Software Livre no Jô Soares

33 respostas
renatosilva

[i]Da redação da Linux Magazine

O sociólogo Sergio Amadeu da Silveira, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e forte proponente do Software Livre, e Júlio Cezar Neves, professor da UniRio e também um importante personagem do cenário do Software Livre nacional, foram os entrevistados desta tarde de 03/10 do Programa do Jô.

Falaram sobre o conceito de Software Livre, citando sempre o Linux e, principalmente, o Apache, como maiores exemplos de uso de tecnologias de código aberto. Como se tratava de uma entrevista voltada ao público geral, procuraram explicar a diferença entre software e hardware, além de falarem por alto da importância das quatro liberdades inerentes ao conceito de Software Livre para o surgimento e o crescimento da própria Internet e da Wikipédia. Deram exemplos de importantes usuários de sistemas de código aberto, como Google, NASA, Agência Nacional de Securança dos EUA etc.

Ainda não está definido quando a entrevista irá ao ar ? mas isso deverá ocorrer até o dia 06/10. Estamos em contato com a emissora para divulgarmos a data exata. Em breve, teremos também fotos da entrevista nesta página.[/i]

Infelizmente eu não vou poder ver, mas quem ver conta ae como foi! :slight_smile:

http://www.linuxmagazine.com.br/Magazine/OnlineExclusive/Programa_do_Jo

33 Respostas

Deh

o site que você citou foi atualizado, o programa vai passar hoje =]

[ATUALIZAÇÃO] Programa vai ao ar hoje, 05/10

A produção do Programa do Jô informou que a entrevista vai ao ar hoje, dia 05/10. Fotos da entrevista serão enviadas para a redação da Linux Magazine hoje durante o dia e vamos publicá-las aqui nesta página.

Luiz_Aguiar

Opa… vou ter um motivo bom pra ficar acordado hoje. :slight_smile:

fdettoni

Com certeza a cama vai ter de esperar um pouco mais hoje.

hehehe
[]'s

AugustoCSS

é hoje mesmo, tá na página da grôbo:

Java_Vinicius_Machin

Tá beeeem básico. (Também com as perguntas excepcionais do Jô) :wink:

kissdemon

Acabei de ver a entrevista, realmente foi bem básico, e já imaginava que nao passaria disso mesmo. Não conseguiram sair da definição de software livre, e mesmo assim, parece que o Jô nao entendeu nada.
Passam 5 minutos de uma entrevista como essa e 2 blocos de um PM que tem uma banda (sem desmerecer o PM, mas poderiam dar mais importancia para assuntos como esse, mas provavelmente nao da ibope).
E viva o Jô!

[]´s

Carlos

L

O Jo Soares queria hackear o google…hehehe

Foi bem fraquinha a entrevista mesmo! Acho que quem não sabia o que era software livre continuou sem entender e pra quem jah sabia não agregou nada de positivo…uma pena…mas realmente não dava pra esperar muita coisa!

Paulo_Silveira

Da para perceber que, mesmo o Jo estudando os assuntos de antemão, ele muitas vezes vem pouco preparado para a entrevista. Pode-se perceber que não houve uma linha de pensamento elaborada. Foi tudo no tapa onde o Jo misturou tudo que estudou: “linux, dinheiro, wikipedia”

bem que os entrevistados estavam bem despreparados. Apache como exemplo para pessoas leigas??? FreeBSD? banco de dados? Porque nao falou do FIREFOX? Algo que 11% da populacao conhece versus 0.0004%.

e sobre a intencao de vender? CLARO que todos tem intencao de vender, mas de vender servicos. como que eles nao estavam com uma boa resposta disso na ponta da lingua?

a entrevista terminou em tempo RECORDE. o jo percebeu que estava uma droga. a entrevista serviu para desinformar… uma pena.

J

muito fraco … é uma pena o Sergio Amadeu mostrar essa despreparação …

Tanto no comeco da entrevista ele ja foi vomintando …

• É como um bolo.,… codigo fonte… compilado…

e o jô

• Compilado, fonte??!?!?!

