Software que produz Modelos e Documentações

Olá amigos do GUJ, não achei um espaço reservado para esse tipo de discussões… então me perdoem se estiver no lugar errado…

Estamos tendo um problema aqui na empresa para fazer o controle e a gerência de documentos de Especificação de Requisitos de Software, muitos dos problemas aqui são:

  • Muda o requisito temos que rastrear toda a documentação para saber onde esse requisito vai afetar;
  • Alguns analistas trabalham dentro do Modelo Desenvolvido, outros não, o que está criando um clima ruim entre análise e desenvolvimento (infelizmente alguns não têm maturidade);

Gostaria de saber se existe algum Software que construa modelos de Documentos e os próprios Documentos de Especificação de Requisitos de Software. Se não houver, nossa meta será montar um Software com essa funcionalidade, porém uma luz ou uma pesquisada não custa nada…

Valew galera… :smiley:

  • Utilize codigo bem escrito (testes inclusive) e organizado como documentacao para aquilo que é importante.
  • Desenvolvedores adotarao um modelo quanto mais proximos eles estiverem de poderem contribuir para sua melhoria.

Valew cara… mas acho que não fui muito claro na situação…

Trabalho como Analista/Desenvolvedor… atualmente estou na etapa de especificação de Requisitos e o único documento que adotamos aqui é a Especificação de Requisitos de Sofware… artefato gerado durante a fase de levantamento de requisitos, juntamente com a prototipação do sistema… como aqui é órgão público, é de extrema necessidade que geremos esse artefato antes da primeira tela ser mostrada ao usuário final. Logo o que quero é uma ferramenta que gerencie modelo e desenvolvimento desse documento em especial…

Espero ter sido mais claro dessa vez…

[quote=adriano_si]Valew cara… mas acho que não fui muito claro na situação…

Trabalho como Analista/Desenvolvedor… atualmente estou na etapa de especificação de Requisitos e o único documento que adotamos aqui é a Especificação de Requisitos de Sofware… artefato gerado durante a fase de levantamento de requisitos, juntamente com a prototipação do sistema… como aqui é órgão público, é de extrema necessidade que geremos esse artefato antes da primeira tela ser mostrada ao usuário final. Logo o que quero é uma ferramenta que gerencie modelo e desenvolvimento desse documento em especial…

Espero ter sido mais claro dessa vez…[/quote]

Entao procure por desenvolvimento iterativo e metodologias ageis…

Alias nao entendo poruqe orgaos publicos deveriam ser diferentes no que diz respeito a desenvolvimento de sw. :roll:

Também não… mas como diz o filósofo, temos que dançar conforme a música… principalmente aqui onde moro cara, tudo é atrasado… pra você ter uma idéia, cancelaram um evento de SCRUM que teria aqui, dizem as más línguas que foi porque não teve gente suficiente se inscrevendo… vai saber…

Aqui graças a Deus está mudando, mas alguns profissionais arcaicos ainda resistem a essas mudanças… principalmente metodologias ágeis, onde a participação do cliente é fundamental, e no Norte do Brasil, servidor público é mais atrasado que o normal… Até pra implantar um módulo do sistema foi a maior porrada… mas vamos ver, esse cenário tende a mudar, mas por enquanto ainda preciso de uma ferramenta que possa agilizar nosso trabalho. Pra então deixarmos o nosso foco em coisas que realmente valem a pena e não apenas em ficar alterando documentações…

Falows :wink:

Quanto a ferramenta, vc ja experiementou wiki?

Vou dar uma pesquisada cara…

Valews :wink:


Vc pode mostrar uma tela inacabada para um sub-grupo de usuarios e anotar as impressões. Quando decidirem que as telas estão boas o suficiente vc pode documentar os screenshots numa wiki ou gravar pequenas interações em avi com comentarios.  :wink:

Vc pode mostrar uma tela inacabada para um sub-grupo de usuarios e anotar as impressões. Quando decidirem que as telas estão boas o suficiente vc pode documentar os screenshots numa wiki ou gravar pequenas interações em avi com comentarios. :wink:

[quote=peczenyj]como aqui é órgão público, é de extrema necessidade que geremos esse artefato antes da primeira tela ser mostrada ao usuário final.

Vc pode mostrar uma tela inacabada para um sub-grupo de usuarios e anotar as impressões. Quando decidirem que as telas estão boas o suficiente vc pode documentar os screenshots numa wiki ou gravar pequenas interações em avi com comentarios. :wink: [/quote]

Isso é um pouco da Engenharia Semiótica. Eu nunca achei que fosse utilizado pelos desenvolvedores de software.

