Socket

5 respostas
fabioebner

Pessoal tenho o seguinte cenario:

um prog cliente q roda na maquina do meu cliente… qdo ele abre o meu prob ele digita login e senha, qdo ele clica no botao logar, eu vou ate um WS meu verifico se ele e usuario e retorno true ou false… ate ae perfeito… agora o q eu preciso fazer e o seguinte… qdo esse cliente acessar o meu WS eu recupero o IP Dele e sempre chegar uma msg pra ele eu envio um aviso para esse agente q esta no meu cliente, ele mostra uma msg e pronto. qual seria a maneira mais facil de fazer isso?? tinha pensado em um socket porem a minha duvida eh… se a maquina do cara nao for o servidor… e sim uma estacao qdo eu recuperar o IP ele vai pegar o 10.0.0.1 como eu faco para enviar uma msg por exemplo para esse comp.

bjs

5 Respostas

m0ska

Na realidade se a máquina dele não for o servidor geralmente vc pegará o ip do servidor, pq geralmente os servidores utilizam mascaramento de ip.
Este recurso é utilizado para possibilitar a transferência de dados entre uma estação com um ip privado e uma estação com um ip válido. :wink:

O que pode acontecer e que eu acho muito difícil é de vc ter que fazer uma tradução de endereços no servidor para a máquina cliente, mas acho que isto não é necessário.

fabioebner

mas tem um problema… tipo eu vou ter q abrir um socket neh… e se duas pessoas em micro diferentes abrir o cliente… como eu vou saber qual e qual?? teria q diferenciar os sockets(porta) neh??

abracos

m0ska

Não precisa abrir duas portas, o que acontece pra atender duas conexões ao mesmo tempo é gerar pra cada conexão uma thread com “listeners” escutando os eventos de cada cliente! :slight_smile:

fabioebner

porem o problema e q vou ter 2ou mais clientes. e apenas um servidor q vai se comunicar com os cliente… e nao os clientes como servidor entendeu…

TeiTei

O seu servidor ira ficar esperando uma nova conexão ou seja algum cliente se conectar atraves do metodo accept(), para cada cliente conectado inicie uma Thread e armazene a Thread que cuida de tudo dentro de um Array…assim vc tera o controle de quantos clientes estao conectados e quem sao eles…

tenho alguns exemplos posso te mandar depois…

tem um cara aqui no forum o ViniGodoy que manda bem desses esquemas ele pode te ajudar.

Criado 23 de novembro de 2007
Ultima resposta 27 de nov. de 2007
Respostas 5
Participantes 3