Sofrendo com jTextAreas

oi pessoal…
como o título já diz, estou sofrendo pra implementar jTextAreas no meu projeto… um dos problemas:

eu pesquisei e achei nesse fórum um código de classe Arquivo que recebe um File e lê o arquivo e tem um método getConteudo, que é o que eu quero usar… a questão é, quando eu vou rodar o programa, essa abordagem só funciona uma vez, mas meu programa tem que continuar rodando mesmo com outros arquivos. Explico:

eu quero imprimir numa jtextarea o arquivo de saída… só que se o arquivo mudar, quero que a impressão também mude, aí o problema,
o arqsaida = jFileChooser1.getSelectedFile(); está em um método, e a chamada pra classe Arquivo em outro método.
a solução que encontrei foi tornar arqsaida uma variável de classe, mas aí não tem como mudar e toda vez vai aparecer o mesmo arqsaida no jtextarea…
a solução mais obvia que encontrei foi ao invés da função Arquivo receber o File, ela receber o path do File e ela mesma instanciar o File. Mas não sei se isso é possível…

meu projeto tem vários botões pra selecionar arquivos, e usando o netbeans, liguei todos eles a um só JFC… mas aí o problema é que na execução não tem como saber se .getSelectedFile vai receber o File que eu quero… estou fazendo errado? o certo é criar várias JFC e assim ficar mais facil de controlar cada uma?

embora não sejam só essas minhas dúvidas, acho que respondendo isso posso tentar me virar com o resto… obrigado!