Software free deixa gestores mal acostumados?

18 respostas
Sparcx86

Uma coisa é fato: o software free, aquele que voce não paga nada para usar mesmo em produção é muito bom. Corta custos, trás muitas vantagens. Mas há um porém nesta história. Algumas pessoas ficam muito mal acostumadas…
Tem muito presidente de empresa grande e CIO que acredita mesmo que pode gerir todo o seu negócio de milhares de dólares com tudo free sem pagar um centavo por nada. :lol:
Infelizmente para conseguir negociar compra de licenças de application server, ESB, banco de dados e outras aplicações que sem dúvida nenhuma as soluções não free para produção são muito melhores eles começam a chiar… Tem empresa grande que não se conforma em investir uma grana em um application server que tem suporte e se arrisca no software 100% free e que voce precisa suar muito a camisa pra desenvolver algo. Os custos do desenvolvimento e treinamento de pessoal aumentam drásticamente quando se aparece com um software free mas que não é tão conhecido assim…
Há de se ter bom senso, software free é muito bom, mas tem situações que compensa mais pagar uma licença para garantir manutenção e suporte.

18 Respostas

thiagopri

Rapaz, concordo com o que disse, acho sim que deve existir o meio termo e principalmente, o bom senso.

Veja o meu caso, estou no lado completamente oposto ao seu, trabalho em uma grande empresa que NÃO usa SL de jeito nenhum, e eu sou um dos que lutam pela utilização de alguns SL como por exemplo o CVS/SVN, e Apache, entre outros que ajudariam muito aqui, mas não, tudo TEM QUE SER PROPRIETÁRIO. Isso me deixa um tanto quanto revoltado, pois percebe-se que em muitos casos, não utilizamos um SW por ele ser realmente o melhor, mas sim por possíveis “bolas” as pessoas que decidem aqui. Isso é um grande problema, pois depois que o povo (q nao conhece de TI) compra, eles nos obrigam a utilizar a ferramenta e PRONTO.

Resumindo, tenho um APP Server muito bom (Oracle WebLogic, antigo BEA) , porém, por se tratar de uma versão antiga (8.1), sou obrigado a trabalhar com uma IDE péssima (BEA Workshop).

Só peço bom senso ao povo que decide … só isso. rs… :smiley:

fantomas

Não sei se entendi bem, mas ao meu ver apenas quando é adotado um banco de dados como o Oracle é que talvez valha a pena pagar essa licença, mesmo assim, muita gente acha que o Postgre dá conta do recado de boa.

Sem falar que acho que as coisas não são tão radicais quanto parecem. Por exemplo, o matisse (utilizado para construir telas) para o eclipse é pago e vale a pena pagar a licença se vc utiliza esta IDE é bem barata (acho que não chega a R$ 100,00) para o retorno que dá. Por outro lado, a mesma solução é gratuita ao utilizar o Netbeans.

Resumindo…tudo é uma questão de ter uma estratégia bem montada; as soluções free veio para ajudar a chegar nisso de várias maneiras, minha opinião.

flws

victorwss

Vamos supor que tenhamos dois maus-gestores distintos: Tico e Teco.

Tico exige que seja tudo proprietário almejando suporte e poder botar a culpa em alguém se as coisas derem errado. O resultado é que paga caro por produtos desatualizados, possivelmente com qualidade ruim e se torna refém do fornecedor, que não hesita em lhe extorquir.

Teco exige que seja tudo SL querendo unicamente reduzir custos. Mas infelizmente nem todos os SL por aí são lá uma Brastemp, o resultado é que todo mundo tem que usar ferramentas que são inadequadas e muitas vezes existem ferramentas proprietárias muito melhores.

Agora na minha opinião: Use a melhor ferramenta que tiver. Tenha preferência ao SL, mas se o proprietário for visivelmente superior, use-o.

marcelomartins

Já trabalhei numa empresa que era assim:

“- Esse software é muito bom, pena que é de graça”

Rodrigo_Carvalho_Aul

Eu tenho visto o contrário. Empresas grandes gostam do comprar produtos caros de empresas de nome como IBM, BEA e Oracle muitas vezes até sem saber o que estão levando.