Muito fraco… parecia um universitario que acabou de sair da faculdade e queria provar que seu professor estava certo… lamentavel!

Fabricio_Cozer_Marti

eu tb não gostei, os caras pareciam que estavam sendo professores de sistemas operacionais, eles tinham que ser mais criativos e menos sérios.

Grinvon

Sem querer desmerecer os entrevistados e o entrevistador, não perdi então meu tempo, fiquei fazendo outra coisa.

Mas uma pena, acho que se você dâ uma entrevista como essa, não é para ficar falando de “ferramentas técnicas” e sim de softwares que a população em sí possam utilizar.

danieldestro

Concordo com o Paulo. Eu, mesmo sendo da área, achei um porre a entrevista. Dei muita risada com o PM Carnal Desire.

kissdemon

Paulo Silveira:

e sobre a intencao de vender? CLARO que todos tem intencao de vender, mas de vender servicos. como que eles nao estavam com uma boa resposta disso na ponta da lingua?

Esse ponto foi o pior de tudo. Quando o Jo falou sobre o Linux ser vendido, não falaram absolutamente nada. Realmente uma pena. Pessoas despreparadas e um apresentador + despreparado ainda.

[]´s

Carlos

danieldestro

A culpa não é do Jô, é dos entrevistados.

boaglio

Na realidade a entrevista era pra ser outra coisa, iam ligar um laptop e mostrar alguma distribuição linux rodando, leiam mais detalhes aqui.

Eu não gostei da entrevista porque deve ter confundido a cabeça de muita gente que não conhece o assunto. Mas o pior de tudo foi o tempo extremamente curto para os dois, enquanto para o outro entrevistado (mais bizarro impossível) ele deu quase o programa inteiro.

Isso também eu achei que a emissora errou, poderia ter o outro entrevistado algo relacionado à tecnologia ou algo do mesmo contexto.

danieldestro

Isso é assunto chato demais para a população em geral.

[editado]
Acabei de ler a carta publicada no link acima. Ridículo a Globo com toda sua intransigência.
[/editado]

renatosilva

Acabei de ouvir a entrevista, se o Sérgio Amadeu não estivesse lá, seria MUITO melhor… o Jô não errou em nada, era apenas um usuário curioso…

kissdemon

Para quem nao viu: http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-MC123,00.html

São 3:05 de entrevista no site enquanto outras chegam a 22 minutos (como a entrevista do PM, que por sinal foi bem engraçada).

[]´s

Carlos

C

a entrevista completa aqui http://www.youtube.com/watch?v=9s690u52SxM
com 12:30 minutos

fmeyer

faltou um pouco de didadica.

leo_ap

Eu esperava bem + da entrevista

achei que os entrevistados se enrolaram um pouco nos comentários e respostas…

Mas o conhecimento do publico em geral sobre assuntos da area de informatica vao obrigatoriamente crescer cada vez +. Isso é inevitavel, cada vez + os equipamentos e sistemas serao de conhecimento de um “publico leigo”.

boaglio

Se o Jô Soares interrompesse menos talvez eles conseguissem explicar melhor…

fmeyer

o problema é que eles estao acostumados a passar informacao para pessoas com o minimo de conhecimento. se voce analisar como um leigo voce tambem faria um monte de perguntas pra entender realmente sobre o que estao falando.

outra coisa, eles nem citaram o Firefox … programas de inclusao digital com software livre, entre outros.

renatosilva

Falou e disse!!!

Discordo boaglio.

“O que é software livre? Quer dizer que é grátis?” (começou muito bem)

“Ah, é quando você dá o código fonte, igual um bolo…”

“Epa, perae, calma, calma, devagar…código-fonte? WTF?”

“O Google é um software livre”

“Quer dizer que eu posso alterar o google???” :smiley:

(cadê o fonte do google? eu quero!)

