Solaris - Compensa usar?

Pessoal, aguém aqui tem o Solaris instalado ou já o utilizou?

Eu fiz o download do solaris e gostaria de utilizá-lo para desenvolvimento em Java. Gostaria de saber se ele já configura o pc para dual boot ou não, se é “fácil” de trabalhar e se eu quizer “desinstalar” eu possa retirar o dual boot.

Gostaria de sabe a opinião de quem já utiliza/utilizou o SO.

Até +

http://docs.sun.com/app/docs/coll/40.10

que tal começar pela documentação? :lol:

[quote=davidbuzatto]Pessoal, aguém aqui tem o Solaris instalado ou já o utilizou?
[/quote]

Sim, já usei… se vc nunca teve contato com nenhum tipo de UNIX acho difícil usar o Solaris sem um manual do lado.

Pra programação Java vc quer algo desktop, e nesse ponto o Solaris não é nada amigável, sendo preferido para uso como servidor.

Pra vc ter uma idéia, a Sun, que criou o Solaris, vende o Java Desktop, que nada mais é que o SuSE linux modificado.

Resumindo: usar Solaris para desktop é meio insano.

Obrigado pelas dicas pessoal, apesar da curiosidade vcs me pouparam de “queimar” 6 CDs!

Valeu!

Abraços!

Solaris é super bem documentado - use para aprender, não para uso ‘domestico’. Possui uma confiabilidade excepcional.

Lembre-se que sempre é bom ter uma especialização em alguma coisa que as pessoas normalmente não têm (menos concorrentes :stuck_out_tongue: )
Em vez de pensar no custo de 6 CDs, que tal baixar esses tais 6 CDs (mais a documentação, que vem toda em arquivos .PDF e que deve ser baixada à parte :frowning: ) e tentar uma especialização em administração de Solaris?
Hoje em dia o Solaris 10 é muito parecido com o Linux em termos do desktop (embora algumas coisas sejam meio diferentes).

[quote=thingol]
Hoje em dia o Solaris 10 é muito parecido com o Linux em termos do desktop (embora algumas coisas sejam meio diferentes). [/quote]
É bem interessante o visual gráfico dele.
Eu usei a semana passada isso na facul, a gente vai fazer sistemas operacionais trabalhando em solaris, e o gerenciador gráfico dele é escrito em java, aparentemente.

thingol, sua dica sobre a especialização eu achei muito interessante. o problema é q para poder fuçar mesmo no SO eu vou precisar de tempo e isso é o que menos tenho no momento.

posso tentar aprender no horário da meia noite as 6 da manha, pois afinal de contas fico a tôa mesmo, durmindo hehehehehehe

to brincando!

muito obrigado pelas dias! nas férias do final do ano eu crio coragem e instalo!

valeu pessoal!

pena que nao temos uma distribuicao aberta do AIX pra PC,

acho o melhor e mais robusto unix ja feito…