Sobre valor/hora

Desde já agradeço a atenção de todos…

minha dúvida é bem simples para muitos que se depararem com este tópico:

1º - Qual a diferença entre: Júnior, Pleno, e Senior no que tange à conhecimentos na linguagem Java (JSP, EJB e demais tech’s e frameworks envolvidos)

2º - O que atualmente o mercado utiliza mais em questão de base de dados (MySql, PostGree, entre outras), haja visto que PostGre fornece um sistema “meio parecido” com oracle PL\SQL, porém desconheço a fundo recursos do MySql.

3º - Quanto ganha um profissional por hora com fundamentalização de conceitos:
Java
Servlet
JPA

quando se aventura à trabalhar para web…

Desculpem-me se não pude expressar-me com clareza
Abraços

Pesquisa no fórum que tem muitos tópicos sobre o assunto!


Obrigado a todos que contribuíram, realmente estou no 5º período e ja programei muito em java, infelizmente apenas micro-projetos que foram solicitados, nunca realmente “cheguei” em uma equipe de desenvolvimento…

Não faço idéia do que seria trabalhar em grupo haja visto que tudo que eu fiz foi só e “na unha”, sempre tentei não pegar códigos prontos e etc para adquirir uma boa noção da API java.

Infelizmente um curso superior não nos prepara para o que o mercado realmente precisa e tenho um pouco de receio por pesquisar oportunidades e ver que a maioria delas “cobra” experiência antecipada e também em alguns ambientes de framework (JBoss, Hibernate, etc) cujos quais tenho noções mas não posso ter segurança em afirmar que “sei” a coisa.

Tenho facilidades com a linguagem e com inglês porém é complicado conseguir uma “porta” de entrada para adquirir uma experiência mais amadurecida…

Então estou entre algumas opções, tentar descolar uma “bocada” como trainee, ou estudar sozinho e começar a desenvolver mecanismos web-jsp e tentar ralar como free-lance até conseguir um certo embasamento para entrar no mercado.

Tenho boas noções de BD em geral, JPA, Hibernate, DER: porém tudo muito conceitual, ou seja, estudei isso, apliquei pouco no escopo universitário, não tive grandes oportunidades de lidar com algo no mercado nesse sentido

Muito agradecido pelo suporte

3º - Quanto ganha um profissional por hora com fundamentalização de conceitos:

Como PJ em média R$ 35 - R$ 60 em SP.

Obrigado, tua resposta foi a mais elucidativa

[quote=deusdara]3º - Quanto ganha um profissional por hora com fundamentalização de conceitos:

Como PJ em média R$ 35 - R$ 60 em SP.[/quote]

Eu chutaria uns 20-25 no máximo do máximo

:evil: …putz, só falta vc me dizer que é empregador… (rsrsrs)

pra te ser bem sincero, eu ainda acho que é muito =/

para alguém que NUNCA trabalhou na área querer um salário de 35/hora chega a ser meio fora da realidade

é difícil mesmo conseguir um bom valor hora com pouca ou nenhuma experiencia

se eu fosse você, tentaria pegar esse trabalho de trainee para adquirir uma experiência e quem sabe crescer na empresa ou poder ter mais chances de pegar novos trampos :slight_smile:

tem só uma questão meio estranha…

acima um colega nos citou que talvez eu teria perfil de estagiário, não vou discordar, porém existe um paradoxo enorme nesta afirmação…

Aqui (Goiânia-GO), paga-se extremamente mal um estagiário, por volta de 600,00 a 800,00 reais mensais (quando remunerado…), haja visto que muitos necessitam das horas de estágio como créditos universitários e a grande maioria das empresas os emprega sem remuneração…

Trainees, ja não sei ao certo a diferença de valores, mas ja tive oportunidades de especular estágios…

Eu particularmente falando tenho uma facilidade muito grande na linguagem Java e comparando à colegas de sala, acho que relativamente o nível dos caras de 5º a 8º período de faculdade é muito abaixo do que talvez seja esperado pelas empresas…

Não estou me sobressaindo, muito pelo contrário
Programei em C durante muitos anos, tenho vastos conhecimentos na área técnica relativo a hardware e redes, e arranho em Delphi e python…
Leio e falo inglês fluente.

