Softare para escrever em Japones

Saudações nobres colegas.

Estou querendo desenvolver um sistema desktop que funcionará semelhente a este site: Ajax IME.
Onde eu digitaria um texto com o alfabeto romano e conform eu digitasse convertesse para os caracteres japoneses.
Entendo que eu terei que criar uma base de dados para efetuar esta transformação.

As principais duvidas são, como montar as listas de sugestões dinamicamente e se os sistemas operacionais precisariam ter a fonte instalada para visualizar.

Então, sou profissional na área desde 1920 mais ou menos, e conheço bem de perto esse problema, você vai ter que “UPAR” o seu eclipse com uma habilidade especial que se chama: 翻訳. Dai resolve tudo na hora, ele ja faz a instalação do plugin de character na maquina do usuario, que no caso pode ser até animais.

Desculpe a ingorancia, mas como exatamente eu habilito esta habilidade?

Não se preocupe, você não é ignorante. Eu que estou zoando você…, não existe nada dessa palhaçada que eu falei ahsuahus, sorry!

JC

O Java é UTF-8 por padrão. Isso implica que já possui suporte aos caracteres Japoneses e Chineses (e muitos outros também).
Não deve ter problemas com fontes se não quiser fazer nada muito diferente.
Eu começaria com um JTextArea onde o usuário digitaria e você ouviria para pegar as palavras que ele digitou e usaria esse banco de dados que você falou de onde pegaria as combinações que gerariam as letras em japonês.

japaneseCharacter
¬¬

visola
Mesmo o usuário não tendo o pacote de idiomas ele conseguiria visualizar qualquer caracter em uma aplicação java?

Sim. isso é interno do Java como eu disse.
Comecei a fazer um programa uma vez quando estava estudando chinês mas não terminei. Mas foi tranquilo.
Você pode fazer um teste simples:

  • criar um JFrame com um JTextArea
  • todos os caracteres de 0 a 32000 para vê-los
    Com isso já vai conseguir ver os caracteres japoneses, árabes, etc.