Por essas e outras…

Pedrosa

Fiquei sabendo dessa entrevista pelo GUJ e resolvi assistir, enrolaram o programa com uma banda desconhecida com um vocalista engrassado, também achei que faltou postura dos entrevistados e domínio do assunto, o cara não sabia dizer se um arquivo do Open Office abriria no Word etç, o assunto não desenvolvia Google, Linux, esses 3 minutos e pouco foi um absurdo também e lendo os bastidores fica claro que não deram condições mínimas para que houvesse uma entrevista mais didática e uso de um simples Notebook, se o Jo Soares não ganhou nada da Microsoft ele poderia revendicar, pois um simples usuário leigo como ele conseguiu atrapalhar os caras.

asobrab

PQP. Realmente o conteúdo desta entrevista ficou muito aquem do esperado. Foi pífia. Para quem não viu, assistam no YouTube os arquivos parte 1 e parte 2. Tem muita gente comentando sem ao menos se dá o trabalho de assistir o vídeo.

Acho que os caras deveriam ter explorado o SL no sentido social e econômico para o país. E esta oportunidade foi dada. Logo de cara o entrevistador faz a pergunta:

ENTREVISTADOR: “- O que é a denominação de Software Livre? Quer dizer que é gratis?” .

Putz! Neste momento o cara tinha que começar falando do contexto que levou a iniciativa de SL. Explicando este contexto com clareza, já responderia a pergunta do entrevistador. A partir daí deveria pegar o “gancho” para o contexto social e econômico para OS PAÍSES em desenvolvimento. Mas nao… o que o cara diz?

ENTREVISTADO: “-Não…nao…Teeem…você pode fazer um software…e… fazer de duas formas… Todo software pode ser livre ou proprietário… Ele é livre quando você dá o codigo fonte junto com ele. É como um bolo”. (neste momento o cara é interrompido pelo entrevistador)

Com esta tacada, ficou claro que a coisa NAO iria sair bem. O que o entrevistador responde?

ENTREVISTADOR: “-Bom… vamos… vamos…um poooouuco mais devagar… e um pouco… um pouco antes disso.”

Claro!!! Este “um pouco antes disso” é o contexto do software em si e o contexto do SL. Tanto que o entrevistador emenda…

ENTREVISTADOR: “-explicar o que é o software livre ou não livre.”

Neste ponto da entrevista a coisa já ficou hilariante. Em seguida o cara emenda:

ENTREVISTADO: “-…é um programa de computador… faz rodar o computador, faz rodar hoje celulares… digitais… vai fazer rodar geladeira… TUDO vai ter software em breve.”

O entrevistador então “TENTA” ajudar os seus entrevistados:

ENTREVISTADOR: "- ceerto! O hardware seria a ferramenta e o software…

ENTREVISTADO: “-…hardware é aquilo que você xinga… não…é aquilo que você chuta… software é aquilo você xinga quando dá pau!!”

ENTREVISTAOR: “-RISOS…agora está claro!!”

O que ficou claro neste momento mesmo foi que, a entrevista sobre SL, “tinha ido para o brejo com cordo e tudo”. Com uma linguagem dessas onde iriamos chegar? Qualquer acadêmico de 1º período na área de computação conseguiria explicar com mais clareza o que é SW e HW.

O entrevistado deixou transparecer neste momento que NAO tinha domínio sobre o assunto, o que NAO é verdade. Acho que ele amarelou em estar na “todo poderosa” globo.

Em seguida o entrevistador insiste na questão do LIVRE (não tinha sido explicado ainda). O cara não contente de já ter “mandado a vaca pro brejo”, tenta explicar o que é software e livre. Assim emenda temos como: “rotinas escritas”, “ordem para a máquina”, “codigo fonte”, “executável”, “bolo + receita”, “altera, melhora", "sabota”… e conclui… “mas…quando você compila para a máquina rodar você tira a sabotagem”.

O Entrevistador também conclui: “…Agora eu já NAO entendi NADA!!”

Como que uma pessoa pode dizer uma coisas dessas? Falar em “tirar a sabotagem”? Putz!! Ainda teve coragem de dizer que a NASA e o departamento de defesa dos EUA usa SW livre? Não poderia existir uma coisa mais contraditória!!!

