Socket Cliente e servidor ao mesmo tempo. (Criar um walk-talkie com sockets)

Olá a todos.
Seguinte, para usar em uma aplicação maior eu preciso implementar um algorítimo que funcione como um walkie-talk. Imagino que, assim como nesses aparelhos, para fazer isso toda máquina funcione como cliente e servidor ao mesmo tempo e é aí que vem o problema. Como fazer?
Não queria que a aplicação funcionasse em broadcast, visto que cada mensagem é direcionada para um numero fechado de computadores na rede, porém toda máquina deve poder enviar e receber mensagens independentes de um servidor central estar ligado.
Por exemplo: Imaginemos que eu tenha 3 máquinas ligadas na mesma rede. Todas as máquinas comunicam-se entre si. Caso qualquer uma das máquinas saia as outras duas continuam funcionando. Não deve existir uma ordem de conexão entre as máquinas, as que forem entrando na rede vão poder receber mensagens.

Deu pra entender?? Espero que sim e que a vocês possam me dar idéias de como fazer e por onde começar.

Grato

Procure por ‘socket java’ no google e vai ter 1000 tutoriais

Seu problema é muito comum na computação distribuída. Bem, se eu entendi corretamente, você gostaria de enviar mensagens multicast para um grupo de computadores sem que haja um servidor central, o chamado coordenador. Entendi certo?

Eu vejo apenas uma solução para seu problema, e na minha visão ela é custosa em termos computacionais. Ela vai exigir pequenos “pings” numa rede em que cada computador envie constantemente aos computadores conectados, uma mensagem de vida - heartbeat - (“você ainda está aí?”). Cada computador que se conecte à sua rede deve se apresentar e fazer com todos os outros atualizem uma tabela que contenha todos os computadores a que ele está conectado. Nesse caso, todos os computadores devem possuir uma tabela identificando os outros computadores e outras informações, como por exemplo ultima vez que foi realizado o heartbeat

Agora como fazer com que um novo computador se conecte a uma rede e se apresente aos demais? Acho que aqui é o principal problema, num primeiro momento vejo apenas uma solução pouco elegante, em que você configura os endereços estaticamente, mas talvez exista uma outra solução melhor.

Talvez você devesse ver como realmente os walkie-talkies funcionam mais a fundo, talvez isso dê uma ideia melhor.

Desculpe se entendi errado sua dúvida.

Abraço.