Software pra auditoria

13 respostas
Z

Oi, pessoal.

Estou trabalhando em um projeto de inventário e estamos avaliando softwares de auditoria para fazer varreduras nas máquinas. Esse software deve rodar sem intervenção do usário (quando o usuário fizer logon, por exemplo) e de preferência grave a informação (hardware e software instalados) em arquivos XML em uma pasta em algum servidor na rede.

Vocês tem alguma sugestão de software pra isso? Estou testando o Audit32, da IntuIT, mas não consigo fazê-lo rodar em modo não-interativo de jeito nenhum, o cara tem que ir lá e executar o programa, e assim não dá.

Não há problema em ser software pago e deve rodar obrigatoriamente em Windows. Alguém?

[]s

13 Respostas

urubatan

não sei se não é um canhão para matar uma mosca :smiley:
mas da uma olhada no Trauma Zer0

Z

É bomba atômica pra matar pulga. :mrgreen:

A aplicação tá toda feita, o que agente precisa apenas é do software que varre as informações do computador e salva em um arquivo xml em algum lugar da rede.

urubatan

ZehOliveira:
É bomba atômica pra matar pulga. :mrgreen:

A aplicação tá toda feita, o que agente precisa apenas é do software que varre as informações do computador e salva em um arquivo xml em algum lugar da rede.

bom, se é assim, a bastante tempo atraz, eu implementei um software que fazia pareciso com isto em Delphi.
o problema é que não tenho mais o Delphi.
entre em contato comigo em PVT que podemos negociar os fontes disto se te interessar :smiley:

fdettoni

Não sei se entendi direito o que vc precisa. Mas no caso de gravar informações de hardware e software das máquinas na rede, tem o cacic. Mas não sei se é isso mesmo que vc precisa.

http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/

[]'s

Luca

Olá

Eu tenho um programinha que lista as informações da máquina e os processos em execução. É Java + C via JNI usando API do Windows e mais algumas coisas que encontrei googlando MUITO. Ele foi feito para ajudar o Help Desk saber o que tem na máquina no momento do pau.

Não é difícil acrescentar funções de inventário procurando por diretórios padrões (Arquivos de Programas e Program Files) e pelo nomes dos diretórios conhecidos de softwares indesejáveis.

Mudando de assunto mas dentro do mesmo tema…

Trabalhei com um cara que foi diretor de uma grande empresa que trabalha assim:
Todo dia um software auditor verifica o que tem em cada máquina e se encontra um software novo, manda uma cobrança para o centro de custo do departamento. Este diretor um dia recebeu uma cobrança por um Autocad que um engenheiro instalou. Não teve dúvidas, chamou o engenheiro e mandou ele pagar do próprio bolso.

[]s
Luca

Z

Vamos usar o Audit32 mesmo, era uma configuração bestinha que faltava pra fazer ele funcionar em modo não-interativo.

A aplicação foi desenvolvida pela própria equipe da empresa, estávamos só avaliando o software que faz a varredura nas máquinas e gera o relatório em xml. O controle de inventário e o resto da parafernalha foi implementada pela gente, a complexidade é ter que varrer e sincronizar os dados de 5 parques com centenas de máquinas cada um e que ficam em lugares bem distantes (Alagoas e minas gerais). Mas já tá feito.

A intenção é essa mesma do exemplo que tu citou, Luca, vigiar de perto o que cada usuário instalou na máquina (ou tirou, já que tem gente que costuma roubar hardware).

Valeu, gente. []s

renatosilva

Eu tô fazendo um troço assim à mão em Delphi. Urubatan, vc sabe se tem como pegar informações de hardware remotamente? Eu consigo isso com a lista de softwares, puxando diretamente do registro. Mas será que não existe uma API específica, será que vou ter que fazer por registro mesmo?

Rubem_Azenha

Onde eu estudava estavam testando o Cacic. O negócio é parrudo mesmo!

Rubem_Azenha

Fazer um programinha cliente que disponibiliza essas informações e instalar nas máquinas como serviço?

renatosilva

Não microfilo, o que eu queria era conectar na máquina remotamente e extrair as informações, é mais prático…

urubatan

acho que a unica solução para isto seria utilizar WMI, iria funcionar para windows 2000+, mas eu nunca cheguei a mexer om isto :smiley:

renatosilva

Acho que vou puxar do registro mesmo… mais simples e fácil…

F

Eu fiz um sistema que resolve seu problema, mas até agora ele está funcionando só em windows, Java+vb.

Criado 6 de julho de 2006
Ultima resposta 14 de mai. de 2007
Respostas 13
Participantes 7