Software embarcado

Boa tarde comunidade Java!

Estou aki pra pedir uma dica pra vcs sobre um tema para o meu tão esperado (e temido) TCC. Faço Ciência da Computação e é exigência que o TCC envolva software embarcado, vcs têm alguma sugestão ?

Agradecida!!

KarinacomK

Acredito que quem melhor para dizer isso seja você mesmo.
Veja o que vc se identifica sobre embarcados existe o Arduino que está crescente e também o java card dá uma olhada neles.
Acredito que eles são bem promissores.

Obrigada pela dica!

Vou dar uma pesquisada no assunto, parece ser interessante. Vlw!

KarinacomK

[quote=karinacomk.lima]Boa tarde comunidade Java!

Estou aki pra pedir uma dica pra vcs sobre um tema para o meu tão esperado (e temido) TCC. Faço Ciência da Computação e é exigência que o TCC envolva software embarcado, vcs têm alguma sugestão ?

Agradecida!!

KarinacomK[/quote]
Pessoalmente nunca vi nada envolvendo sofware embarcado com Java. Tudo que já vi girava em torno de C ou alguma linguagem proprietária (normalmente algo similar a pascal).
E o por que exigência? Não é você que escolhe sobre o que vai fazer?

Na minha faculdade, por exemplo, a exigência é que seja um sistema para web… (na verdade não é uma exigencia explicita para o TCC, mas para o interdisciplinar que pode servir como TCC… como ninguém quer fazer trabalho dobrado né… )

Então… não precisa ser necessariamente desenvolvido em java… mas quanto ao tema do TCC ser sobre software embarcado, é preciso que os TCCs sigam nessa linha…

Vc tem alguma sugestão q envolva software embarcado, independente da linguagem de programação usada ?

Obrigada!!

KarinacomK

exigência que envolva software embarcado em CC?
isto por acaso é uma exigência de seu professor ou da instituição? já chegou a pesquisar sobre isto?
qdo eu cursei CC o professor da matéria de TCC era engenheiro eletrônico então obviamente o cara empurrava algo que envolvia eletrônica… quem seguiu a sugestão dele obviamente não se deu muito bem…
CC o foco é software e não hardware… se fosse para um curso de engenharia eletrônica até faz sentido este tipo de exigência mas quando é CC não faz muito sentido. Bem que existe por ai universidades que chamam seus cursos de engenharia elétrica de CC para tentar obter mais alunos…
Será que sua faculdade não é de engenharia elétrica não? o foda disto é que vc faz uma facul disfarçada que na verdade segue a linha de engenharia elétrica e só se fode com isto, para entrar neste ramo de trabalho vc vai competir com os engenheiros regulamentados pelo CREA… pois engenharia eletrônica e vista de uma maneira bem diferente que CC no mercado…

Mas voltando o assunto você poderia fuçar algum PIC e tentar fazer algo… tem uns PICs novos que tem entradas USB… tenta fazer algo com isto nem que seja um ventilador, uma cafeteira via usb ou algo do parecido…

Segundo os professores, cientista da computação é aquele que entende de software (principalmente), mas de hardware tbm. Talvez por isso o tema central, software embarcado…

Esse tem sido o tema de turmas já formadas, caso esse ano mude e não seja mais uma exigência desenvolver o tcc nessa linha, vcs tem sugestão de algum sistema web ?

KarinacomK

[quote=karinacomk.lima]Então… não precisa ser necessariamente desenvolvido em java… mas quanto ao tema do TCC ser sobre software embarcado, é preciso que os TCCs sigam nessa linha…

Vc tem alguma sugestão q envolva software embarcado, independente da linguagem de programação usada ?

Obrigada!!

