Socket para fazer correr uma aplicação .jar num computador numa rede windows

1 resposta
E

Boas,

Desenvolvi uma pequena aplicação java Desktop com o NetBens, que está instalada num “servidor” numa rede Windows TCP/IP. Posso-a correr a partir de qualquer computador mapeado na rede.

Acontece que através dessa mesma aplicação (controlo) gostaria de chamar uma outra aplicação (.jar) instalada nos computadores na rede. O objectivo é lançar um alerta, género janela pop-out no ecran desses computadores. Experimentei várias formas de o fazer, por exemplo colocando aplicação (pop-out) nos computadores e um ficheiro .bat que a despoltasse. O ficheiro .bat é chamado na aplicação (controlo) através do método:

Runtime runtime = Runtime.getRuntime();

try {

Process process = runtime.exec("\\computador\pop_out\pop_out.bat");
} catch (IOException ex) {
      Logger.getLogger(Main.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);

}

Mas a “coisa” não funciona, porque parece-me ser necessário algo mais que permita que aplicação (pop-out) possa correr no outro computador. O windows bloqueia a “invasão”.

Cheguei à conclusão que terei de usar um socket que permita “entrar” no computador e fazer correr a aplicação (pop-out), pesquisei mas não consegui encontrar a forma de o fazer…

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado!

1 Resposta

E

Boas,

Resolvi o problema utilizando o psotools:

Aproveitando o código anterior, se pretendermos, por exemplo, abrir uma a máquina de calcular num computador na rede:

Runtime runtime = Runtime.getRuntime();

try {

Process process = runtime.exec(psexec -i -s -d \\nome_computador_rede -u administrador -p palavra_pass calc.exe);

} catch (IOException ex) {
Logger.getLogger(Main.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);

}

Através do pstools é possível controlar toda uma panóplia de aplicações nos computadores remotos. Inclusive comandos do sistema operativo: bloquear sessão, rebot, etc., etc. A grande vantagem é que não precisa de ter nada instalado no computador remoto (cliente) o que torna ideal para a aplicação JAVA.

-u administrador -p palavra_pass - são as credencias de acesso ao computador remoto, se as houver…

Criado 7 de janeiro de 2012
Ultima resposta 2 de fev. de 2012
Respostas 1
Participantes 1