Estou com dúvidas sobre o lado comercial do software Java. Por isso postei nessa sessão.
Queria saber o seguinte:
Como e onde registrar, aqui no Brasil, um software feito em Java?
O registro tem que ser em nome de pessoa jurídica?
Como o desenvolvedor de software livre ganha dinheiro? Não acredito que alguém passe por exemplo um ano programando um software maneiríssimo, e depois o entregue de graça!!! De alguma forma ele deve ganhar com isso!
O esquema de registro de software é parecido com o registro de marcas e patentes, porém possui suas próprias regras. Para ser sincero não me lembro muito, mas existem diversos escritórios especializados neste assunto, eles poderão lhe ajudar com maior clareza. Pesquise no google sobre marcas e patentes.
Pelo fato do software ser livre não significa que o desenvolvedor não possa ganhar uma grana com ele. Veja algumas coisas que podem ser feitas:
Customizações do sistema conforme as necessidades de empresa específica;
Na forma da distribuição, por exemplo: cobrar uma graninha pelo CD, caixa, encarte… bem essas coisas;
Venda de Manuais;
Implantação do Sistema;
Suporte (De diversos tipos…)
Aí vai da sua imaginação. Normalmente existe algum serviço agregado ao software onde o desenvolvedor pode ganhar alguma grana…
bom, alguem aki ja ganhou $$ com um software livre?
eltonk
Outra coisa que o desenvolvedor de software livre ganha é o reconhecimento no mercado e na comunidade…
Em outras palavras, você conhecido, você empregado =P
Software Livre não resume-se somente nisso… Há toda uma idéia em cima do assunto e vários tópicos sobre isso já foram abertos… de uma procurada pelo fórum que vc encontra muitas outras idéias de muitas outras pessoas sobre o assunto…
[]'s
D
darkseidPJ
O q temos q mudar eh a nossa mentalidade a respeito de softwares e prestacao de servicos. Qndo se faz um software livre, o software nao eh o produto final, na verdade o produto final, q vc vende e ganha dinheiro em cima eh o seu servico, o software eh apenas um meio, uma ferramenta pra isso… eu to desenvolvendo um software livre, e to cobrando ateh q caro por ele huahaua… ou melhor, to cobrando pelo servico prestado a empresa…
R
Rubem_AzenhaPJ
deixa eu ver se eu entendi vc tah fazendo um SOFTWARE LIVRE para uma empresa e esta cobrando por isso??? 8O
M
MinerimPJ
Não microfilo, o software é meu, não tem empresa nenhuma na jogada.
O problema é que a coisa é bem complexa, e como eu tô sozinho isso tá levando muito tempo pra ficar pronto!
Nesse meio tempo está surgindo muita concorrência! E o pior, algumas das quais são softwares gratuitos. Ainda continuo tocando o projeto pois acho que ele é bem mais simples de ser utilizado do que a concorrência, portanto pode ser mais produtivo para as empresas!
Sou um cara estremamente técnico, não entendo nada do meio comercial e estou com uma dúvida enorme de como registrar esse produto:
Se não registrar como livre, não vai ganhar mercado;
Se registrar como livre, o que eu ganho?
Concordo com a resposta do darkseid, mas nesse caso o serviço dele já está sendo pago; o meu não… já que foi iniciativa minha.
R
Rubem_AzenhaPJ
uma duvida:
eu faço um programa e declaro ele “aberto”
posso vende-lo por um preço “alto” com o codigo fonte? tenho que fazer isso?
ao deixar ele aberto, eu tenho que distribuir ele gratuitamente?
onde posso buscar informações sobre isso?
tipo, pelo q eu to vendo, soh as empresas lucram com o free software, o programador soh ganha a “reputacao”, eu jah li bastante coisa a respeito, mas ainda n vi onde o programador ganha… alguem poderia me explicar?
vlw