing,
e não entendi a segunda parte da duvida, mas o interessante é vc aprender manual como fazer, e depois usar IDEs
Então felagund… eu estudava java quando ele estava na versão 5. alguma coisa que eu não lembro… e agora tem um tal de javafx que estou procurando saber mais e ainda não entendi se pode ser usado em aplicações desktop ou é só via web mesmo… logo a minha dúvida é também se existem coisas novas em java a respeito de GUI’s ou ainda tudo gira em torno do swing mesmo…
Bom dia a todos.
A meu ver voce deve estudar as duas.
A diferença entre as duas APIs é que, apesar da Swing ser compátivel com AWT, a Swing procura desenhar e redenrizar as interfaces gráficas por conta própria, enquanto que outras APIs como a AWT delega esta responsabilidade ao Sistema Operacional. Com isto, a Swing requer mais performance de processamento, deixando a aplicação um pouco mais pesada, contudo, a Swing, por ter gráficos mais renderizados, possui uma estética de layout mais agradável.
Por esta razão acima exposta, e recomendo também estudar a AWT, começando por esta, só assim voce terá uma idéia mais ampla de como todas as interfaces gráficas do Java trabalha, e quando passar para a Swing, terá mais noção de como elas funcionam.
Eu descordo do amigo acima, o AWT já esta obsoleto, e é dificilmente utilizado.
Já o JavaFX eu não levo fé 
Olá Magocebolinha.
Java FX é um script de uma linguagem de que faz parte da plataforma Java. O domínio da plataforma engloba o desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Application) para desktops e dispositivos móveis. A plataforma JavaFX visa interagir com aplicações desenvolvidas com imagens em movimento e similares, competindo diretamente com outras opções para RIAs como Adobe Flex, Adobe Flash player e Microsoft Silverlight. JavaFX Script está sob a licença GNU General Public License , através do projeto OpenJFX patrocinado pela Sun.
Entendi discorpio… mas é complicado achar material na web para aprender mais sobre javafx né? acho somente algum conceito básico mas nada de muito explicativo. :shock:
Olá, sou eu de novo.
Já eu concordo em parte com o nosso amigo Felagund.
Realmente o AWT já está obsoleto, assim como o DOS já está obsoleto, a linguagem C, o Pascal, o Basic e etc. Contudo podemos observar que o DOS, apesar de o chamarem de linguagem, o que não é, é sim um sistema Operacional, está presente no Windows quando invocamos o Prompt do DOS através do comando “CMD”, e tantas outras linguagens citadas acima, estão presentes no Java ©, no Delphi (Object Pascal) e VB (Basic) e Visual Studio (Basic). Dai a importância de voce ter, nem que seja mínima, o conhecimento das mesmas.
Contudo, devo chamar a atenção com relação as APIs AWT e Swing, é interessante quando voce trabalha com aplicações desktops. Já com aplicações Web, voce deve estudar o Frameworks Java Server Faces, que é um API para páginas de internet.
ah sim… interfaces para aplicativos web era outra duvida que eu tinha… bom achei algo na internet interessante a respeito do javafx… se alguém quiser saber mais sobre é só clicar http://www.slideshare.net/danielfc/javafx-guia-prtico-presentation
Olá Magocebolinha.
Talvez isto se deve ao fato de poucos desenvolvedores se aplicarem mais na parte estética de layout de suas aplicações.
Muitos desenvolvedores, especialmente aqueles que tem prazo para entregarem seu produto, se preocupa mais com o organograma de lógica de desenvolvimento da sua aplicação, e quase não tem tempo para se dedicar, digamos assim, o que chamamos aqui na empresa, de [color=blue]“Perfumaria visual”[/color]. Esta parte cabe mais com quem é Web Designer, como o próprio nome já diz traduzindo para o portugues “Desenhista da Web”.
Foi por esta razão que o Delphi nasceu em 1995 com o codinome de [color=blue]“RAD - Rapid Application Development” (Desenvolvimento de Aplicações Rápidas)[/color], isto é, com a montagem de formulários através de arrasto de componentes, facilitando assim, somente voce escrever o código de interação por traz da ferramenta que já pré escrevia o código da montagem da interface gráfica, através do sua montagem.
Particularmente o Java já acompanha essa idéia, com a palheta de componentes AWT e Swing para desktops, e agora a palheta Java Server Faces para Web