Senhores, o que os Srs. têm usado quando JSF não é uma opção ?
Estou começando um Projeto e pensei em ir na cara e na coragem com EJB 3.1(ou Spring, ainda estou acvaliando) + Servlets 3.0 + Alguma coisa que eu não queria que fosse JSP puro.
Sabem de algum Framework que caia como uma luva nessa pré-arquitetura (pois ainda vou fazer uma PoC) ???
Olá a igo, na minha opinião, depende da finalidade e do objetivo da aplicação. Essa pre-arquitetura, dependeria por exemplo do cenário da aplicação e tb de todo o contexto.
É uma aplicação web ok, mas qual seria a estimativa de requisições, precisa ser performática para o usuário ou atrativa e confortável para o suaurio no conceito de navegabilidade como RIA? JSF é baseado em componentes ja Structs, Spring MVC, etc… são baseados em actions. Components são mais ricos porem mais pesados para algumas finalidades como aplicações com grande volume de requisições, a latencia é mais alta por requisição, a ja no cenário performatico e na minha opinião mais escalável e mais flexível tb, caso o senário seja de gande volume de acessos simultâneos, é o uso de Frameworks baseados em ação (actions), pois o front end no caso o simples jsp ja é suficiente para compor a interface do usuário, pois a gente pode fazer uso das apis javaScript diversas como jQuery e ExtJs para compensar a interatividade. Actions são mais lever e mais perfomraticos na minha opinião. Eu iria de Structs ou Spring MVC no front controler e de Spring no backend junto com JPA + cache. Mas depende da sua finalidade ok! E soh uma dica.
[quote=adriano_si]Senhores, o que os Srs. têm usado quando JSF não é uma opção ?
Estou começando um Projeto e pensei em ir na cara e na coragem com EJB 3.1(ou Spring, ainda estou acvaliando) + Servlets 3.0 + Alguma coisa que eu não queria que fosse JSP puro.
Sabem de algum Framework que caia como uma luva nessa pré-arquitetura (pois ainda vou fazer uma PoC) ???
Como vocês vêem o Tiles hoje ???
Abs [][/quote]
Eu diria que a pergunta mais importante é:Qual a ferramenta que vc conhece bem e consegue ser produtivo?
Não adianta pegar um framework top de linha para aprender e a produtividade inicial ficar lá em baixo…
[quote=paulo1911]Olá a igo, na minha opinião, depende da finalidade e do objetivo da aplicação. Essa pre-arquitetura, dependeria por exemplo do cenário da aplicação e tb de todo o contexto.
É uma aplicação web ok, mas qual seria a estimativa de requisições, precisa ser performática para o usuário ou atrativa e confortável para o suaurio no conceito de navegabilidade como RIA? JSF é baseado em componentes ja Structs, Spring MVC, etc… são baseados em actions. Components são mais ricos porem mais pesados para algumas finalidades como aplicações com grande volume de requisições, a latencia é mais alta por requisição, a ja no cenário performatico e na minha opinião mais escalável e mais flexível tb, caso o senário seja de gande volume de acessos simultâneos, é o uso de Frameworks baseados em ação (actions), pois o front end no caso o simples jsp ja é suficiente para compor a interface do usuário, pois a gente pode fazer uso das apis javaScript diversas como jQuery e ExtJs para compensar a interatividade. Actions são mais lever e mais perfomraticos na minha opinião. Eu iria de Structs ou Spring MVC no front controler e de Spring no backend junto com JPA + cache. Mas depende da sua finalidade ok! E soh uma dica.
FAllow[/quote]
Opa Paulo, obrigado pelo retorno… Um dos motivos de estarmos saindo da “caixa” JSF é o fato de essa aplicação tender a ter alto volume de requisições simultâneas e provavelmente uma nível de escalabilidade alto.
Já estou por dentro da sua idéia e estou justamente criando essa PoC pra poder convencer um parceiro de que o JSF pode não ser a melhor (ou única, não sei se melhor é a palavra) solução para este cenário, mas é que eu mesmo já estou há quase 3 anos que não desenvolvo nada em Java fora do JSF.
Valew pelo retorno… Estava realmente pensando em dar uma olhada no Spring MVC, mas queria ao máximo me ater ao uso da especificação…
Talvez eu vá na cara e na coragem com Servlets e JSP na unha…
Alguma indicação de algum recurso de templates que facilite a vida ???
