Bom dia galera, tudo certo?
Bem, estou fazendo um relatório dos pagamentos das mutlas de uma biblioteca. Nele, tenho vários campos e estou fazendo a soma de multas.
Consegui fazer a soma de todas as multas colocando a minha variável no SUMARY.
Depois coloquei ela no DETAIL para aparecer em cada leitor o VALOR TOTAL DE SUA MULTA. Porém, oque quero mesmo é que some o VALOR de todas as multas de CADA leitor. Por exemplo, se o leitor tiver 2 multas: uma de 1,00 e outra de 1,25 apareça SOMENTE ABAIXO DE UM o valor: 2,25.
Alguém pode ajudar? Se puderem, agradeço mto.
no Detail é complicado, até onde eu sei essa banda se repete pra cada registro e não tem nada que você possa fazer.
Agora você poderia usar o Group Footer, só que depende de como seu relatório está montado.
Se puder usar o Group Footer você monta sua variável de soma com Reset type = Group
[quote=Rodrigo Sasaki]no Detail é complicado, até onde eu sei essa banda se repete pra cada registro e não tem nada que você possa fazer.
Agora você poderia usar o Group Footer, só que depende de como seu relatório está montado.
Se puder usar o Group Footer você monta sua variável de soma com Reset type = Group[/quote]
Bhá cara, cliquei em Reset type = Group e deu o seguinte erro : No groups are defined to be used whit this variable…Poderia me ajudar ou derrepente pode ver o relatório?? Vlw
É, por isso que eu disse que depende de como seu relatório está montado 
Pelo jeito ele não tem um grupo definido, o que no seu caso é bem ruim.
Você pode tentar montar um novo do zero, com um dos templates que o iReport disponibiliza, e ver nele como são montados os grupos e passar essa estrutura pro seu relatório atual.
Ou então, fazer do zero mesmo
O que for mais fácil
[quote=Rodrigo Sasaki]É, por isso que eu disse que depende de como seu relatório está montado 
Você pode tentar montar um novo do zero, com um dos templates que o iReport disponibiliza, e ver nele como são montados os grupos e passar essa estrutura pro seu relatório atual.
O que for mais fácil[/quote]
Ok, vou tentar, após isso posto o resultado. Vlw Rodrigo Sasaki
Não entendi direito a sua dúvida, mas semana passada eu tive que quebrar a cabeça pra criar um report com soma de valores assim tambem.
Você vai precisar criar um agrupamento para Leitor, coloque os valores das multas no detail. no footer coloque sua variável do tipo SUM que irá receber esses valores e será resetada a cada novo grupo. Caso queira uma variavel que diga o total de multas a receber de todos leitores você vai precisar criar outra variavel do tipo SUM que resete somente a cada report colocando-a no sumary. Acho que é isso.
Abraço e boa sorte!
[quote=lleos]Não entendi direito a sua dúvida, mas semana passada eu tive que quebrar a cabeça pra criar um report com soma de valores assim tambem.
Você vai precisar criar um agrupamento para Leitor, coloque os valores das multas no detail. no footer coloque sua variável do tipo SUM que irá receber esses valores e será resetada a cada novo grupo. Caso queira uma variavel que diga o total de multas a receber de todos leitores você vai precisar criar outra variavel do tipo SUM que resete somente a cada report colocando-a no sumary. Acho que é isso.
Abraço e boa sorte![/quote]
Olá cara, bem, o negócio que pretendo fazer é o seguinte: Eu tenho um relatório de pagamento de débitos em uma biblioteca e desejo que seja SOMANDO o valor de TODAS as multas de cada LEITOR. A multa individula já está fazendo, por exemplo:
Ricardo tem multa de 1,50 de litro tal que era pra devolver dia 20/03
Ricardo tem multa de 1,25 de litro tal que era pra devolver dia 26/03
Então, deveria vir : valor total de multas: 2,75
Porém está vindo assim:
valor total da multa: 1,50
valor total da multa: 1,25
Se no relatório tiver mais de um leitor, deveria ocorrer assim também… Poderia ajudar?? Vlw
Boa tarde!
Bem simples de resolver esse problema, faça como indicaram acima, crie um grupo passando o id do leitor, posicione as labels no header do seu grupo, coloque os campos de valor no detail e depois crie a variável de total por leitor e coloque no group footer, deve setar o “Evaluation Time” da sua variável para resetar por grupo, feito isso, crie outra variável “Total” e coloque no summary que vc já tera o total de todas as multas, isso resolve o problema que vc descreveu.
Att.
[quote=ManoJava]Boa tarde!