Já aconteceu de um belo dia uma empresa descobrir que um dia alguém comprou um pacotão da Oracle 3 anos atrás que tinha no meio licença pra usar o ADF, ficaram felizes da vida e obrigaram todo mundo a usar isso.

Ou compraram WebSphere 5 anos atrás que só rodava java 1.4 e até hoje todo mundo é obrigado a usar java 1.4 por que já pagou um fortuna e não quer comprar licença nova, afinal tem suporte da IBM e tá tudo funcionando.

Sem contar as empresas que insistem em comprar soluções da SAP…

[]'s

Rodrigo Auler

louds

Sparcx86:
Uma coisa é fato: o software free, aquele que voce não paga nada para usar mesmo em produção é muito bom. Corta custos, trás muitas vantagens. Mas há um porém nesta história. Algumas pessoas ficam muito mal acostumadas…
Tem muito presidente de empresa grande e CIO que acredita mesmo que pode gerir todo o seu negócio de milhares de dólares com tudo free sem pagar um centavo por nada. :lol:
Infelizmente para conseguir negociar compra de licenças de application server, ESB, banco de dados e outras aplicações que sem dúvida nenhuma as soluções não free para produção são muito melhores eles começam a chiar… Tem empresa grande que não se conforma em investir uma grana em um application server que tem suporte e se arrisca no software 100% free e que voce precisa suar muito a camisa pra desenvolver algo. Os custos do desenvolvimento e treinamento de pessoal aumentam drásticamente quando se aparece com um software free mas que não é tão conhecido assim…
Há de se ter bom senso, software free é muito bom, mas tem situações que compensa mais pagar uma licença para garantir manutenção e suporte.

O problema é muito maior que isso. A maioria aqui no Brasil é incapaz de entender que não é pelo fato de se estar usando software livre que necessariamente não se deve
gastar 1 tostão com.

Se o software existe e é bom, alguém está pagando gente para fazê-lo. Esse alguém normalmente são as empresas que trabalham com FOSS como Novell e RedHat, agora como elas vão sobreviver se não gerarem receita?

Executivo e administrador brasileiro é incapaz de enxergar isso, que é necessário financiar o desenvolvimento da tecnologia comprando serviços dessas empresas ou então em alguns anos ele vai ter contribuído para ter um monte de software legado que ninguém mantem.

L

louds:
Sparcx86:

O problema é muito maior que isso. A maioria aqui no Brasil é incapaz de entender que não é pelo fato de se estar usando software livre que necessariamente não se deve
gastar 1 tostão com.

Se o software existe e é bom, alguém está pagando gente para fazê-lo. Esse alguém normalmente são as empresas que trabalham com FOSS como Novell e RedHat, agora como elas vão sobreviver se não gerarem receita?

Executivo e administrador brasileiro é incapaz de enxergar isso, que é necessário financiar o desenvolvimento da tecnologia comprando serviços dessas empresas ou então em alguns anos ele vai ter contribuído para ter um monte de software legado que ninguém mantem.

Concordo com o louds.

E uma outra opção para as empresas que não querem financiar outras é alocar seus funcionários para gastar 1 dia por semana por exemplo para colaborar com os projetos open-source que esta usa. Isso seria bem legal tbm!

Marcio_Nogueira

Toda nova iniciativa de se implantar Software Livre em uma empresa deve ser fruto de muito planejamento, avaliar o atual cenário, e como o SL se encaixa neste contexto.
Está correta a afirmação de que o SL cortará custos em um periodo inicial, porém, há o custo com treinamento da equipe e suporte técnico. :wink:

AUser

Olha, eu já trabalhei muito com ferramenta SL mas tô preferindo (no meu caso) usar ferramentas pagas.

Tenho oficialmente:

Windows,
MyEclipse,
Oracle,
FlexBuilder.

Já trabalhei bastante com Linux, mas prefiro Windows quando se fala em programar. Linux pra mim - só redes. (nãop vamos tornar isso em flame nem guerrinha, pessoal! heehe)

M

"

T

apenas para constar que software free não é necessariamente software gratuito… a grande maioria dos softwares free são também gratuitos, mas isso não é obrigatoriedade nenhuma.

