Software não é Código é Requisito

Aliás.

Eu tenho todos os requisitos do meu OS, eclipse, firefox aqui no meu HD.
Afinal, sem eles os executáveis não são nada além de código.

Agora sim… “Duhh”…

Não o meu cliente é o cara que supostamente criaria os requisitos do programa, como ele não sabe o que tem que ser feito eu também não sei!! isso quer dizer que eu posso fazer qualquer coisa que depois eu vou ter que alterar de novo porque não tem nada que diga que o que eu fiz é o correto!!

Tecnologia utilizada não tem relação direta com os requisitos do programa. Clientes geram requisitos e eu desenvolvo para pessoas

Sou eu que passo instruções para o software

:cry:

Mas sério, isso aqui resume toda a questão do tópico:

[quote=luistiagos]software != requisito
software = codigo
e o codigo atende os requisitos…[/quote]

[quote=Jeanioz]Mas sério, isso aqui resume toda a questão do tópico:

[quote=luistiagos]software != requisito
software = codigo
e o codigo deveria os requisitos…[/quote][/quote]

Só acrescento o deveria :cry: :roll:

:arrow: Software é um contexto mais amplo, que é desenvolvido por base em requisitos. Exemplo você aplica metodologia o ágil embasado pelo os o requisitos sistemicos a ser implementado assim promovendo cenários proximo do desejado à corporação.É Fato que os aplicativos estão migrando tudo pra WEB, sendo controlados por Frameworks.

:idea:“Frameworks, não é código é uma abstração”

então meu caro Marcio Duran pq vc pega a papelada de especificação abre seu gabinete abre seu HD entrouxa tudo ela dentro do disco… e depois tenta compila ela para virar um software?

Por base significa que é? Uma casa é material de construção ou mesmo a necessidade de alguém morar? Software tem os requisitos como principio, ou seja, para existir um software deve existir uma necessidade que pode ser traduzida em requisitos (requisito=condição para existência de algo), mas isso não significa que o software é o próprio requisito, assim como uma casa não é o próprio material de contrução, ou mesmo a necessidade de alguém morar nela. Tente encarar o requisito como a necessidade ou condição de algo existir, mas não como a coisa em si!

Márcio, se você é idiota o suficiente pra continuar pensando essa besteira - guarde-as pra você. Cara, eu não consigo entneder como você ainda não entendeu isso. É impossivel entender cara.

É baseado em requisitos, mas não é os requisitos.

O desenvolvedor, com base nos requisitos, vai desenvolver uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas. Essa sequência é chamada software e essa sequência de instruções cumprirá os requisitos (mas, de novo, não são os requisitos em si).

As instruções são código de baixo nível e os requisitos, linguagem natural de alto nível.

[quote=cassio]
Baboseira acadêmica é fogo…[/quote]

Sem comentários…

Você não tem noção do que é software, e nem soube ler o que escrevi. Executável é uma parte fundamental de um software sim. Se você criar um programa sem levantamento de requisitios e nem documentação (como você faz), sim vc tem um um “software”… Mas é um programinha que só você entende (por enquanto) e pode dar manutenção.

Bom trabalho…

Ok Marcio, ok…software não é código, é requisito…feliz? Ipi ipi uhaaaaaaaaaaaaa!!! Vamos abrir uma champagne e comemorar !

Sergio, calma cara. Você já ofendeu o Marcio algumas vezes nesta thread, respeite a opinião dele também. Cada um pensa como é lhe ensinado, que eu saiba (de thread anteriores) o marcio é algo como Engenheiro de Requisitos, está no direito dele pregar que software não existe sem requisito, tudo bem, se ele pensa assim, que seja feliz assim.

Ah, entendi. É uma questão cultural da tribo dos requisitos. :roll:

Cada povo tem sua visão de espiritualidade computacional e sentido da vida de um software. E todas essas crenças devem ser respeitadas!

[size=1]Informática está virando uma ciência humana…[/size]

Das duas umas…
ou o marcio faz parte da tribo dos ignorantes pseudo-intelectuais :lol:

ou ele faz parte da tribo dos fakes que enchem o saco com threads inuteis no forum 8)

A questao da executao que falaram é importante. Diferencia software de codigo e requisito.

Dado uma instrucao (codigo)
Para executar a tarefa desejada (requisito)
Tenho um processo em execucao (software)

O software tem bug quando o codigo nao cumpre o requisito. Nao ha bug em requisito!

