Olá, gostaria de saber como poderia gerar um instalador para meu programa? Ou seja, quero instalar meu programa através daqueles next…next… em outro computador. É possível? Aguardo uma resposta. Obrigado.
SOCORRO! Como gerar um instalador?
21 Respostas
Use o “jsmooth”, um aplicativo para gerar executável, estou tentando criar um também.
Usa o inno setup ele tem um wizard legal pra fazer isso…
o inno setup tem um complemento tb que é o istool que facilita algumas coisas…
soh uma dica ae… =D
Tem o Mep Installer 2, muito bom, é uma versão em português do inno setup.
bem facil com : Install Creator
Tem o IzPack tb.
http://izpack.org/
Feito em java.
Primeiro quero agradecer pela atenção. Estou tentando usar o Inno setup, mas não estou conseguindo. O que devo fazer primeiramente? Abrir um novo, e adicionar todos os .class ou os .java do meu projeto? Teve uma hora que quase consegui… mas o que foi instalado, na realidade, foi um exemplo que o aplicativo disponibiliza. Alguém poderia ajudar, por favor? Obrigado.
O Mep Installer tem um tutorial aqui http://software.viamep.com/help/mpist14/assistente.htm#assistente da uma olhada. É bem parecido com os passos do InnoSetup.
Ok. Vou tentar fazer, depois posto o resultado.
Então, consegui fazer todo o processo, mas está havendo um problema com minha conexão com o banco de dados. Desenvolvi um banco em access, e salvo sempre o banco na partição “c:”. Com o .jar funciona direitinho, consigo gravar meus dados no banco, sem problemas. Depois que consegui instalar o aplicativo, não consigo mais usar o o banco! O que será? Qual será o erro? Alguém poderia ajudar, por favor?
Obrigado.
em vez de executar nos dois cliks faça da seguinte forma: java -jar c:\myapp.jar que ele irá mostrar as exceptions geradas
ai vc mostra pra gente =D
Então, consegui fazer todo o processo, mas está havendo um problema com minha conexão com o banco de dados. Desenvolvi um banco em access, e salvo sempre o banco na partição “c:”. Com o .jar funciona direitinho, consigo gravar meus dados no banco, sem problemas. Depois que consegui instalar o aplicativo, não consigo mais usar o o banco! O que será? Qual será o erro? Alguém poderia ajudar, por favor?
Obrigado.
E ele está salvando o arquivo no diretorio certo?
Não, ele não está salvando em lugar nenhum. Quando clico no salvar, teria que gravar os dados no banco que desenvolvi, com era antes. Agora não salva e nem dá mensagem de erro. Já fiz diversos testes, tentei usar outras configurações ao criar o instalador, mas depois de instalar o aplicativo, não consigo gravar no banco. Tem idéia do que seria?
Amigo remixlara, não entendi o que você sugeriu para que eu fizesse. Em vez de usar o .jar, é isso?
Não, tipo, quando vc está desenvolvendo sua aplicação todas as exceptions são geradas no console da ferramenta certo?
Existe uma forma de você executar seu programa fora de qualquer ferramenta de desenvolvimento através do seu executável (.jar)
com isso vc vai ver todas as exceptions geradas e vai descobrir o que esta acontecendo.
Pra isso, se vc usa windows vá no Prompt de comando e digite java -jar <caminho do projeto> por exemplo: java -jar c:\meuprojeto\executavel.jar
ai vc vai executando ele normalmente e quando surgir uma exception ele vai exibir no prompt de comando
vlw
Então, eu fiz o que você falou, executei o .jar, fiz um cadastro e salvei no banco normalmente e depois fiz o comando executei o comando no console, novamente. A mensagem que apareceu no prompt foi: Unable to access jarfile c:\Users\Daniel
Eu consegui salvar normalmente no access, através do .jar. Agora, quando vou salvar pelo aplicativo instalado(que foi gerado pelo Mep Installer) aí o programa não encherga o banco. Se quiser posso te enviar o meu projeto e o banco de dados para que possa analisar.
Isso aoontece comigo quando levo a minha aplicação para escola por exemplo. Vc criou uma fonte de dados no SO certo? tente criar novamente a fonte de dados, só que com seu banco de dados no “c:”, dai vc cria um exe. da sua aplicação.
Então cara, já fiz isso também. O problema, como já disse anteriormente, é que, quando instalo o programa gerado pelo “Mep installer”, não consigo gravar no banco. O meu programa acaba não enchergando o banco de dados. Quando utilizo somente o .jar, consigo gravar no banco com sucesso. Cara, já fiz diversas configurações diferentes, no “Mep”, antes de gerar o instalador. Fiquei até contente ao ver o instalado funcionando corretamente, mas não consigo salvar no banco!! Que coisa…?! Alguém aí já passou por isso??
Amigo remixlara, ainda não consegui resolver meu problema. Fiz o que você disse mas a mensagem foi:Unable to access jarfile c:\Users\Daniel . Não sei mais o que fazer! Quando uso o .jar, consigo gravar meus dados no banco normalmente, porém, quando uso o aplicativo instalado (criei o instalador através do MEP INSTALLER), não consigo usar o banco. Em todas as situações mantenho o banco no “c:” Já fiz diversas alterações, mas nada resolveu. Tem idéia do que seria isso? Obrigado
Daniel,
Você conseguiu resolver o problema?
Estou enfrentando problemas semelhantes…
Abç
Acabei desistindo e fiz de outra maneira. Por se tratar de trabalho de faculdade, consegui ter outras opções.
Eu uso o IZPACK… já fiz instaladores para vários sistemas para facilitar na hora de instalar nos meus clientes… a única coisa que ele não faz… ~(nem pesquisei, mas creio que dê também) foi efetuar a instalação do banco de dados junto (que no meu caso seria o postgres)… mas o resto ele faz tudo certinho…gera a pasta do sistema, larga os arquivos de configuração, jars, cria pastas, cria os ícones na área de trabalho e no menu iniciar… e possui várias outras opções… é também do estilo do next, next , finish… está em português… depois que eu configurei uma vez os arquivos dele para a geração do instalador…depois ficou fácil… para um novo sistema , só mudo nestes arquivos o caminho do jar, o caminho das libs e o caminho dos ícones do sistema e deu…aí é só gerar…fácil fácil…