Somar Array [RESOLVIDO]

Boa noite!

Estou iniciando em java e não estou conseguindo fazer o seguinte.

tenho que criar um Array que leia 3 notas e faça a soma total delas, porém não sei como fazer, no método abaixo ele faz a soma de cada um dos valores e apresenta 3 diferentes… se alguém puder da uma dica…

System.out.println("digite a nota");
		for(int i = 0; i < nota.length; i++)
		nota[i] = input.nextInt();

public void soma(){
		for(int i = 0; i<nota.length;i++){
			soma[i] = nota[i] + nota[i]+ nota[i];
			System.out.println(" a soma é " +soma[i]);
		}

Vc poderia fazer o seguinte método :

public double soma(){ double soma = 0; for(int i = 0; i &lt; nota.length; i++){ soma += nota[i]; } return soma; }

O método lhe retornaria um valor double que seria a soma das notas, a expressão soma += nota[i] é equivalente a soma = soma + nota[i], com isso vc pode está alocando o seu valor em uma variável e sempre adicionando valores a ela, depois no final do método ela serve para retorno.

deu certo!! valeu.

Nesse código você está somando a mesma nota três vezes e colocando em um espaço do vetor. Quando o “i” é incrementado, você soma a segunda nota três vezes e coloca na segunda posição do vetor. Na terceira é a mesma coisa. Por isso não está dando certo.

public void soma(){ for(int i = 0; i<nota.length;i++){ soma[i] = nota[i] + nota[i]+ nota[i]; System.out.println(" a soma é " +soma[i]); }

entendi… obrigado!

li em um post que quando a dúvida for sanada tenho que encerrar este fórum… como faço? onde tenho que clicar?

É só clicar no botão editar de seu 1º post e acrescentar a palavra [RESOLVIDO] ao final do título.

:thumbup: