SOCORRO! APAGUEI A PARTIÇÃO DO WINDOWS COM O COMANDO RM -RF NO LINUX!
POR FAVOR, ME AJUDEM QUEM SOUBER
msn: [email removido]
SOCORRO! APAGUEI A PARTIÇÃO DO WINDOWS COM O COMANDO RM -RF NO LINUX!
POR FAVOR, ME AJUDEM QUEM SOUBER
msn: [email removido]
chore
obrigado pelo apoio
Parabéns !!
Qual o sistema de arquivos? (FAT or NTFS)
Você deu “rm -rf” no ponto de montagem da partição Win e não formatou ainda, certo?
Se a resposta for “sim” acho que você pode recuperar seus “lixos” colocando seu HD em uma máquina Win XX e utilizando algum recovery da vida… procure no superdownloads.
http://superdownloads.ubbi.com.br/search.cfm?Query=recovery
Não se esqueça de rezar um pouquinho! :lol:
cara, vlw… tem msn?
Se for ntfs você pode ter um pouco de sorte e a cópia da mft (esse é o nome?) ainda estar intacta.
2.000 posts louds. Parabéns!
eu tava no linux e dei o comando:
“rm -rf /”
ingenuamente pensando que ia apagar apenas o diretório atual
mas apagou tudo, incluindo o que estava em /mnt/hda1, ou seja, uma partição windows 2k, fat32
eu tentei usar um programa chamado EasyTest, mas depois que eu usei apareceu uns arquivos estranhos, nada haver, no disco
alguém ja passou por esse problema e sabe resolver?
É isso que dá ficar usando Linux como root sem ter cuidado 
Uma solucao pra vc: backups. :mrgreen:
eu tenho uma dica melhor…
man rm
mas sempre antes de executar…
RTFM!!!
Lucas, acho dificil nao saber pra que serve o rm quando se mexe com Linux… o problema foi nao prestar atencao no que estava fazendo quando logado como root, nao a falta de atencao as opcoes do rm… e, pra isso, so existe uma solucao: bater a cabeca na parede, se xingar, prometer nunca mais fazer isso de novo, e depois restaurar os backups :mrgreen:
quando se coloca “/” como parametro de qual diretorio vai apagar no rm, pra mim nada é alem de “falta de informacao” e essa informacao ta la…
Não é quando usar, isso a gente vê no google, o problema é como.
A nao ser é claro, que faça questao de bater a cabeçca, se jogar na parede ou da janela… qualquer coisa mais torturável…
(que tal amarrar uma bola no bé da cama e saltar?)
ele foi pro saco, pro saco… ele mereceu, morreu, morreu!!
eh meu filho, pode chorar viu… ((;
Cara, vc é muito louco !!! 
Não usa mais -rf e sim -r, e vai confirmando todos os arquivos que vc quer deletar um a um.

agora, mais desesperado pq minha familia acordou e viu seus dados perdidos, to baixando o EasyRecovery http://www.ontrack.com/
vamos ver o q vai dar…
Espero que vc não esteja baixando isso no HD semi-formatado.
Qualquer byte que você gravar nele será um byte a menos recuperado.
[]'s
iSoron.
não sou tão louco assim 
bem, estou conseguindo recuperar os documentos importantes!!!
tenho a impressao de q sistemas windows sao faceis de recuperar nesses casos… pelo menos mais faceis q os do linux…
se fizesse isso numa particao ext3, aí sim podia sentar e chorar; nao tem jeito mesmo… mas fat dá sim (e acho q ntfs tbm eh tranquilo)
Se você tiver interesse, edite sempre o seu .profile (ou .bash_profile, ou melhor ainda, em /etc/profile.local, porque aí vai valer para todos os usuários, depende do seu shell default):
alias rm=‘rm -i’
Isto faz com que ‘rm -rf’ seja interpretado pelo shell como
‘rm -i -rf’ ou seja, ele fica perguntando para cada arquivo. Para chamar o rm default (que não fica lhe enchendo o saco), use /bin/rm.
Isso a gente aqui na firma faz com TODAS as máquinas Unix/Linux que a gente usa (mesmo em clientes), para evitar “choro e ranger de dentes” depois.
Sei que agora vão me dar pedradas mas…
POR COISAS ASSIM QUE EU NÃO USO O LINUX!!!
hahahahahhahahahhahahahhahahhahahhahahahah
Direto do Departamento de Desculpinha Fajuta Tabajara :mrgreen:
Sei que agora vão me dar pedradas mas…POR COISAS ASSIM QUE EU NÃO USO O LINUX!!!
uehuheuheuheuhue - claro claro. 
Marcio Kuchma
Tá bom… eu admito que não manjo nada de linux também… mas que coisas como essa incentivam a não usar… ahhh incentivam mesmo!!!
Vou crer que voce esta sendo sincero. 
Isso soh aconteceu com nosso amigo microfilo por um infeliz acidente: usar a conta de root e dar um “rm -fr /” eh pedir pra derrubar tudo. O sistema apenas fez o que ele pediu. Ou voce vai parar de usar Windows porque se entrar como administrador e der um “format c:” tudo vai pro beleleu? 