Bem simples de resolver esse problema, faça como indicaram acima, crie um grupo passando o id do leitor, posicione as labels no header do seu grupo, coloque os campos de valor no detail e depois crie a variável de total por leitor e coloque no group footer, deve setar o “Evaluation Time” da sua variável para resetar por grupo, feito isso, crie outra variável “Total” e coloque no summary que vc já tera o total de todas as multas, isso resolve o problema que vc descreveu.
Att.[/quote]
Olá, posso criar um novo relatório A4 ou tem que ser estilo a tree??
Att.[/quote]
Boa tarde, tudo bem? Bem cara, criei o relatório mas ainda não está 100%. O nome do leitor ainda es´ta se repetindo… Poderia me dar uma ajuda?? Abc
[quote=Rodrigo Sasaki]É, por isso que eu disse que depende de como seu relatório está montado 
O que for mais fácil[/quote]
Boa tarde, montei o relatório mas ainda não está totalmente do jeito que eu quero. O nome do leitor ainda está se repetindo caso eu tenha 2 exemplares com o mesmo leitor…Poderia me ajudar? Abc
Bom dia!
Para que o nome nao fique repetindo, vc deve criar o grupo e colocar o campo do leitor no header do seu grupo e no detail os dados da multa, com isso vc evita que o leitor fique repetindo.
Att.
[quote=ManoJava]Bom dia!
Para que o nome nao fique repetindo, vc deve criar o grupo e colocar o campo do leitor no header do seu grupo e no detail os dados da multa, com isso vc evita que o leitor fique repetindo.
Att.[/quote]
Bom dia ManoJava!!
Bhá cara, com essas dicas de vocês e eu pesquisando um pouco, ele tá ficando padrão…
. To quase finalizando ele… Se eu tiver alguma outra dúvida te encomodo depois kkkkk 
Vlw cara!!
Falando nisso, agora está funcionando ok, porém estou testando com apenas uma biblioteca… To pesquisando como colocar o símbolo R$ na frente dos valores… Poderia me ajudar?? VLw
Boa tarde!
Isso também é simples, clique com o botão direito do mouse em cima do seu campo que deseja formatar, selecione “Field pattern” e escolha o tipo “Currency” que automaticamente ele irá colocar o sinal R$ nos campos que vc aplicou essa formatação.
Att.
Isso também é simples, clique com o botão direito do mouse em cima do seu campo que deseja formatar, selecione “Field pattern” e escolha o tipo “Currency” que automaticamente ele irá colocar o sinal R$ nos campos que vc aplicou essa formatação.
Att.[/quote]
Blz, consegui fazer isso… Cara, mais uma dúvida do mala aki… Tenho na aplicação Web um filtro que o usuário pode escolher em filtrar e consequentemente IMPRIMIR o relatório pelo tipo de multa: MULTA PAGA, MULTA NAO PAGA. Pra deixar esse relatório “completo” eu queria que apartir do campo que o usuário filtrasse, fosse colocado ao lado do nome do relatório no meu page header pelo que ele tá filtrando essas multas: Multas pagas ou as não pagas…
Abaixo o botão do filtro só rpa entender oke estou fazendo:
<td align="right">Situação das Multas:</td>
<h:panelGrid columns="1">
<p:selectOneMenu value="#{emprestimosxExemplaresJsfBean.emxexMultapaga}">
<f:selectItem itemLabel="Não Pagas" itemValue="N" />
<f:selectItem itemLabel="Pagas" itemValue="S" />
<f:selectItem itemLabel="Todas" itemValue="#{null}"/>
</p:selectOneMenu>
</h:panelGrid>
E como faço no dominínio com relação a letra e tal:
public String getEmxexMultapagaCompleta() {
if (emxexMultapaga == null ? "S" == null : emxexMultapaga.equals("S")) {
return "(Paga)";
} else if (emxexMultapaga == null ? "N" == null : emxexMultapaga.equals("N")) {
return "(Não Paga)";
} else {
return null;
}
}
Teria alguma idéia de como eu poderia fazer isso?? Poderia me ajudar carra?? Mais uma vez, mto, mas mto obrigado pela ajuda e compreensão. Vlw
Isso vc pode fazer no ireport mesmo e bem simples, vc coloca um campo no seu header e na Expression dele vc manda imprimir uma String de acordo com o parametro que vc selecionou para o filtro.
tipo assim:
"MULTA PAGA".equals($F{FILTRO}) ?
"MULTA PAGA" :
"MULTA NÃO PAGA"
Att.
[quote=ManoJava]Isso vc pode fazer no ireport mesmo e bem simples, vc coloca um campo no seu header e na Expression dele vc manda imprimir uma String de acordo com o parametro que vc selecionou para o filtro.
tipo assim:
"MULTA PAGA".equals($F{FILTRO}) ?
"MULTA PAGA" :
"MULTA NÃO PAGA"
Att.
[/quote]
Isso no Text Field Expression ou no Print When Expression ??