[quote=raf4ever]Eu diria que a pergunta mais importante é:Qual a ferramenta que vc conhece bem e consegue ser produtivo?
Não adianta pegar um framework top de linha para aprender e a produtividade inicial ficar lá em baixo…
Minha opiniao [/quote]Na boa, qual a ferramenta que no começo você consegue ter uma produtividade alta durante o aprendizado?
Nunca trabalhei com uma assim.
Então cara, eu recomendo vc var sim o Spring MVC, mas na view se vc quer algo flexível e na unha, compensa vc pensar vc usar um framework antigo e que eu acho simples que é o velocity. ou o VRaptor mesmo como o amigo citou anteriormente, tb é bem interessante e com excelentes recursos.
[quote=raf4ever]Eu diria que a pergunta mais importante é:Qual a ferramenta que vc conhece bem e consegue ser produtivo?
Minha opiniao [/quote]
Cara, isso é fato… Inclusive estava pensando sobre isso outro dia, enquanto olhava 2 conhecidos se degladiando sobre qual dos 2 usava a “melhor” Linguagem de Programação…
Propuseram um desafio sobre produtividade e estão se matando feito uns loucos para conseguir tentar provar que um usa uma linguagem melhor que a do outro… rsrsrsrsrs
Pensei seriamente sobre essa sua afirmação e devo dizer que estava para ir no caminho contrário a isso quando a minha ficha caiu.
Encontrei um outro colega Programador (dos meus tempos de PHP) que está ganhando muita grana na região com uma solução em PHP… Me senti envergonhado :oops: por um dia ter tido a audácia de levantar a bandeira de Tecnologia.
Dessa vez será um pouco diferente, pois estou saindo do desenvolvimento de Uma aplicação Corporativa e caindo no mundo puramente Web, queria muito testar alguma coisa fora de JSF por 2 motivos:
1 - Saber que existe mundo além do JSF;
2 - Me atualizar sobre as novidades do JEE6, que ainda não deu pra me aprofundar, além de alguns exemplos básicos;
[quote=paulo1911]Então cara, eu recomendo vc var sim o Spring MVC, mas na view se vc quer algo flexível e na unha, compensa vc pensar vc usar um framework antigo e que eu acho simples que é o velocity. ou o VRaptor mesmo como o amigo citou anteriormente, tb é bem interessante e com excelentes recursos.
OK![/quote]
Vou dar uma olhada no Velocity, obrigado mais uma vez pelo retorno.
[quote=paulo1911]Olá a igo, na minha opinião, depende da finalidade e do objetivo da aplicação. Essa pre-arquitetura, dependeria por exemplo do cenário da aplicação e tb de todo o contexto.
FAllow[/quote]
Muito interessante as palavras do colega paulo1911 acima, pois foca em soluções pragmáticas para o cenário dado. Não adianta sempre pensarmos
“JSF é um lixo, action-based é foda” ou “Frameworks action-based são um lixo, o que liga são os componentes da hora do PrimeFaces”. Existem cenários e possíveis soluções. E claro, a expertise da equipe que vai desenvolver a bagaça também é um fator importante. No fim do dia, a melhor solução pode ser a que você conhece melhor.
Pelas suas palavras vou tomar a liberdade de concluir que você tem maior conhecimento em JSF e nos SeiLaOQueFaces da vida. Um fator importante em um site é a camada client-side (por “camada visual” me refiro a html, CSS e javascript) que é o que percebo que muitas pessoas gostam nos componentes JSF, já que muitos frameworks colocam um skin legalzinho, usam o CSS do framework e vamos que vamos. Trabalhando com um frame action-based esse detalhe vai pesar mais no desenvolvimento do que “normalmente” pesaria com JSF (eu particularmente prefiro usar html puro e meus próprios javascript e estilos com JSF, mesmo customizando o CSS de algum framework). Com os componentes do PrimeFaces com algum skin habilitado, qualquer um é “web designer”! Conheço code-monkeys que gostam de JSF apenas por ser “fácil” fazer uma página, sem considerar mais nada. Acredito que não seja o que você queira então sugiro também considerar esse detalhe do front-end, com JSF você poderia ter componentes “prontos” que podem vir a te facilitar caso na sua equipe haja dificuldades com essa camada do client. Por outro lado em um framework action-based você terá o controle total do seu front-end, o que não acontece com JSF.