Usar um alias pra “rm -i” eh uma boa ideia. Nao usar o root pra tarefas rotineiras eh outra (no caso especifico nao era uma tarefa rotineira, claro). Ter backups eh outra. Infelizmente tem vezes que tudo da errado. Sera que eh culpa do SO?
Nada como esclarecer um infiel a tomar o caminho correto. :mrgreen:
Marcio Kuchma
Sei que agora vão me dar pedradas mas…POR COISAS ASSIM QUE EU NÃO USO O LINUX!!!
a partir de anteontem virei ativista anti-linux!
quero uma coisa funcional, q pergunte antes de apagar todas as partições e que tenha programas disponíveis para o uso
nao fala besteira! foi vc q mandou ele nao perguntar!! ou esqueceu q vc q digitou o -f?!?!?!?
nao fala besteira! foi vc q mandou ele nao perguntar!! ou esqueceu q vc q digitou o -f?!?!?!?
eu perguntei pra uma pessoa como apagava coisas em linux por linha de comando
primeiro ele falou como faz! rm -rf
aí eu fiz
depois que eu fiz que ele falou para eu tomar cuidado, que aquilo apagava tudo mesmo!!!
Ué, e não funcionou ??? Ele fez exatamente o que vc mandou, e não diga que é problema do Linux, vc mandou ele não perguntar…
Não entendi, como assim ?? Word, Excel e PowerPoint estão disponíveis só para Windows, sinto lhe informar…
me refiro a outras coisas…
não achei nenhum programa decente de recuperar dados apagados para lixunix
só para windows
coencidência?
CoIncidência, ou não, vejo isso como lei da oferta e da procura, se só tem pra Windows, é pq fazem muuuuito mais merda no Windows… obviamente por ter muto mais usuários leigos, mas até aí, nada que justifique a criação de um SW “decente” para recuperar dados no Linux…
Ñ to afim de iniciar um flame aki, mas q foi vacilão seu foi.
Td bem q nem sempre da certo oq a gente quer fzr, eu msm já perdi coisa pks mexendo c o Linux e nem por isso sai por ai falando besteira.
Até parece, dadas as devidas proporções, chutar o pé da kma e falar q a culpa é da kma q tava no caminho, por uma mera falta de atenção
bom é isso
fui
alguém tem que levar a culpa né?
nem que seja o linus torvald
:lol:
ok, a culpa pode ser do seu amigo q nao alertou, pode ser sua q nao prestou atencao,pode dizer ate q eh culpa do seu cachorro q digitou no seu teclado! mas nao diga q eh problema do linux!
e, mesmo os ativistas anti-linux vao te zuar se vc falar q resolveu virar um deles pq digitou rm -rf! eh melhor dizer q o linux eh uma merda pq vc nao consegue mais pegar spywares! 
Ae Sergio,
sua teoria está ERRADA!
A culpa é do Linux mesmo!
O bug é naquele módulo do kernel que fica entre o teclado e a cadeira!
Hahahahahaha!!! :lol:
Ah, gente, piada infame tambem nao neh. 
Linus TorvaldS. 
Brincadeira pra la e pra ca eu acho legal - falar mal de linguagem, sistema operacional, IDE, etc, entre amigos, tudo bem. O problema eh quando se comeca a fazer propaganda para leigos afirmando que aquilo eh verdade.
Curioso: Ah, eu acho que to a fim de experimentar o Linux… o que voce acha?
Mentiroso: Nao cara, nem faca isso. Outro dia instalei o Linux e perdi todos os dados do meu HD, incluindo meus arquivos do Windows. Larga mao disso.
Eh o mal do “tenho opiniao mas nem sei do que estou falando” - acontece muito, nao apenas em computacao. 
Marcio Kuchma
Eu me lembro do tempo em que existia um pacotinho chamado “Almond Utilities” que era muito parecido com o Norton Utilities, incluindo alguns recursos de undelete e outras coisas. Esse pacote era para usar com o SCO Xenix/Unix (para quem se lembra, havia um tempo em que a Microsoft tinha uma versão licenciada do Unix chamada Xenix, e quando eles mudaram o foco, venderam o Xenix e uma companhia chamada SCO foi criada - até hoje eles têm uma boa parte das ações da SCO, é por isso que
Só que esse Almond Utilities não vendeu muito…
[quote=kuchma
Mentiroso: Nao cara, nem faca isso. Outro dia instalei o Linux e perdi todos os dados do meu HD, incluindo meus arquivos do Windows. Larga mao disso.
Marcio Kuchma[/quote]
puxa!
q boa idéia! 
Mentiroso: Nao cara, nem faca isso. Outro dia instalei o Linux e perdi todos os dados do meu HD, incluindo meus arquivos do Windows. Larga mao disso.Marcio Kuchma
puxa!
q boa idéia! 
Olá
Todo dia um tolo toma umas a mais, pega o carro e mata um inocente. Mas eu continuo usando meu carro.
Todo dia alguém é morto por um tolo por algum motivo fútil na rua, mas eu contínuo usando a rua.
