Solução para sistema de autenticação no Linux

14 respostas
G

Pessoal,

tenho um aplicativo desktop java que em sua primeira execução após a instalação abre uma tela de autenticação.

Neste processo, quando executado em Windows, o software cria chaves no registro para armazenamento da licença e chave de acesso:

registryKey.create();
regLicenca = new RegistryValue("licenca",ValueType.REG_SZ,licenca);
regChave   = new RegistryValue("chave",  ValueType.REG_SZ,"");  

registryKey.setValue(regLicenca);
registryKey.setValue(regChave);

Como proceder no Linux considerando que este SO não possui sistema de registros? Que tipo de solução é adotada em softwares protegidos por senha em Linux?

Abs
Gustavo Lima

14 Respostas

S

eu acho que vai demorar um pouco até alguem te responder,…
porque a grande maioria dos softwares ( pacotes ) do linux, são gratis e o linux foi feito pensando em software livre, não sei se tem algo do genero,

talvez se criares uma variavel de ambiente

heatcold

voce pode criptografar os dados (MD5) e colocar em algum arquivo
similar ao /etc/passwd

tiagolpadua

Opinião idiota, mas não seria o caso de vc “confiar” no logon do próprio linux e só pegar a variável de ambiente que tem o nome do usuário? a maioria dos aplics linux faz isso, pq se o usuário logou é pq já digitou a senha no logon do linux.

S

Não sei se eu entendi mal, mas a tua opinião é que eu acho que não seja a mais exacta para o assunto.
porque se a licença do software se basear apenas no nome do usuario logado ( usuario: sulito) entao para chackear o sistema do ilustre basta criar um usuario com este nome e assunto resolvido, agora se tiver um ficheiro com md5 escondido em algum lado do sistema linux onde sera feito comparações e etc, ou se o sistema criar uma variavel de ambiente permanente , ai para chackear o sistema sera necessario, criar a variavel de ambiente e colocar os dados encriptados com o md5 no tal de ficheiro e etc…

G

Ok Pessoal… vou estudar as soluções propostas e volto a comentar aqui!

Grato
Gustavo

G

ah… esqueci de perguntar. Qual seria o diretório recomendado no linux para esconder o dito arquivo com dados criptografados MD5?

Grato
Gustavo

S

talvez o directorio
OPT
ou o directorio
ETC
se for o ETC acho que seria boa idea porque é um directorio que tem muitos ficheiros de configuração e fica
dificil se for um administrador leigo de notar que aquele ficheiro não é padrão dai

G

Ok pessoal…

estou tentando criar um arquivo no diretório /etc como sugerido.

"java.io.IOException: Permission denied"

Porém esbarro no seguinte erro:
“java.io.FileNotFoundException: /etc/arquivo (Permission denied)”

Como devo proceder para obter permissão para escrever neste diretório via java? Tem alguma forma de acessar comandos do konsole via java para logar como root?

Abs
Gustavo Lima

S

Pelos vistos voce sabes pouco de unix.
devias recomendar que para instalar o teu programa tem que ser o usuario ROOT, assim o root pode escrever em todos os directorios e ficheiros ate aqueles que ainda nem existem e nem foram criados , rsrsrsrsrsr :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :smiley:

G

Realmente ainda sei pouco de unix (tô apanhando mais que tambor de macumbeiro!! rsrs…)

Mas é o seguinte. O software em questão é educativo (educação infantil) e será instalado em um laboratório de informática de um município aqui de Minas Gerais. O SO é o Linux Educacional 3.0 (baseado no Ubuntu 8.04). A tela inicial do KDE não permite o login “root”, apenas usuários “professor” e “aluno”. Então (até onde sei) o usuário teria de abrir o konsole, logar como root e instalar o software.

Devido à falta de técnicos no município o software será instalado pelos próprios professores da educação infantil e ai vc já viu né?.. Uma instrução básica como 1) “Abra o konsole”, 2) Digite “su root”, 3)Insira a senha “XXX” pode ser uma grande dor de cabeça prá quem entende pouco de windows e nadica de linux.

Considerando isto estou tentando minimizar os procedimentos de instalação para evitar maiores problemas… Mas pelo jeito vou fazer o que me instruiu sulito.

(pode ser que eu tenha falado alguma besteira … se for o caso por favor me orientem).

Abs

countercraft

Você poderia criar um arquivo ou pasta oculta na home do usuário logado. Para criar uma pasta/arquivo oculto é só colocar . antes do nome do arquivo, por exemplo: .arquivo

G

Ok… mas neste caso bastaria um comando de busca “ls -la” para ver os arquivos certo? Sendo assim acho que não é muito eficiente … o que acha?

S

eu acho que basta criares um arquivo oculto, e depois meter os dados no arquivo com o md5 ou algo do genero, e assim fica tudo resolvido, visto que eles sao usuario leigos nao vao tentar grandes marakutaias para chackear o sistema, agora hoje é sexta feira hora de assistir um filmezinho,… força ai

countercraft

É, você pode criptografar os dados no arquivo. Até porque eles poderiam ver o registro do Windows também né?

Criado 16 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 18 de fev. de 2011
Respostas 14
Participantes 5