Software WEB Livre

5 respostas
rodsm

Olá Pessoal estou com uma dúvida referênte ao desenvolvimento de softwares Livre/open source.
Já andei pesquisando por ai, mas não encontrei nada que me fizesse entender na prática o que é desenvolver um software livre.

Falando em prática vamos direto ao assunto, eu preciso desenvolver um sistema Livre/open source para minha Faculdade, esse software seria um sistema WEB.
Como eu faria para ele se tornar livre com código aberto, aa sim sei que preciso desenvolve-lo com ferramentas também livres, isso está claro. Mas necessáriamente devo registra-lo em algum local, site ou organização, preciso colocar algum comentário em todas as classes que implementarei dizendo, seila, “Esse softaware é livre… bla bla” (desculpem a ignorância).
Espero que possam me ajudar.

5 Respostas

UMC

Pode começar por aqui!

http://br-linux.org/faq-softwarelivre/
http://www.softwarelivre.gov.br/palestras-tecnicas-cisl/SERPRO-CulturaSoftwareLivre.pdf

vlw

juliofsn

Só uma coisa, você pode muito bem fazer software livre usando ferramentas proprietárias, é só esquisito, já que se você quer construir SL, melhor que tudo no desenvolvimento seja livre, mas não é obrigatório.
Não há nada que impeça seu software livre de se comunicar com um banco Oracle ou SQL Server, ou então, que você codifique no Visual Studio, e seu software no final, continua sendo livre, mas com dependências de software proprietário.

rodsm

Bom galera li todo o material passado inclusive coisas que estava nessa documentação eu já tinha lido, porém valeu a pena fixou mais.

Vou resumir me corrijam se estiver errado.

Para desenvolver um software livre/código aberto é necessário que o mesmo seja feito com padronização de código, que seja legivel, que seja disponibilizado para alteração/melhoramento e que seja disponivel na comunidade para todos verem as alterações que foram efetuadas.
Entre outras muitas coisas…

Ou seja não há necessidade de registrar o software em algum orgão ou em algum site declrando que o software é livre.
Na verdade só de vc abrir mão do código fonte e disponibiliza-lo como julga a doutrina LGPL o software já se torna livre.

rodsm

Alguém concorda ou discorda ? :?: :?

M

Se é livre tem que estar disponibilidade para todos poderem acessar.

Mas não se preocupe com código limpo ou organizado nesse momento, mas sim com as funcionalidades. A probabilidade é que ninguém nunca contribua, nem mesmo se importe com o sei projeto até que ele faça algo realmente útil mesmo.

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 24 de abr. de 2010
Respostas 5
Participantes 4