Sobre outro ponto, é perfeitamente possível fazer com JSF uma app/site escalável suportando muitas requests. Mas pela natureza statefull do JSF, dá um trabalho desgraçado.
[quote=jakefrog][quote=raf4ever]Eu diria que a pergunta mais importante é:Qual a ferramenta que vc conhece bem e consegue ser produtivo?
Minha opiniao [/quote]Na boa, qual a ferramenta que no começo você consegue ter uma produtividade alta durante o aprendizado?
Nunca trabalhei com uma assim.[/quote]
Exatamente meu caro,é esse o meu ponto.
Se é pra ficar ‘apanhando’ por um tempo até pegar o jeito da coisa,melhor garantir a produtividade e a qualidade com as ferramentas que já se tem á mão.
Claro que estou partindo da premissa que se trata de um projeto “pra valer”.
Veja o meu caso por ex:Trabalho com JSF a aprox. 5 anos e consigo ser bastante produtivo com ele.Tenho bastante interesse em Vraptor e ROR,por exemplo,mas eu sei que iria levar um tempo até equiparar a produtividade que eu já tenho no JSF com outras que ainda estou me adaptando.O que não quer dizer,lógico,que eu não esteja sempre me reciclando e buscando melhores opções.Só não vou arriscar meu pescoço e a qualidade do meu trabalho por vaidade e para estar “na moda”.
Se ater ao uso da especificação = JSF
Utilizar Servlet/JSP para uma aplicação completa hoje em dia não é nem mesmo considerado uma opção, não tem como competir em produtividade com outros frameworks.
Sei que para determinadas empresas quanto mais dentro do padrão melhor, mas existem outros nomes que são muito bem aceitos até por grandes corporações. Produtos como Struts, Spring, Hibernate, Apache Commons, etc que acabaram tornando-se padrões de facto para o desenvolvimento de aplicações.
Portanto, se houvesse esse tipo de restrição eu não partiria para o VRaptor por exemplo (que apesar do reconhecimento da comunidade ainda pode ser considerado arriscado em ambientes mais tradicionais), mas tentaria outros frameworks vinculados a nomes “de respeito” como Struts 2 (é leve e rápido) e Spring MVC 3 (boa produtividade, trabalha com alguns conceitos parecidos com o VRaptor).
Eu acho justamente o contrário, os componentes bonitinhos são uma desvantagem na hora de fazer um site. Isso porque embora bonitos e funcionais, eles são rígidos - o comportamento é esse e pronto. Em um site, o que pode fazer diferença são detalhes de usabilidade, um controle maneiro aqui, um javascript daora ali…
Com JSF não se tem esse nível de ajuste.
Era aqui que eu estava caindo… Pra quem pretende se especializar em ferramentas para garantir alta empregabilidade, eu indico fortemente esse caminho, o grande problema é que eu já estou em uma outra linha de raciocínio (que não discuto se é certo ou errado. Só sei que é o certo para mim nesse momento) e parar pra aprender uma nova tecnologia nessa etapa, será arriscado para os meus planos futuros.
Ainda assim quero captar alguma coisa distante de JSF.
Eu acho justamente o contrário, os componentes bonitinhos são uma desvantagem na hora de fazer um site. Isso porque embora bonitos e funcionais, eles são rígidos - o comportamento é esse e pronto. Em um site, o que pode fazer diferença são detalhes de usabilidade, um controle maneiro aqui, um javascript daora ali…
Com JSF não se tem esse nível de ajuste.[/quote]
Desculpe, acho que me expressei mal pois o que quis dizer foi justamente isso que voce comentou. O frameworks de componentes do JSF fornecem componentes “prontos” que se comportam de uma maneira X e ponto, apenas parametrizamos o comportamento. Isso pode ser ruim. Por outro lado, veja a suite de componentes do Prime ou do Rich, por exemplo… há dezenas de componentes pra trocentas coisas diferentes, então é muito provável que o que você quiser já tem um lá que faz. Particularmente acho que isso pode ajudar sim. E caso você queira um componente com um comportamento seu, basta fazer.
Mas discordo de você, com todo o respeito, de que não há “esse nível de ajuste” com JSF, bom, de fato você não vai conseguir se “infiltrar” em um componente de terceiros. Mas se for o caso basta criar um novo componente ou usar html puro + seu javascript. E pronto, você tem componente/elemento na página que faz o que você quer que faça.