Software web

5 respostas
darkroger

bom dia pessoal,
fui convidado para desenvolver um software para uma empresa grande, é uma empresa de comercio e tals, onde entra a materia prima e sai o produto…
so que tem um problema, pelo que vi, seria viavel desenvolver esse software para web, e ate hoje so programei em desktop…
1 - sera que em um mes de estudos ja consigo fazer algo em web?
2 - por onde iniciar meus estudos em se tratando desse tipo de software?
3 - seria viavel desenvolver a interface em swing e programar o resto em web? ou deveria fazer tudo em web mesmo?

obrigado
obs.: sei que é uma grande responsa pra mim, mas quero aprender e avancar na minha carreira…

5 Respostas

P

Olá,

Olha, eu tambem até hoje so programei em Swing e to aprendendo agora a programar pra WEB.

Inicialmente, acho que voce deveria aprender JSP e Servlets, e ai partir para frameworks que vão facilitar e muito a sua vida (JSF, Struts, HIbernate). Eu agora estou terminando os estudos em JSP e Servlets, e to a uma semana estudando. Isso varia muito de pessoa pra pessoa.Eu só ontem consegui fazer um login que funciona por jsessione colocar ele pra rodar. E olha que ficou uma m****.

Dependendo do seu nivel eu acho que dá sim cara. Talvez nao de pra desenvolver a coisa dos sonhos, mas dependendo do seu nivel (desde lógica até design patterns) talvez dê. E pensa sobre o tamanho da aplicação , tambem.

Talvez valha a pena voce usar MVC e o view seria no caso o Swing, que depois fica mais facil pra voce mudar pra WEB. E dependendo do porte da empresa e do tamanho da aplicação, esqueça isso. Voce tem que fazer algo que agrade a eles, e nao ficar experimentando como se faz coisas. Faça o que voce garante. Uma aplicação mesmo que feita em Swingzão bruto, se tiver boas práticas de programação - vai agradar o cliente. Depois voce pode mudar isso pra web.

Espero ter ajudado! =)

darkroger

isso é verdade, ainda mais que é o meu primeiro projeto de grande porte…e ainda tenho o receio de que possa travar em algum modulo, como no modulo fiscal…
é dificil fazer a parte fiscal de um sistema comercial?

valews

P

darkroger:

Voce tem que fazer algo que agrade a eles, e nao ficar experimentando como se faz coisas. Faça o que voce garante. Uma aplicação mesmo que feita em Swingzão bruto, se tiver boas práticas de programação - vai agradar o cliente. Depois voce pode mudar isso pra web.

isso é verdade, ainda mais que é o meu primeiro projeto de grande porte…e ainda tenho o receio de que possa travar em algum modulo, como no modulo fiscal…
é dificil fazer a parte fiscal de um sistema comercial?

valews

Acho que é sempre dificil. Não arrisca agora não, faz o Swingzão bem feito mesmo e depois pensa nisso.

[]'s

fantomas

O que diz em que será feito são os requisitos.

Se vc fizer em web e não for adequado aos requisitos vc irá ralar feito uma mula, se fizer em swing e não for a melhor opção pode acontecer a mesma coisa.

Resumindo, vc pode verificar os requisitos e concluir a melhor opção ou dár uma de doido e fazer o lhe der na cuca.

flw

Carlos_Lemes

Posso estar enganado.

Mas dependendo da arquitetura de desenvolvimento que você projetar a interface pode variar.
Eu particularmente desenvolvo antes de tudo o banco de dados, e após isso classes de manipulação de dados, que por sua vez são utilizadas pelas classes de negócio (núcleo do sistema).

Depois das classes de negócios, você desenvolve a interface, seja ela Swing, JSP/Servlets.

Repito, posso estar enganado, mas o caminho simples é sempre o melhor caminho :wink:

Criado 9 de agosto de 2008
Ultima resposta 11 de ago. de 2008
Respostas 5
Participantes 4