O entrevistador então pede um exemplo de SW livre que esteja na internet. Putz!! O outro cara ao invés de citar um browser da vida como Firefox… não… diz: “a própria internet Jô. A própria internet hoje é 70% livre.” A partir daí entra o exemplo do google. Um verdadeiro chute no saco!! Menos mal. Já pensou se começa a falar de HTTP para explicar o porque que a internet é 70% livre? Putz!! Daí para frente… a única coisa que se vê é “a vaca decendo brejo a dentro…”

Neste momento ficou bem caracterizado que a dupla de entrevistado estava “desintonizados”.

Não compensa fazer o transcript completo.

FOI LAMENTÁVEL! Mas… vamos aprender com os erros!!

É minha opinião somente!

MarcioTavares

Bom, já que estão metendo o malho no rapaz, que tal chamá-lo para o debate aqui para que ele possa se defender e/ou esclarecer os pontos “escuros” citados pelo pessoal?

http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Amadeu

Deiverson

Concordo, eles não deveriam sequer ter tocado na parte tecnica, deveriam ter explicado a historia do software livre, de onde surgiu, por que, a criação da free software fundation, o surgimento do GNU/Linux…

Foi uma derrota amarga para o software livre, os entrevistados não planejaram que topicos iam abordar, completamente desorganizados e ficou essa impressão do software livre para o pessoal leigo, que software livre, qualquer um leigo pode abrir e alterar, burlar, que não tem controle algum… etc…

Muito triste, lamentavel, contribuiu para denegrir o software livre… Ainda estou passado, chocado, como podem ter coragem de ir lá no jo soares falar tamanhas idiotices, me desculpe a palavra, mas estou indignado, revoltado… esses dois podem conhecem muito de software livre, mas provaram que so conhecem para si proprio, não tem competencia nem capacidade de passar a informação, não sei como uma faculdade pode admitir professores tão pessimos como esses…

Essa é minha triste opinião…

A comunidade de software livre não merecia isso… não merecia…

L

Deiverson vc tbm não pode julgar a competência dos caras simplesmente por uma entrevista mal-sucedida.

O Sérgio Amadeu eu não posso falar muita coisa pq não conheço seu trabalho, mas o Julio é fera e com certeza eu gostaria muito de poder ter aulas com ele!! Tenho um livro dele e recomendo demais!

Quanto a entrevista, eu vou te passar um link com a versão do Julio sobre a mesma e você vai ver que infelizmente teve vários imprevistos que acabaram atrapalhando a entrevista…eles tentaram se organizar melhor…eles tinham feito uma apresentação pra falar e não puderam mostrar pq a produção não deixou…entre outros problemas…

Segue o link: http://br-linux.org/linux/software-livre-no-jo-julio-neves-da-mais-detalhes

No mais, discordo de você! A entrevista com certeza não deu bons frutos como queriamos, mas não acho que tenha denegrido a imagem do software livre…ficou elas por elas…dúvido que alguem saiu pensando “poxa…não vou nunca usar software livre depois dessa entrevista”.

Mais respeito totalmente a sua opinião!! Só acho que você se precipitou um pouco ao julgar principalmente o Julio como um incompetente…

Abraços!

Deiverson

lavh:
Deiverson vc tbm não pode julgar a competência dos caras simplesmente por uma entrevista mal-sucedida.

O Sérgio Amadeu eu não posso falar muita coisa pq não conheço seu trabalho, mas o Julio é fera e com certeza eu gostaria muito de poder ter aulas com ele!! Tenho um livro dele e recomendo demais!

Quanto a entrevista, eu vou te passar um link com a versão do Julio sobre a mesma e você vai ver que infelizmente teve vários imprevistos que acabaram atrapalhando a entrevista…eles tentaram se organizar melhor…eles tinham feito uma apresentação pra falar e não puderam mostrar pq a produção não deixou…entre outros problemas…

Segue o link: http://br-linux.org/linux/software-livre-no-jo-julio-neves-da-mais-detalhes

No mais, discordo de você! A entrevista com certeza não deu bons frutos como queriamos, mas não acho que tenha denegrido a imagem do software livre…ficou elas por elas…dúvido que alguem saiu pensando “poxa…não vou nunca usar software livre depois dessa entrevista”.