Todo dia um tolo contamina uma mulher com aids, mas eu continuo usando mulheres.
Todo dia um tolo clica onde não devia e seu Windows vai pro saco, mas eu contínuo usando o Windows.
Agora um tolo apaga tudo usando uma comando que está amplamente documentado e isto para mim foi a primeira vez que vi acontecer então porque eu deixaria de usar Linux?
Rubem, a verdade nua e crua é que você fez uma tolice enorme. Aprenda com este episódio. Não culpe a cama pela topada. E pelo menos leve na esportiva a brincadeira do pessoal.
[]s
Luca
Tem sim:
http://www.data-recovery-software.net/Linux_Recovery.shtml
Espero que tenha aprendido algumas coisas com essa novela:
:arrow: use o root só para atualizar o sistema, assim como no
Windows vc loga como administrador pelo mesmo motivo
:arrow: sempre faça um backup! se possível faça backup
do backup pra garantir…
Não que eu esteja defedendo o Microfilo, mas como então pode-se recuperar informações apagadas do Linux ? Qual partição é a ideal ?
Tá certo, que o ideal é ter backup e blá-blá-blá, mas tem casos e casos.
Vc pode as vezes fazer backup no CD-RW e depois quando der um pau destes, tentar recuperar de lá e perceber que o CD não está sendo lido, ou que o backup que vc fez, não contém a última sessão que já estava no CD.
No caso do Windows, existem inúmeros utilitários para recuperar dados apagados. E no Linux ? Vcs, utilizadores de SO de verdade, o que podem sugerir para nós, seres plugados a Matrix, vivendo na nossa realidade Windows ?
No Linux, tem inumeros utilitarios de backup :mrgreen:
Mas o melhor jeito de evitar cagadas eh nao as fazendo em primeiro lugar. Passear pelo sistema de arquivos como root eh uma das maiores que se pode fazer, pq uma tecla errada (/ e . ficam bem proximos no meu teclado, inclusive) pode danificar um monte de coisa.
O problema nao eh “no linux nao tem undelete”, o problema eh “quando se usa linux, nao se deve ficar logado como root sem prestar atencao redobrada no que se esta fazendo, pq o sistema confia em quem esta logado como root cegamente”
Espero que essa ironia seja uma brincadeira, pois o tom aqui nao eh sou-melhor-do-que-voce-olha-meu-SO.
Sobre recuperar dados apagados - devem existir programas sim, como nosso amigo boaglio ja deu exemplo.
Mas, a minha (e soh minha) opiniao, eh de nao eh tao necessario esse tipo de ferramenta. Ignorando a questao de ter backups e blablabla, considere o seguinte (como ja diria nosso amigo Beckman):
Estamos falando de apagar arquivos. Ou seja, remover, excluir, deletar, mandar pro espaco. Se voce nao tem certeza se deve apagar ou nao o arquivo, nao apague - use a Lixeira. Esse conceito existe no Linux tambem, em desktops (p.ex.) como KDE e Gnome. No Windows tambem nao existe magica - se os blocos do disco forem sobrescritos, os dados sao perdidos. Nao existe um buraco inter-dimensional que guarda tudo que um dia foi gravado no HD. 
O negocio eh (em qualquer SO) tomar cuidado, fazer backups, nao usar o root a toa, fazer um alias pra rm -i, etc…
Marcio Kuchma
uma vez fui digitar “rm -rf pasta/*” na minha home e saiu “rm -rf pasta/ *”… conclusao: la se foram todos os arquivos soltos na minha home (eu nao era root)…
foi bobeira minha, nao conferi o comando, digitei com pressa e ja era…
aí fui pesquisar como fazer o undelete… diz-se q em ext3 eh impossivel por causa das proprias caracteristicas do sistema de arquivos (journaling)… o maximo q se podia fazer era dar um grep direto no /dev/hda e tentar procurar strings q pudessem fazer parte do arquivo perdido (logico q isso soh funciona pra arquivos texto).
Pessoal,
eu sou usuário do windows mas não defendo sistema algum.
Simplesmente acho interessante o fato de que rm -rf é culpa do Linux e shift+delete é culpa do usuário.
Pô, galera, é tão fácil assumir o erro… vamos ser humildes em perceber que se erra por falta de leitura…
Porque que no Linux a culpa é do SO e no Windows a culpa é do usuário? Qual a diferença???
Fiquei por entender… 
aff pessoal
vcs não perceberam que eu estava sendo ironico e que ja assumi a culpa de não verificar o comando???
pow, esse pessoal do guj é sempre assim?
bastava eu dar um --help
mas eu fui fazer uma coisa que eu não tinha certeza de como fazia…
Não esquenta a cabeça, hoje é sexta-feira, dia nacional da cerveja. Podia ser bem pior - imagine se você tivesse postado sua pergunta no forum.java.sun.com , lá tem um monte de gente que quer ajudar mas tem muito mais gente que gosta de “tirar uma lasquinha” (the ‘arrogant people’).
não preciso ir longe pra encontrar isso…