Socket ou banco de dados

4 respostas
A

Bom dia a todos,
Estou com um problema, mas vamos do princípio.

Estou desenvolvendo uma aplicação para a universidade onde trabalho, mais precisamente para os laboratórios de informática, essa aplicação é bem simples, foi criado um janela para os usuários dos laboratórios, simplesmente solicitarem ajuda aos monitores, os quais tem uma janela de “monitoramento”. ok tudo implementado e funcionando com conexção ao banco de dados, estabelecendo relação dos monitores e laboratórios, tela de autenticação e tudo mais na parte dos monitores. Na parte dos usuários, a idéia é simplesmente salvar em um banco de dados a data, hora, laboratório, maquina e login de quem solicitou ajuda (tudo beleza).
Agora pintou uma duvida junto a alguns outros colegas, segundo esse pessoal o ideal seria criar um “servidor” que fizesse esse trabalho de receber o pedido de ajuda do usuário, e mostrar pro monitor essa solicitação (para não sobrecarregar o banco de dados com muitas conexões), até ai tudo bem, mais o problema é que os usuários ficam no maximo 2 segudnos conectados ao banco, só o tempo de fazer um insert, e de um jeito ou de outro isso ia ser nescessário. acredito que isso seria como re-inventar a roda, pra que fazer um servidor se conectar em outro? não seria um disperdicio de recurso? ou estou vendo isso de maneira errada e eles estão certos?

resumindo

o que seria melhor???

4 Respostas

davidbuzatto

Desperdício de recurso ou de tempo?
Eu vejo de tempo primeiramente.

Se está pronto, funcionando, pq ter que criar um servidor só para fazer isso? E se vcs quiserem os logs que de quem pediu ajuda? Vão ter que usar banco, a não ser que queiram trabalhar com arquivos :shock:

Acho que tem gente que gosta de complicar coisas que podem ser feitas de forma fácil. Acredite, o SGBD está pronto para aguentar a carga em cima dele. Se vc está criando e fechando as conexões, não vai ter problema algum. Vc está usando um banco de verdade? MySQL, Postgre, etc? Ele está configurado de acordo? Então não se preocupe.

Tem gente que vai achar lindo ter mais uma camada ali para gerenciar as coisas, mas dada a simplicidade da ferramenta eu não acho necessário. Fala para quem falou isso ir arranjar o que fazer ao invés de procurar cabelo em ovo :smiley: hehehehe

[]´s

A

o Server que tem o banco de dados é só um server FTP e MySQL, não é usado pra mais nada.

então recurso não seria tanto o problema. (ao meu ver)

o ponto que foi levantado seria se fosse colocado por exemplo um pequeno servidor em cada sala, se não fosse achado um, ele procuraria um outro no mesmo predio, não achou vai pra um servidor geral. Aliviando dessa forma o peso do server.

só que ai o tempo até achar uma conexão valida demoraria muito, e como todo mundo sabe, usuário não tem paciência, todo mundo quer pra já e pra agora.

davidbuzatto

awolf1:
o Server que tem o banco de dados é só um server FTP e MySQL, não é usado pra mais nada.

então recurso não seria tanto o problema. (ao meu ver)

o ponto que foi levantado seria se fosse colocado por exemplo um pequeno servidor em cada sala, se não fosse achado um, ele procuraria um outro no mesmo predio, não achou vai pra um servidor geral. Aliviando dessa forma o peso do server.

só que ai o tempo até achar uma conexão valida demoraria muito, e como todo mundo sabe, usuário não tem paciência, todo mundo quer pra já e pra agora.

Mas é ai que está. Vcs tem algum estudo que mostra que a conexão demora tanto assim? Quantas conexões simultâneas tornam o sistema lento? Quanto que é lento? Ou seja, mensure o “lento”. Quantas pessoas acessam o recurso? 10 pessoas por segundo? 100, 1000, 10000?

E difícil afirmas coisas baseadas em “achismos” entendeu? Eu ainda acho que estão querendo complicar demais…

A

Eu penso a mesma coisa que você,

Quantas pessoas ia usar o sistema?
os monitores conectados permamentemente (manha = 10, tarde = 7, noite = 12 variando de 3 pra mais ou pra menos)

• os pididos de ajuda, algo em torno de 25 por minuto (com o uso de 1 insert somente).

que varia muito, depedendo das aulas, reservas e tudo mais.
perido de testes, 3 dias, lab + movimentado, não chegou a dar 1 por hora, claro os usuarios ainda n se acustumaram a usar ele.

Criado 21 de novembro de 2009
Ultima resposta 21 de nov. de 2009
Respostas 4
Participantes 2