KarinacomK
[/quote]
É complicado sugerir qualquer coisa, porque tudo o que conheço são aplicações especificas, para um hardware específico! A meu ver o seu maior problema seria o hardware!
Se você da engenharia seria tranquilo, mas na Ciência da Computação vocês não tem base suficiente para construir um hardware (a meu ver, não conheço o curso tão afundo assim). Definido o harware, é software é consequência!
Na verdade, não.
Primeiro é necessário definir o propósito do equipamento! Por exemplo: Em uma das industrias que atuei eles produziam medidores de energia elétrica.
Neste contexto o custo do equipamento era importantissimo e hardware era definido seguindo as métricas do melhor produto que atendesse determinadas necessidades com o menor preço. O software era desenvolvido especificamente para esse produto. Normalmente o produto não é é muito alterado e consequentemente o software também não. Na maioria das vezes as alterações são para corrigir bugs!
Um conselho que posso de dar é encontrar alguém que faça engenharia para desenvolver algo juntos. Como sugestão posso dizer que automação residencial é algo interessante e vocês podem usar o ZigBee (http://www.rogercom.com/ZigBee/ZigBee.htm)

(não vai adicionar muita coisa na discussão, mas como é off-topic mesmo…)

Eu particularmente me interesso para caramba em sistemas embarcados, mas nunca tive habilidade para fazer um… não sei se tem jeito em Java… mas to pensando em fazer alguma coisa este ano :smiley:

[quote=drigo.angelo](não vai adicionar muita coisa na discussão, mas como é off-topic mesmo…)

Eu particularmente me interesso para caramba em sistemas embarcados, mas nunca tive habilidade para fazer um… não sei se tem jeito em Java… mas to pensando em fazer alguma coisa este ano :D[/quote]

Também gosto, principalmente de automação! Mas to sem tempo para isso, tenho um monte de coisas para ler pois em agosto começa meu primeiro TCC.

O que achei extranho foi a exigência de software embarcado para um TCC. É estranho, principalmente para Ciências da Computação. Não conheço ninguém da aréa da informática que trabalhe com isso. Só da engenhária. Até por que norlmalmente envolve mais eletrônica do que software, o que complica o desenvolvimento!

Olha, uma coisa e é entender superficialmente de harware, e a meu ver é isso que acontece no seu curso, outra coisa é ter conhecimento para construir um hardware! Isso é bem diferente. Eu, por exemplo, sei como funciona um motor de carro, agora, quando meu carro estraga eu levo em uma oficina, pois não sei arrumar um motor de carro, pois isso é bem diferente de saber como funciona! Eu nunca vi curso de CC ter cadeira de Circuítos, Eletrônica de Potência, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital etc. Na verdade nem teria como, pois as cadeiras de Cálculo no curso de CC é bem introdutória. A meu ver essa exigência é meio descabida! Ou alguêm com conhecimento de eletrônica começou a fazer e os outros entraram na roda por falta de criatividade.

[quote=karinacomk.lima]Esse tem sido o tema de turmas já formadas, caso esse ano mude e não seja mais uma exigência desenvolver o tcc nessa linha, vcs tem sugestão de algum sistema web ?

KarinacomK[/quote]

Eu diria ai para tu usar a criatividade! Tem n coisas que se pode fazer para web!

Bah, agora me ocorreu algo interessante que poderia facilitar seu trabalho!
Você pode fazer algo em cima de um GPS ou até melhor em cima de um GPS com GPRS.
Assim a parte do equipamento estaria pronta. Você só necessitaria pesquisar como funciona. Normalmente os fabricantes até disponibilizam SDKs para desenvolvimento.

Oi, eu trabalho com sistemas embarcados. Normalmente se usa um power pc e uma distribuição linux leve, como o nano. A linguagem normalmente é c ou c++. Se for usar c++ aconselho usar o framework da trolltech(QT)

Dá uma lida nos artigos. Tem muito conteúdo no site.

http://qt.nokia.com/

Se for para desenvolver um hardware, pode usar o proteus para criar o protótipo e simulá-lo. Um micro da família pic é uma boa idéia.