Não exaltando d+, porém sinto que meus próximos estão um tanto quanto aquém do que deveriam estar do mercado que vcs citaram, haja visto que em uma matéria de LPIII, cujo assunto é programação web, o conteúdo ministrado no início é html e css para introdução ao JSP, JSF e muitos de vcs morreriam de raiva de ver o desempenho geral da turma (quando digo geral, é geral mesmo) salvo 5%, que ja trabalham ou trabalharam na área…

Então penso eu: será hipocrisia dos empregadores/empresários? Muitos dizem que existem enormes déficits de profissionais Java no mercado… mas se hoje, eu tivesse a necessidade de empregar (vejam, apenas deduzindo) juro que de uma sala de 50 alunos talvez 2 ou no máximo 1 seria apto para ser contratado…

Baseado na lei da oferta e procura, como pode, um profissional autodidata, dedicado e envolvido e vindo com habilidades e conhecimentos em outras áreas, ser tão mal pago pelo mercado?

Realmente concordo que talvez meu perfil seria o de estagiário, mas juro pra vcs que com menos de R$1200,00 reais mensais eu não pago nem meu papel higiênico, a não ser que eu volte pro padrão de vida que eu levava a 7 anos atrás…
Salientando também que trabalho na área de infra há alguns bons anos e gostaria de migrar para área de programação…

Obrigado pela atenção e corrijam-me se falei alguma besteira

[quote=Leozin]pra te ser bem sincero, eu ainda acho que é muito =/

para alguém que NUNCA trabalhou na área querer um salário de 35/hora chega a ser meio fora da realidade

é difícil mesmo conseguir um bom valor hora com pouca ou nenhuma experiencia

se eu fosse você, tentaria pegar esse trabalho de trainee para adquirir uma experiência e quem sabe crescer na empresa ou poder ter mais chances de pegar novos trampos :)[/quote]

Existem condições alheias a isso caro colega…

como despesas, filhos e outras obrigações nas quais se faz a grande necessidade de continuar num determinado padrão para não desandar o bolo, se é que me entende

Mas aceito tua posição e pensarei em tudo isso que me foi explanado

Só para esclarecer, meus interesses pela linguagem java não caminharam junto com minha vida profissional e acadêmica, estou no 5º período mas não comecei meus estudos com a mesma regularidade de muitos que aqui talvez…

:lol:

Que isto talvez possa servir de lição?!?! para os novo que não querem estudar cedo

Desculpem-me pela sinceridade

Um comentário sobre isso: acho que esses fatores não entram na conta de quanto será seu salário.

Você como profissional tem que valer o salário que você precisa, não seu empregador te dar um salário melhor só porque você precisa.

A maior dificuldade de mudar de área é justamente essa diferença de salários (que geralmente cai).

Você pode tentar procurar uma vaga que necessite de todas suas qualidades ( inglês, conhecimento em infra) e ainda precise desenvolver.
Seria sua melhor chance de conseguir um ótimo salário.

Do contrário, entre pagar alguém com um ótimo currículo cheio de habilidades que não vão ser utilizadas e pegar um estagiário que cobra barato (por não ter que manter padrão de vida), advinha quem o empregador vai escolher?

[quote=eduardo.exs]
Realmente concordo que talvez meu perfil seria o de estagiário, mas juro pra vcs que com menos de R$1200,00 reais mensais eu não pago nem meu papel higiênico, a não ser que eu volte pro padrão de vida que eu levava a 7 anos atrás…[/quote]

Você está certo, isso não dá nem para papel higiênico, mas o fato é que, ninguém começa ganhando bem.

O teu conhecimento é praticamente nulo se ele não agregar o que a empresa precisa. Você pode ter 10 anos de infra, mas se você vai trabalhar como programador, do que adianta? Eu quero um programador Java, não um cara que cria tabelas de IP, inicialize um MySQL ou faça cabeamentos.