[editado]
Sobre o wiki, o FitNesse é um bom partido?
[/editado]

Na verdade eu tentei falar de Scrum, mas fiquei com preguiça de explicar.

Na parte da Interface?

Olá. Estava observando a discussão de vocês: órgão público é muito diferente. Como ele disse, as pessoas são difíceis mesmo, muita gente é arcaica, velha e engessada (conheço vários desse tipo, a política pública só desvaloriza o profissional e cria burocracias pros mais descolados). Tenho receios de vc usar metodologias ágeis com esse povo. Talvez valesse muito mais a pena envolver os gestores do projeto mas sem deixar de dar espaço àqueles que vão de fato fazer uso diário do sistema, os teus usuários… desenhar no micro ou na mão umas telas, perguntar o que acham. Esse tipo de gerente “público” arcaico não sabe pensar direito mesmo que vc use uma boa metodologia. Eu apostaria nos usuários finais como peça importante na sugestão de elementos nas telas, de requisitos, melhor dizendo, que vc levantará com essas telas. Já presenciei uma situação assim e o fracasso foi deixar de consultar quem vai usar a tua aplicação todo o dia. É a minha visão sobre funcionalismo público, sem desmoralizar aqueles que contribuem para melhorar as coisas. Acho que metodologia com esses caras não dá certo, tem que saber as regras do jogo político deles mesmo.

"

o marcosalex disse muito bem, falando do ambiente de trabalho, que tem tudo a ver com a metodologia que vc escolher, já que cooperação é tudo. A hora que esse povo dinossauro resolver aderir à aposentadoria, PDV em alguns lugares… as coisas vão melhorar um pouco. Ainda aposto mais numa mudança de mentalidade a nível de diretoria para conseguirmos implantar boas metodologias de software, já que o povo mais incopetente e “roda presa” é a chefia que assume cargos por indicação e sem necessidade de ralar num concurso público.

Ambos tem razão em suas colocações… acrescentem a todas essas dificuldades ao fato de estarmos no Norte do país, onde toda a nova tecnologia demora quase ano para chegar aqui depois que chega aí… Aqui as cabeças são mais duras do que o normal, e os dinossauros são mais velhos do que os daí…

Não lhes falei, cancelaram uma palestra de SCRUM aqui, porque não teve gente suficiente… tá difícil galera… tudo o que vocs falaram sobre metodologias ágeis já foi levantado como possibilidade, porém esbarramos nessas coisas… Só um exemplo, pra conseguirmos levantar requisitos aqui no financeiro do órgão voc tem que marcar com a pessoa na segunda, pra ver se consegue falar com ela na sexta… quando chega lá na hora da entrevista, ela te dá uma atenção de 15 minutos e depois te manda embora porque está ocupada… além do que quando voc consegue um te diz que o problema é A e quando você entrevista o próximo ele diz que o problema é B… aí já viu… ficamos no meio desse furacão tentando adivinhar o que o usuário precisa…

Mas valew aí por tentarem galera…

Falows :wink:

Na parte da Interface?[/quote]

Sim, afinal vc pode entregar uma parte do sistema usavel e ir melhorando conforme o andamento do projeto.

É claro que, uma hora, vc vai falar “ok, vc quer esta mega-rotina importante ou quer 1024 paginas com css bonitinho, tudo arrumadinho, ajax pra ca e pra la?”

adriano_si, vc acha que nesse seu projeto vc conseguiria melhores resultados envolvendo os usuários finais do sistema, a peãozada que vai trabalhar com esse negócio todos os dias? Ou será que eles também são retrógrados como o pessoal de quem vc está falando? Sem querer te encher com isso, mas eu vejo que a falta de envolvimento do usuário final, por mais que vc não tenha adotado um padrão de processo de engenharia de software, é o que gera insatisfação entre os usuários, e ego grande nos gestores que sempre se orgulham de ter feito uma grande porcaria! E acho que o analista pode forçar a participação do usuário, convencer os gestores que isso é importante ou fazer de conta que está tudo bem quando o teu stakeholder marcar a reunião pra semana que vem, porque aí vc tem tempo pra tomar a iniciativa de perguntar tudo para os usuários finais e conversar com eles. Pode ser arriscado, por isso vc tem que fazer isso com jeito!