Quanto a CIO que adotam apenas softwares livres, por que não? Apenas completando o que disse o louds, se o cara estiver usando as ferramentas gratuitas na empresa dele, nada o impede de contribuir ($$$ ou com modificações) com o(s) projeto(s).

Sparcx86

marcosalex:
Uma coisa que vejo muita gente confundir, é que pelo software ser livre, não tem suporte e software proprietário que você pagou a licença, tem suporte. A licença do software só te dá a garantia de se o CD estiver estragado eles trocam pra voce :lol: . Alguns deles te dão 30 dias de suporte pra instalação, só isso. O resto, se você quiser é pago a parte por um outro contrato, variando o preço de acordo com o escopo do suporte desejado. Só que a grande maioria dos softwares livres também tem esse tipo de contrato. Mandriva, Red Hat, IBM, Dell, HP, Sun,…todas oferecem suporte a várias ferramentas livres.

Agora, generalizar que uma ferramenta é melhor ou pior de acordo com o método de trabalho é viajar demais. hehehe

O suporte é sempre pago, seja free ou não.

Nem sempre… no caso do JBOSS como voce não paga licença precisa ter um time muito bom caso contrário tá ferrado… terá que contratar um suporte bem carinho da Red Hat… :twisted:
Não que o JBOSS seja ruim, muito pelo contrário, só que tem gestor que imagina que pelo fato de não pagar licença quer dizer que não terá que investir em nada. Existe outro fato importante: weblogic e websphere possuem uma documentação vasta e muita gente os conhece a fundo, não posso falar o mesmo que o JBOSS. Acho que conheci pouca gente que realmente conhece a fundo o conteiner, porque no caso dele assim como Linux é preciso fuçar muito e durante um longo periodo… falo neste exemplo de curva de aprendizado. Ferramentas free exigem um periodo quase sempre maior de aprendizado que em outras em que a licença é paga, existem até treinamentos.

O exemplo do JBOSS não foi para critica-lo, apenas um fato que observo há muito tempo e só serviu de exemplo mesmo.

P

Isso é, antes de tudo, uma questão cultural. Mudei recentemente de setor, e tive que ouvir de um colega mais ou menos o seguinte:

“MySQL é uma m***a. Linux é uma m***a. Se é gratuito, é uma m***a. Se fosse bom, seria cobrado!”.

E se vocês estão pensando que foi um coroinha de 50 anos que falou isso, erraram. O cara tem 35 anos :shock:

M

!

P

marcosalex:
pango:
Isso é, antes de tudo, uma questão cultural. Mudei recentemente de setor, e tive que ouvir de um colega mais ou menos o seguinte:

“MySQL é uma m***a. Linux é uma m***a. Se é gratuito, é uma m***a. Se fosse bom, seria cobrado!”.

E se vocês estão pensando que foi um coroinha de 50 anos que falou isso, erraram. O cara tem 35 anos :shock:

Pergunta pra ele por que dos 500 computadores mais rápidos do mundo, 350 usam linux. Supercomputadores são uma área que dinheiro não é problema e o céu é o limite.

O problema é que não adianta mostrar esses fatos para o cara. Ele cristalizou essas idéias e não há santo que o faça mudar de idéia. o pior é que ele nunca encostou um dedo num micro com linux ou MySQL instalados…

peczenyj

software free != gratis :wink:

kicolobo

Eu já vi o seguinte raciocínio: “este software é gratuito hoje, mas e se não for amanhã?”, ignorando completamente o fato do mesmo já ter sido licenciado com algo como GPL, Apache, etc.

O que rola muito aqui, e demonstra o alto nível de ignorância do mercado consiste na famosa postura “sugadora”.
Todo mundo usa o software livre. Mas só usa.
Se der bug, simplesmente diz que o bicho é uma merda.
“Fazer alguma contribuição para o código fonte? Nem pensar. Eles que resolvam e depois a gente baixa a nova versão”
“Doar dinheiro para o projeto? Tá brincando?”
“Pagar suporte? Vão furar meu olho!”

E por aí vai.
Enquanto continuarmos com esta postura CRETINA, iremos permanecer lanternas nesta história.

M

"

Criado 18 de novembro de 2008
Ultima resposta 20 de nov. de 2008
Respostas 18
Participantes 15