Softwares necessários para estudar Java for Web

6 respostas
M

Pessoal,

Estou querendo iniciar um estudo de Java for Web, e gostaria de saber o conjunto de softwares necessários para este fim.
Observação : em um primeiro momento, não pretendo usar Frameworks, embora eu saiba que mais adiante isto será invevitável.
Acho, prudente, para o momento, conhecer o que são Servlets e JSP, pois, salvo engano meu, estes conceitos são a base para o restante. Estou certo ?

1a dúvida : Eu consigo programar em Java for Web usando só o JSDK + algum plug-in/complemento ou tenho que necessariamente usar o JEE ?
Qual versão devo baixar e instalar ?

2a dúvida : Em termos de Servlet Container, o Apache Tomcat é suficiente ? É melhor instalar por fora ou usar o que já vem nas IDEs ?

3a dúvida : Em termos de IDE, o Eclipse é suficiente ?

4a dúvida : Além do Eclipse, é recomedada a instalação de algum plug-in ? Se sim, qual ? Onde posso baixar ?

Fico no aguardo de uma resposta.
Agradeceço qualquer ajuda que me for postada.
[]'s
Max

6 Respostas

danilo.dct

tudo q tenho é o Eclipse Ganymed :stuck_out_tongue:
obs.: vc precisa baixar o tomcat caso queirar rodar sua aplicacao pelo eclipse

ftabah

de plugins eu recomendo o JBoss tools, que acaba ajudando bastante “na hora do vamo ve”
você não precisa fazer as paginas em jsp e nem precisa de servlets. eu, por exemplo, costumo usar xhtml e backbeans pras aplicações web (vez ou outra eu uso servlets e eu evito usar jsp)
outra coisa interessante pra você ver são coisas como xml e css (que auxiliam bastante em uma aplicação web)

e, quando você começar a ver frameworks, eu recomendo o richfaces que além de free, tem muita coisa boa e simples pra explorar

abs

M

Pessoal,

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas, mas acho que vou ter que continuar a estudar mais a linguagem Java em si, ou dá para estuda tudo isto junto com a linguagem ? Fica muito pesado não é ?
Eu tenho só uma noção do que seja JSP, mas já ouvi falar que o JSP passou por um processo de evolução começando com os SCRIPLETS(que ainda tornavam o código JAVA embarcado em uma página HTML difícil de manter), depois vieram as EXPRESSION LANGUAGES(acho que é isto, que amenizaram um pouco a manutenção do código), em seguida as TAGLIBS(melhorou um pouco mais).
Daí por diante,vieram MVC, Strus 1.x, 2.x.
Mais recentemente o que se fala agora é JSF(Java Server Faces).
Além de aperfeiçoar meu estudo da linguagem Java em si, eu ainda preciso estudar tudo isto para chegar ao JSF ?
Agradece,

Max

mateusprado

Vejo que vc esta com varias duvidas, de uma olhadas nas apostilas 11, 21 e 28 da Caelum. Elas te ajudaram muito nos estudos e seus passos com a linguagem e com o desenvolvimento para web.

[ ]s,

M

Mateus,

Obrigado pela resposta. Acho que preciso mesmo é reforçar o meu estudo de Java.
Conheço o básico da linguagem, mas necessito me aprofundar mais em conceitos mais avançados, tais como o de INTERFACES(que não sei bem direito ainda quando usar), além de outros recursos mais avançados como ANOTATATIONS, GENERICS, e por aí vai.
[]'s
Max

M

Pessoal,

Quando ao Eclipse eu entendi, agora eu consigo trabalhar com o Eclipse para JEE(Ganymede), tendo apenas o JDK instalado na máquina ou é necessário baixar o JEE e instalar ele?
Agradece,

Max Carvalho

Criado 6 de maio de 2009
Ultima resposta 14 de mai. de 2009
Respostas 6
Participantes 4