Sobre Visual

Olá. Para se construir sistemas completos em Java como ERP, CRM e Gestão em Geral, seria conveniente trabalhar visualmente com Drag-And-Drop ou não? Vocês trabalham visualmente? Qual a melhor IDE para isso? As empresas em que trabalham, usam visualmente ou elas deixam vocês escolherem?

Obrigado.

?

Quer desenvolvimento RAD em Java? e-Gen

Sim, ok… Esse eGen é bom mesmo então? Mas tipo, ele não supera as IDEs Eclipse ou JDev, ou essas não são RADs? Vocês usam RAD pra Java?

Tanks.

[quote=aprend_silva]Sim, ok… Esse eGen é bom mesmo então? Mas tipo, ele não supera as IDEs Eclipse ou JDev, ou essas não são RADs? Vocês usam RAD pra Java?

Tanks.[/quote]

Nops, o Eclipse não é RAD e o JDeveloper pode ser RAD se o banco for Oracle e você tiver acesso a todos os “bonus” como as bibliotecas ADF.

O e-Gen é uma ferramenta RAD para o desenvolvimento de aplicações orientadas a dados em Java, ele não é uma IDE.

Ele pode funcionar como o Delphi, só que para Java?

Ele cria aplicações ou só applets?

Mas como eu executo esse eGen? É através do arquivo .war? O que é .war?

Veja os tutoriais:

http://www.egen.com.br/pt_br/tutorial.html

Ixi… mas tá tudo em inglês. Não tem um português. Ou você poderia me explicar rapidinho como eu instalo e abro ele e o resto eu me viro.

O Eclipse nao eh RAD porque nao eh nem uma IDE, eh um container de plugins. Com os plugins certos, voce pdoe ter uma IDE RAD no Eclipse.

Para o problema do ingles, www.freetranslation.com ou o Google ajudam bastante, voce tambem pode ivnestir num dicionariozinho daqueles que traduzem o que esta na tela.

Se voce quer fazer mais que interface em RAD, as ferramentas atuais em java e em outras linguagens nao permitem um trabalho de qualidade como se esperaria de um ERP, entretanto eles sao usados. Cabe a voce medir se vale a pena gastar mais em manutençao do que desenvolvendo o sistema.

Ah, e certifique-se de entender e implementar corretamente o conceito de ERP :wink:

Nao falo diretamente para voce (nem te conheço para saber), mas ultimamente eu estou vendo a galerinha que vendia “Sistemas Integrados” fazendo um

nomeDoNovoSistema = "Blablabla Sistema Comercial Integrado".replaceAll("Sistema Comercial Integrado", "ERP");

[quote=pcalcado]O Eclipse nao eh RAD porque nao eh nem uma IDE, eh um container de plugins. Com os plugins certos, voce pdoe ter uma IDE RAD no Eclipse.

Para o problema do ingles, www.freetranslation.com ou o Google ajudam bastante, voce tambem pode ivnestir num dicionariozinho daqueles que traduzem o que esta na tela.

Se voce quer fazer mais que interface em RAD, as ferramentas atuais em java e em outras linguagens nao permitem um trabalho de qualidade como se esperaria de um ERP, entretanto eles sao usados. Cabe a voce medir se vale a pena gastar mais em manutençao do que desenvolvendo o sistema.

Ah, e certifique-se de entender e implementar corretamente o conceito de ERP :wink:

Nao falo diretamente para voce (nem te conheço para saber), mas ultimamente eu estou vendo a galerinha que vendia “Sistemas Integrados” fazendo um

nomeDoNovoSistema = "Blablabla Sistema Comercial Integrado".replaceAll("Sistema Comercial Integrado", "ERP"); [/quote]

Ah, então que bom cara. Será que você poderia me dar os nomes dos plug-ins certos pra transformar meu Eclipse em uma IDE RAD.

Mas, sobre o que você disse, não entendi muito bem, mas você quer dizer que [a empresa] deva construir um sistema de ERP completo com funcionários trabalhando somente no código puro? Sem RAD? Isso não atrapalharia o rendimento? As empresas fazem isso?