Mais respeito totalmente a sua opinião!! Só acho que você se precipitou um pouco ao julgar principalmente o Julio como um incompetente…

Abraços!

Olá lavh,

Eu quis dizer que ele foi irresponsavel, inconsequente e demonstrou imaturidade profissional, ao ir em um programa de televisão como aquele, e falar aquelas coisas sem logica nem coerencia alguma, não se preocupando sequer que a maioria do pessoal que assiste o programa, é leigo em software livre/linux…

A sensação que eu fico é que esse sujeito se acha TÃO BOM em software livre, Linux, que não sente necessidade de reservar um tempo para PLANEJAR um roteiro da entrevista, ainda bem que não foi possivel mostrar o linux no telão, o pessoal iria horrorizar com o carregamento do boot…

Cara, planejar um roteiro do que vai falar, qual ponto irá abordar, isso ele não fez em momento algum… Eles demonstraram imaturidade profissional, pareciam 2 leigos que leram em uma revistinha, um artigo sobre software livre e linux, e tentaram contar o que entenderam sem se preparar antes…

Esta ai, uma coisa que podemos aprender com isso tudo, a importancia do planejamento para uma entrevista, mesmo você sendo “O CARA” para alguns…

Cara, acredito, usuario que só conhece windows, vai continuar sendo mais fiel a windows depois dessa entrevista…

Você diz:
eles tinham feito uma apresentação pra falar e não puderam mostrar pq a produção não deixou…entre outros problemas…

Eu digo:
O que eu digo é que eles não tiveram PLANEJAMENTO DE ROTEIRO PARA FALAR, contar por exemplo, de forma bem resumida, as motivações do software livre e a filosofia pregada, NADA DE COISA TECNICA, não tem nada haver com a produção do programa, eles demonstraram que não sabem nada de software livre, VEJA, estou me baseando nessa entrevista… Estou adotando o ponto de vista de uma pessoa leiga de software livre, Linux…

Triste… Triste… Triste… Dá vontade de chorar com essa entrevista…

F

Deivierson,

Lembre-se que aquilo não era uma palestra, e sim uma entrevista. Se você já participou de uma você deve saber que a pauta é feita (qdo feita pelo entrevistador) e na grande maioria das vezes é feita 15 minutos antes da entrevista. O entrevistado não tem controle da apresentação sendo que ele pode ter se preparado para um roteiro e falar sobre determinados temas e seguir uma linha coerente e pelo fluxo da entrevista acabar se desviando do assunto.

Achei muito ruim a entrevista visto que 90% dos usuários de computador mal sabiam que o Windows era pago até o WGA pipocar na tela, tbm não sabem diferenciar um SO de qq outro programa, se vc falar browser,navegador, IE ou firefox eles não sabem (acham que aquele ícone é a Internet). Então só de introdução precisaria de pelo menos 10 minutos… :slight_smile:

G

Assistam aqui:

M

Assisti a entrevista e achei realmente muito fraca. O cara utilizar o apache onde roda o google como exemplo de software livre foi o cúmulo. No momento eu pensei: oque que os usuários leigos vão enteder disso!! E a intervenção do Jô foi muito boa e previsível: Então eu posso alterar o Google??

Acredito que os problemas que eles tiveram não justificam a péssima entrevista que deram. Pois não conseguiram nem expor as idéias básicas.

Talvez a produção não tenha deixado passar a apresentação porque eles fizeram no PowerPoint… :slight_smile:

E não acredito que na apresentação que eles elaboraram ia ter a resposta para a pergunta que o Jô fez e nem isso eles sabiam: Se é possível abrir um documento do Word no Open Office…

Lamentável!

Criado 5 de outubro de 2006
Ultima resposta 16 de out. de 2006
Respostas 33
Participantes 24