O codigo é a forma como nos expressamos. Codigo tb nao possui o bug. E a forma como geralmente o introduzimos. O bug pode simplesmente “estar no ambiente” (Um programa multithread por exemplo pode entrar em deadlock mesmo que nao haja erros de codigo).

O que vai representar o software não é o código, o software representa o sistema e esse pode estar em forma de outra representação por exemplo: workflows ou anotações baseado em UML, o requisito é a primeira evidência que vai dar vida ao software, que vem antes dessa representações, código não é modelo de nada, é simplesmente o aplicativo rodando no cliente, ele não produz inteligência ele trabalha pela a inteligência e o planejamento.
Não é o código que programa, ele é doutrinado pelas normas de suas especificações e você que a faz a entende-las, esse é um processo antes, que é de entendimento ao escopo desejado.

Então, Novamente “Software não é Código é Requisito”[/quote]

Um software é um código que atende aos requisitos.

Tente ter um software feito de qualquer outra coisa que não código (Delphi não vale) e veja se isso atende aos requisitos.

[quote=peczenyj]IT’S MAGIC!
WE DON’T HAVE TO EXPLAIN IT! [/quote]

É mais ou menos isso mesmo. :lol:

[quote=luistiagos][quote]
Você não desenvolve pelo código mas sim pelo o requistito e a especificação que é lhe passada, fuga disso e você não tem software algum
[/quote]

mas que pensamento mais arcaico tipico de fabrica de softwares onde entra requisitos e sai gambiarras…
meu amigo existem 2 tipos de requisitos: funcionais e não funcionais… os requisitos não funcionais não tem em documentações pelomenos alguem de sa conciencia não deveria colocar… ou seja vc desenvolve pelo codigo sim… e nele desenvolve algoritimos que serão soluções para problemas que tem requisitos… os requisitos funcionais são especificados a vc porem os não funcionais é vc que especifica e faz… e vc que lida com as coisas atravez de codigo a diversas outras coisas a se considerar alem de requisitos qdo se projetar um software… [/quote]

Isto não faz nenhum sentido. Requisitos, documentados ou não, existem. É a função da aplicação OBEDECER os requisitos. Qualquer aplicação que não obedeça a requisitos faz mais do que deve e portanto alguém pagou a mais por algo que não queria, ou pagou por algo que não existe no software.

Requisitos Não-funcionais são tão importantes quando os funcionais. Vc dá a impressão que os não funcionais saem do @#$@#$ durante o desenvolvimento. Não. Se é assim que vc faz vc está fazendo @#$@#$.

normalmente os software que são completados ( a maioria não é) e falham, falham porque não foram seguidos requisitos não funcionais. Muitas vezes porque eles sequer são especificados.

Como vc garante que o seu sistema tem disponibilidade de 99.99% se isso nao for especificado. Todos os seus sistemas têm disponibilidade 99.99% ? Aliás vc sabe o que significa disponibilidade de 99.99% ? …

Ainda existem pessoas que acham software é um monte de código… onde isto vai parar…

[quote=cmoscoso]A questao da executao que falaram é importante. Diferencia software de codigo e requisito.

Dado uma instrucao (codigo)
Para executar a tarefa desejada (requisito)
Tenho um processo em execucao (software)

O software tem bug quando o codigo nao cumpre o requisito. Nao ha bug em requisito!

O codigo é a forma como nos expressamos. Codigo tb nao possui o bug. E a forma como geralmente o introduzimos. O bug pode simplesmente “estar no ambiente” (Um programa multithread por exemplo pode entrar em deadlock mesmo que nao haja erros de codigo).[/quote]

public class Humano {}

Isto é código ?
Isto é executável ?
Isto é um programa ?
Isto é um requisito ?
Isto atende a um requisito ?

Se código é aquilo que é executável , então coisas escritas num arquivo .java não são código.
Se executável implica em uma ação então uma classe não é executável.

Ha uma falha em entender o conceito de “código executável” que é diferente de “código” que é diferente de “programa”
Aquele exemplo acima é código, mas ele não é executável e ele não é um programa.
O que é código executável é o código escrito no .class pelo compilador ( por isso que existem compiladores).
Um programa precisa ter um inicio e um fim.

Bem acho que ninguem tenque fazer um documento com requisitos pedindo isto a vc… é vc que tenque fazer um codigo decente especificando isto para o processador…

a menos que vc seja um monkeycode tipos de coisas como esta e outros requisitos não funcionais não precisam ser especificados…