Sobre a galerinha, hehehe. Não não cara, eu perguntei mesmo sobre ERP só pra saber se as empresas tem um método RAD para os desenvolvedores trabalharem com mais produtividade e com mais rapidez. Hehehe, e também eu não posso ser dessa tal galerinha, porque eu estou começando, gatinhando mesmo em Java, acabei de comprar o livros dos Deitel. Então não pode ser eu, além disso, não creio que alguém sozinho consiga fazer um ERP de sucesso, eheheehe. Eu apenas quis dizer na pergunta inicial, como uma empresa… e tal.

Sabe porque estou meio apavorado com esse negócio de RAD, é porque eu vim do Delphi e lá é um ambiente produtivo com RAD entende.

[quote=aprend_silva]
Mas, sobre o que você disse, não entendi muito bem, mas você quer dizer que [a empresa] deva construir um sistema de ERP completo com funcionários trabalhando somente no código puro? Sem RAD? Isso não atrapalharia o rendimento? As empresas fazem isso?

Sabe porque estou meio apavorado com esse negócio de RAD, é porque eu vim do Delphi e lá é um ambiente produtivo com RAD entende.[/quote]

Ó, é o seguinte, se o seu sistema é só entrar e sair do banco de dados, não faz nada além disso, uma ferramenta RAD pode ser bem mais rápida do que fazer código “no braço”. Se ele tiver muita lógica de negócios fora do banco, é melhor fazer no braço mesmo.

RAD só presta pra coisas muito previsíveis.

Falando em e-gen, alguém jah conseguiu rodar ele no Tomcat 5.0.28?
Aqui ele não acerta o service() nem a paulada?!

[quote=Ironlynx]Falando em e-gen, alguém jah conseguiu rodar ele no Tomcat 5.0.28?
Aqui ele não acerta o service() nem a paulada?![/quote]

Eu sempre usei ele no 5.5 Iron, mas ele dá algum erro por aí?

Na teoria ele deveria rodar até no 4, o web.xml dele é 2.3.

[quote] Eu sempre usei ele no 5.5 Iron, mas ele dá algum erro por aí?
Na teoria ele deveria rodar até no 4, o web.xml dele é 2.3. [/quote]
Como eu tenho q instalar o tomcat 5.5 mesmo, vou experimentar com ele se der algum erro eu te peço um help! :smiley: :smiley:

[quote=Maurício Linhares][quote=aprend_silva]

Sabe porque estou meio apavorado com esse negócio de RAD, é porque eu vim do Delphi e lá é um ambiente produtivo com RAD entende.[/quote]

Ó, é o seguinte, se o seu sistema é só entrar e sair do banco de dados, não faz nada além disso, uma ferramenta RAD pode ser bem mais rápida do que fazer código “no braço”. Se ele tiver muita lógica de negócios fora do banco, é melhor fazer no braço mesmo.

RAD só presta pra coisas muito previsíveis.[/quote]

Ah, entendo, entendo. Será que vocês poderiam dar um exemplo de sistema que deveria ser no braço e outro no RAD?

Imagine uma empresa de telefonia e o sistema deles, são muitas regras de negócio que ficam mais facilmente descritas usando objetos, dificilmente seriam feitos com RAD.

Já o sistema de estoque de uma lojinha poderia ser feito rapidamente com RAD, é só entrar dados, atualizar dados, listar dados e excluir dados, no máximo tirar uma nota, mostrar um gráfico ou um relatório.

Uhhmmm. Entendi certinho agora. Bom, ainda sobre visual:

• Meu pc tem memória de 128 MB [sei que é pouquinho], um amd k7 duron com 1.3 Ghz.

Baseando nesses requisitos é possível que eu possa instalar o ECLIPSE 3.1 [acho que é a mais atual] e ainda instalar plug-ins para transformá-lo em RAD? Eu tô usando o JDeveloper 10g e ele fica bem lento… Dá até desgosto.

Pra programar em qualquer coisa que seja em Java, você vai precisar de um computador um pouco mais “forte”.

Mas aprenda primeiro a linguagem, depois que você estiver seguro do que você tá fazendo é que você passa pra desenvolvimento RAD.

ah sim cara. tudo bem, mas veja, estou lendo o livro dos Deitel 4ª edição. nossa, mas está difícil, porque ainda não consigo desenvolver nada sozinho, apenas uma calculadora enquanto no Delphi foi rápido! será que é tão difícil mesmo? estou na página 410…