Socket

Pessoal tou com uma duvida aqui, se alguem puder ajudar agradeço…

quando criamos um cliente temos que passar o ip do servido e o socket!!! mas esse ip so funciona se estiver na mesma rede ou pela internet funciona tambem?
e como faço pra conseguir para pegar na net?

vlw, 8)

[quote=Naum Jefferson]Pessoal tou com uma duvida aqui, se alguem puder ajudar agradeço…

quando criamos um cliente temos que passar o ip do servido e o socket!!! mas esse ip so funciona se estiver na mesma rede ou pela internet funciona tambem?
e como faço pra conseguir para pegar na net?

vlw, 8)[/quote]

Pergunta para se pensar…
A Internet funcionaria se os sockets não alcançassem redes externas?

[quote]Pergunta para se pensar…
A Internet funcionaria se os sockets não alcançassem redes externas?
[/quote]

Com certeza nao,

mas o problema é o seguinte, eu quero rodar uma aplicação servidora na minha casa, e rodar o cliente na casa de um amigo, isso é possivel? se eu passar meu ip, ele conseguira enchergar?

grato!!!

Porque não enxergaria?. Se vc configurar tudo certo porta e etc vai funcionar. Você tbm pode criar uma mascara para a conexão na casa do seu amigo por exemplo, da uma olhada no site www.no-ip.com

[]'s

[quote=Naum Jefferson][quote]Pergunta para se pensar…
A Internet funcionaria se os sockets não alcançassem redes externas?
[/quote]

Com certeza nao,

mas o problema é o seguinte, eu quero rodar uma aplicação servidora na minha casa, e rodar o cliente na casa de um amigo, isso é possivel? se eu passar meu ip, ele conseguira enxergar?

grato!!![/quote]

Depende; você provavelmente terá de:

a) Usar uma porta que seu provedor não barre (normalmente provedores barram as portas HTTP (80), HTTPS (443), FTP, TELNET, MS-RPC)

b) Avisar a seu amigo (talvez pelo MSN) qual é o seu IP externo e a porta XXX onde sua aplicação está rodando. Como IPs são dinâmicos, na próxima vez que você se conectar ao seu provedor, você terá de passar de novo o novo IP.

c) Efetuar configurações no seu roteador para que uma conexão na porta XXX seja direcionada para a placa de rede de sua máquina.

Vlw ai pelas dicas pessoal…

Thingol, eu tentei fazer o q vc disse passar meu ip externo mais ele nao consegue enchergar meu pc!!!
obrigatoriamente eu teria que usar um roteador?, pq aqui em casa nao tem!!!
eu testei a aplicação com pcs na mesma rede, e funciona perfeitamente, menos pela net!!!

vlw…

Para saber se a maquina dele esta enchergando a sua faça da seguinte forma:

1 - Descubra qual é o seu ip na internet, meuip.com.br.
2 - Peça para ele fazer um ping

apartir dai voce pode continuar com os outros testes!

Pois é, não sei como é sua configuração. Estava supondo que você se conectava à Internet usando uma conexão ADSL (Speedy, Velox) ou TV a Cabo (Virtua); nesses casos costuma ser necessário ver se alguma configuração é necessária.