Infelizmente, o caminho ideal é começar sendo trainee, estagiário etc até poder adquirir experiência necessária para poder encarar salários e desafios maiores. Como falei, é difícil querer altos salários com pouca ou nenhuma experiência. Você pelo menos tem uma ou duas certificações?

Eu tive a sorte que ter acordado para “o que seria o futuro” bem cedo, ou seja, estudar Java. Comecei ganhando 200 reais como estagiário e depois uma grande empresa de software da minha ex-cidade estava contratando, falei que trabalharia de graça pra eles. Óbvio que na época eu morava com os meus pais, mas 1 ano foi o suficiente para eu tirar duas certificações, me mudar e aumentar muito o salário.

Ninguém está duvidando da sua capacidade intelectual de aprender ou do que já sabes. Entretanto, tenha um pouco de humildade e para perceber que, pra grande maioria das pessoas, os caminhos são sofridos no inicio, mas tem as suas recompensas.

Abraço e boa sorte

se eu ganhar 18 por hr como PJ, mas sendo JR está bom para um bom começo?

Se os próprios profissionais estão jogando seus salários para baixo o que esperar do patronal?

[quote=Leozin][quote=eduardo.exs]
Ninguém está duvidando da sua capacidade intelectual de aprender ou do que já sabes. Entretanto, tenha um pouco de humildade e para perceber que, pra grande maioria das pessoas, os caminhos são sofridos no inicio, mas tem as suas recompensas.

Abraço e boa sorte[/quote]

Concordo plenamente, não estou deixando de ser humilde, apenas me queixando que essa “missão” de começar do zero é impossível pra algumas pessoas (Meu caso), existem coisas na vida que acabam sendo prioridades (Alimentar pessoas por exemplo, Pagar aluguel etc…)

Mas acredito que com um pouco de estudo, oportunidade e sorte eu consiga começar a trabalhar com a linguagem remuneradamente

Grato pela dica

Vou somente dar a minha humilde opiniao; Acho que um profissional junior deveria ter bem endendidos conceitos de OO, programacao e etc; quem sabe tambem ter conhecimento em
Java, nao so a linguaguem em si (sintaxe e etc) mas tambem pelo menos conhecimento de Servlets, JSP, JDBC e coisas como essa. (e no que tange a WEB, se o individuo pretenda trabalhar com desenvolvimento WEB (HTML, Javasript, CSS))

Um pleno no meu entendimento ja deve ter todo o conhecimento acima e mais, como EJB`s, JMS, JPA e uma duzia de frameworks. Ja deve ser capaz de argumentar para embasar as suas escolhas e solucoes.

Um Senior, deveria ser uma pessoa capaz de criar uma aplicacao inteiramente do chao (partindo do nada) e deve ser um cara com grande fluencia na
plataforma (o cara deve comer java e arrotar um EJB).

PS: E mesmo assim saber somente java (e duas dezenas de frameworks), nao e grande coisa. Provavelmente um cara que saiba somente isso, nunca passara
de um bom pleno. E preciso ter forte embasamento teorico, com o tempo deve tornar-se tambem um bom analista de requisitos, negocio, ser capaz de
"desenhar" um modelo de dados (DER e etc), deve conhecer analise de sistemas (utilizando OO, UML e etc). Ter conhecimento e experiencia em todo
ciclo de vida de software, desde o planejamento, desenho da solucao, desenvolvimento, testes, implantacao, suporte e etc.

O mercado em geral utiliza de tudo (MySql, Postgree, SQL Server), mas principalmente DB2 e Oracle.

Nao entendi direito o que vc quer dizer com “fundamentalização de conceitos”, vou responder pensando em uma pessoa que tem somente conhecimento
nesses itens; talvez nem consiga um emprego, quem sabe um estagio apenas. Ja quanto se paga para um estagiario, varia muito, de uma cidade para outra e etc.

PS: Geralmente os estagiarios ja vem com esses conceitos, e como geralmente estao a partir do 5 periodo de uma faculdade de 4 anos, tem nocoes de
banco de dados, analise de sistemas, estrutura de dados, logica e etc.