Bom pessoal, é isso ai mesmo!! Minha tia pediu para eu fazer um software para a loja dela, aonde eu terei que fazer o controle de estoque, fluxo de caixa, cadastro de clientes… Pois é, tenho algumas duvidas.
O Java seria uma linguagem boa para fazer isso?
Qual a config de uma maquina descente para rodar um software desse porte?
Quanto esta custando um software desse porte no mercado?
Qual Banco de Dados seria interessante utilizar, o ACCESS ou o HSQLDB, ou algum outro?
Aguardo a resposta de vocês, todo comentário é bem vindo!!
Bom, com Java vc pode fazer sistemas desktop, web, mobile, etc. mas o seguinte: aprender Java demora, inclusive pra fazer esse tal software. Bom, se vc quiser mesmo assim, eu digo q se fosse eu, não faria com Java não, apesar de poder sim, fazer esse tipo de software com ele, mas iria tentar algo como Delphi ou Ruby. Banco de dados nesse caso eu usaria Firebird.
Pra saber média de preço, aqui também tem: superdownloads.com.br. Ah, quem sabe ali também tem um adequado pra sua tia também (tem vários grátis, mas nunca testei nenhum não).
bzanchet
Sim, java é uma boa linguagem para o caso.
Chutaria uma máquina com 256mb de ram e 1gHz de processador (essa é a desvantagem… usando delphi os requisitos caem à metade, praticamente). Mas depende muito do tamanho do banco de dados e do tipo de consultas que terá.
Um software assim custa barato, muito barato. Nada que justifique o desenvolvimento de outro.
HSQLDB, SQLite, Firebird seriam boas escolhas. Quanto ao Access: pesam contra os boatos de que vai descontinuado, o preço e a falta de suporte (oficial) pelo Hibernate, mas é uma escolha viável também.
StriderMGBR
Hum, eu escolhi java porque é a única linguagem que eu tenho o conhecimento suficiente para desenvolver um software desse tipo!!
Esse firebird é grátis? Tem como manda o link de download dele e tudo mais?
O foda de java é esse mesmo, a máquina tem que ser razoavel, se não ela não aguenta!!
Um, valeu pelos toque ae!!
Vou dar uma olhada no superdownloads, nem tinha pensado nisso!!
Obrigado ae, e espero mais opiniões!!
I
ironman
StriderMGBR:
Hum, eu escolhi java porque é a única linguagem que eu tenho o conhecimento suficiente para desenvolver um software desse tipo!!
Esse firebird é grátis? Tem como manda o link de download dele e tudo mais?
Opa, obrigado cara, vou dar uma olhada nisso ai, com calma!!
Eu tava dando uma olhada no superdownloads, a média dos preços tava R$150,00 é isso mesmo??
Muito barato, pensava que era bem mais caro!!
VLW!!
I
ironman
StriderMGBR:
Eu tava dando uma olhada no superdownloads, a média dos preços tava R$150,00 é isso mesmo??
VLW!!
Cara, seguinte: internet é o cão de zorba pra se vender software, não dá, os caras colocam esse preço absurdo já pq não tem mercado na internet. Faça q nem todos aqui fazem e sempre tão aconselhando: calcule suas horas trabalhadas + despesas + suporte, etc. Furada ver preço no superdownloads, o q eu quis na real dizer é pra vc ver os programas de lá pra ver se não tem nem um q o livra de desenvolver do zero um próprio.
PS: eu já vi cara vendendo software por 30 reais no mercado livre do ebay.
farribeiro
bzanchet:
Sim, java é uma boa linguagem para o caso.
Chutaria uma máquina com 256mb de ram e 1gHz de processador (essa é a desvantagem… usando delphi os requisitos caem à metade, praticamente). Mas depende muito do tamanho do banco de dados e do tipo de consultas que terá.
Um software assim custa barato, muito barato. Nada que justifique o desenvolvimento de outro.
HSQLDB, SQLite, Firebird seriam boas escolhas. Quanto ao Access: pesam contra os boatos de que vai descontinuado, o preço e a falta de suporte (oficial) pelo Hibernate, mas é uma escolha viável também.
É bom lembrar, tb o caso de um abiente com W98 e maquinas de 100MHZ ~ 500MHZ com 64MB ~ 128MB de ram, onde citei aqui diria uma aplicação nativa com wxWidgets podendo ser multi-plataforma! estou testando as ferramentas RAD para construção de telas… mas o funcional vai ser na mão
Não recomedo o Delphi em sua versão 7 enquanto as demais versões posteriores estava “indeciso” em que partido fica! JAVA ou .NET! e dá para fazer e quem tem condições de arcar um original? e ainda a ilegalidade?
S
Schuenemann
ironman:
StriderMGBR:
VLW!!
Cara, seguinte: internet é o cão de zorba pra se vender software, não dá, os caras colocam esse preço absurdo já pq não tem mercado na internet. Faça q nem todos aqui fazem e sempre tão aconselhando: calcule suas horas trabalhadas + despesas + suporte, etc. Furada ver preço no superdownloads, o q eu quis na real dizer é pra vc ver os programas de lá pra ver se não tem nem um q o livra de desenvolver do zero um próprio.
PS: eu já vi cara vendendo software por 30 reais no mercado livre do ebay.
Sem falar que esses softwares são de prateleira, e o de sua tia é sob encomenda.
StriderMGBR
Hum, mas me diz ai mais ou menos uma base que você cobrariam por um software desse tipo!!
Outra coisa, eu baixei esse Firebird ae, mas não consegui usar ele, vou utilizar o HSQLDB.
Obrigado a todos!!
G
giovani_sc
150 pila? nem pra partida!
rodolfogs8
No minimo uns 500 fora o suporte.
rodolfogs8
E como dizem os nossoss amigos…OS PINHEIRINHOS ESTAO MORRENDOOOOO…
Eu trabalho com Java e Python…
No seu caso eu indicaria Python…usando o framework Django. Quem quer migrar do Java pra Python é muito tranquilo e a curva de aprendizado do django é muito pequena…Pelo menos pra mim foi…
dá uma olhada em http://djangoproject.com/documentation.
Veja só os tutoriais e veja o que acha…A parte de admin quebra um puta galho pra fazer esse tipo de sisteminha.
andreengesoft
fala amigo eu faria no java ou c# os 2 atende bakana.
vo te dar uma dica ja trabalhei em uma empresa que possui um software desse tipo chama business, no site da minha ex empresa (abaixo) voce pode solicitar uma versao demo para aprimorar melhor o sistema que vc ira desenvolver.