[SOLUCIONADO]erro ao executar um programa java

5 respostas
cardosom2003

Olá pessoal, estou iniciando os estudos na linguagem e estou com dificuldades para executar um simples programa.

Consigo complilar o programa normalmente atraves do comando : javac Hello.Java
Mas na hora de executar o código, dá os erros inlustrados na figura.
Gostaria de contar com a ajuda dos meus amigos e desde já agradeço a atenção!

At. Marcelo Cardoso.

class Hello {

public static void main (String [] args ){

System.out.println ("Primeiro Programa");

}

}

[/img][img]

5 Respostas

renanedpedroso

Quando você quiser executar uma classe, o nome desta deve ser o mesmo nome do arquivo (que já está certo) e deve-se definir que a mesma é pública utilizando a palavra reservada ‘public’, assim:

public class Hello {  

public static void main (String [] args ){  

System.out.println ("Primeiro Programa");  

}  

}

Espero ter ajudado!

Abraço!

marcosvidolin

Olá cardosom2003

Veja se o nome da classe esta igual ao nome do seu arquivo .java.

[]'s

cardosom2003

Amigos, bom dia!!! Bom, o nome da class está igual ao nome do arquivo .java, e o erro persiste. To achando que é algum problema com a configuração do path, pois esse mesmo programa roda normalmente quando eu uso o eclipse, mas na linha de comando aparece as mensangens de erro. Ja olhei vários tutoriais que falam sobre a configuração da path e não consigo encontrar erro nas configurações que fiz…
Desde já agradeçoa a atenção de todos.

Att. Marcelo Cardoso.

valmirknasel

aperte no seu teclado a tecla windows+pause break e procure pelas variáveis de ambiente do windows.

Lá, crie uma variável de ambiente com o nome:

JAVA_HOME. Nela você coloca como valor, a pasta onde foi instalado o JDK. Geralmente é: C:\Arquivos de Programas\Java.

Depois, crie uma variável de ambiente com o nome CLASSPATH. Defina seu valor assim:

“.; %JAVA_HOME%;%JAVA_HOME%[b]local_do_jdk[/b]\bin;%JAVA_HOME%[b]local_do_jre[/b]\bin;%JAVA_HOME%[b]local_do_jdk[/b]\lib;%JAVA_HOME%[b]local_do_jre[/b]\lib”.

Sem as aspas é claro!

Onde: local_do_jdk, é a pasta dentro de JAVA_HOME (C:\Arquivos de Programas\Java\local_do_jdk), onde está o seu JDK;
local_do_jre, é a mesma coisa! Dentro de JAVA_HOME (C:\Arquivos de Programas\Java\local_do_jre), onde está seu JRE!

Depois, adicione o valor “;%CLASSPATH%”, sem aspas, ao final da variavel de ambiente path.

Pronto! Tudo vai rodar perfeitamente!!!

Sabe por que é gerado um erro quando você chama o “java Hello”?

Resposta: O bendito ponto (".") que está lá no começo da variável CLASSPATH diz a JVM para buscar classes no diretório atual!!!

Sem ele, a JVM não busca por classes no diretório atual e lança aquelas exceptions!!!

cardosom2003

OI valmirknasel , muito obrigado, realmente estava faltando o bendito “.”!!! Agora tá tudo funcionando…
Obrigado, valeu pela dica!!!
Abraços a todos.

Criado 24 de março de 2010
Ultima resposta 30 de mar. de 2010
Respostas 5
Participantes 4