Software e Hardware

11 respostas
A

Meus caros colegas estou no desenvolvimento de um software que une o sftware e o hardware explico: O sistema tem que acionar um sineta escolar, ou seja, toda vez que iniciar uma aula a sineta tem que ser acionada pela hora do sistema. Sei como se dá a lógica mas não estou sabendo como fazer o acionamento. Alguém sabe como me ajudar?

11 Respostas

vinnysoft

Alverne,

Precisamos saber mais detalhes do seu ambiente, ou melhor, de como funciona a manipulação deste hardware. Já trabalhei com um leitor biométrico USB, e o fabricante disponibilizava o driver (nesse caso uma classe java) necessário para acessar as funcionalidades de leitura e até mesmo alguns exemplos de códigos. Acredito que o ideal seja pedir suporte ao fabricante do hardware.

Espero ter ajudado.

Até +!

A

vinnysoft:
Alverne,

Precisamos saber mais detalhes do seu ambiente, ou melhor, de como funciona a manipulação deste hardware. Já trabalhei com um leitor biométrico USB, e o fabricante disponibilizava o driver (nesse caso uma classe java) necessário para acessar as funcionalidades de leitura e até mesmo alguns exemplos de códigos. Acredito que o ideal seja pedir suporte ao fabricante do hardware.

Espero ter ajudado.

Até +!

Na verdade a sineta é bem simples é algo meramente mecânica. Muito parecida com esta http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=162184722_2256.jpg&v=O, ou seja, o software iria acionar através de impulsos elétricos, no horário estabelecido o “martelo”.

O sistema irá rodar no ubuntu, e estou querendo fazer em eclipse. Tenho até ideias de como vai mas “empanquei” na ligação da aplicação com a sineta.

vinnysoft

Entendi…

Mas a sineta seria conectada ao micro de qual forma? porta USB ou porta Serial? Ela só tem a funcionalidade de ligar e desligar? ou contagem de tempo?

Pelo meu raciocínio, vc teria que verificar estas informações para saber qual comando no Ubuntu que acionaria a sineta. Depois no java fica mais fácil. Para executar o comando de algum SO no java basta usar a classe Runtime. Segue exemplo de abertura do navegador Mozila Firefox:

Runtime.getRuntime().exec("exec firefox");

Até +!

A

vinnysoft:
Entendi…

Mas a sineta seria conectada ao micro de qual forma? porta USB ou porta Serial? Ela só tem a funcionalidade de ligar e desligar? ou contagem de tempo?

na verdade nem sei :lol: visto que a mesma é muito antiga. Só sei que a mesma possui uma chave, daquelas tipo de campainha de casa, e ao ser acionada ela dispara. Daí este acionamento passaria a ser via pc/software. Agora como fazer isto é que tá me tirando o sono! Como não conheço nenhuma implementação semelhante é que estou tentando fazer isto, mas tá meio complicado! Por isto recorri ao fórum! e parece que fiz uma boa escolha. Quanto a ligar e desligar sim! a sineta só tem esta função como falei acima. A contagem do tempo seria feira no software. Por exemplo: Se primeira aula inicia às 7h15min o software dispararia um sinal à sineta que ficaria acionada por 5s, passados 50minutos (tempo de uma aula) ela acionaria novamente, e assim sucessivamente.

A

vinnysoft:
Entendi…

Pelo meu raciocínio, vc teria que verificar estas informações para saber qual comando no Ubuntu que acionaria a sineta. Depois no java fica mais fácil. Para executar o comando de algum SO no java basta usar a classe Runtime. Segue exemplo de abertura do navegador Mozila Firefox:

Runtime.getRuntime().exec("exec firefox");

Até +!

Como faço para fazer esta verificação no ubuntu?

vinnysoft

Estes são comandos do SO, no site do Debian ou Ubuntu deve ter algo.

Encontrei um forum no qual tem um script para verificar em qual porta USB está um modem:

Me parece que eles comparam o arquivo /dev/ttyUSB0, /dev/ttyUSB1, /dev/ttyUSB2 …

Talvez vc ache algo mais na net, mas vai depender de como é feita a ligação Sineta-PC.

Até +!

A

vinnysoft:
Estes são comandos do SO, no site do Debian ou Ubuntu deve ter algo.

Encontrei um forum no qual tem um script para verificar em qual porta USB está um modem:

Me parece que eles comparam o arquivo /dev/ttyUSB0, /dev/ttyUSB1, /dev/ttyUSB2 …

Talvez vc ache algo mais na net, mas vai depender de como é feita a ligação Sineta-PC.

Até +!

Tipo eu tava pensando em pegar direto pelo fone do sistema, ligando a sineta. O que achas? Tive olhando aqui mesmo no GUJ, e encontrei alguma coisa achas que pode dar certo http://www.guj.com.br/java/45388-beep-do-sistema

vinnysoft

Testei o comando aqui e não saiu som :smiley:
Acredito que varie de placa-mãe para placa-mãe.

java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit().beep();

Faz o teste ai. Mas acho que somente o beep não deve conseguir acionar a sineta. Talvez seja interessante vc adquirir outra sineta, uma que já possui alguma implementação USB e até tenha drivers. Ai seria bem mais fácil, pois além de tudo vc teria suporte do fabricante.

Até +!

A

vinnysoft:
Testei o comando aqui e não saiu som :smiley:
Acredito que varie de placa-mãe para placa-mãe.

java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit().beep();

Faz o teste ai. Mas acho que somente o beep não deve conseguir acionar a sineta. Talvez seja interessante vc adquirir outra sineta, uma que já possui alguma implementação USB e até tenha drivers. Ai seria bem mais fácil, pois além de tudo vc teria suporte do fabricante.

Até +!

Pois é! Aqui tb não saiu! O Problema é que é de uma escola e até convencer eles a trocarem de sineta desisto do projeto :lol:, mas vou tentando aqui qualquer coisa posto novamente

vinnysoft

alverne,

A sineta ai funciona como hoje? É através de interruptor elétrico (como o de uma lâmpada)? Se for assim, acho difícil criar a interface dela com o PC.

Mas da uma pesquisada, de repente já existe outra solução na internet que não seja cara de forma que vale a pena adquirir.

Abraços!

A

vinnysoft:
alverne,

A sineta ai funciona como hoje? É através de interruptor elétrico (como o de uma lâmpada)? Se for assim, acho difícil criar a interface dela com o PC.

Mas da uma pesquisada, de repente já existe outra solução na internet que não seja cara de forma que vale a pena adquirir.

Abraços!

Tô fazendo isto agr! Vlw pelas dicas de qualquer forma

Criado 19 de março de 2011
Ultima resposta 20 de mar. de 2011
Respostas 11
Participantes 2