Somente com J2SE, se consegue bom trampo?

31 respostas
erickles

Eh pessoal, logo concluirei esse curso no SENAI (que por sinal eh mto bom !), parendi mto com java, mas logico, sempre havera mais para se aprender, mas enfim, sera que consigo trampo manero em java2 se ?, pois a oferta de empregos esta mais para java 2 ee…

31 Respostas

marcos.junqueira

talvez vc consiga um estágio… no mais vc tem q aprender Java EE pra arrumar algo maneiro, mas isso depende muito do local onde você vai…

erickles

humm…mais alguem?

josenaldo

Só com J2SE, você consegue estágio. Mas depende das empresas. Aqui na Bahia, a falta de programadores Java é tão grande que tem empresa que contrata quem sabe que Java existe, para depois treinar o cara… rssrs

Agora, tenha calma. Todo mundo que chega no topo começa de baixo mesmo. A velocidade com que sobre vai depender de você! O primeiro pasos já foi dado. Agora não perca tempo. Caia logo para uma área mais especializada. JEE, JME… São apenas algumas. Escolha uma e se especialize, mas sem esquecer de conhecer um pouco das outras.

E uma certificação cai bem também. Aumenta bastante as chances de conseguir um bom salário.

erickles

vlw pela dica! Naum sei c eh soh aqui em sampa, mas empresas estão pedindo muito “Analista programador” e/ou “Programalista”, que eh uma mistura de analista de sistemas com programador(Java).

Mas no SENAI tbm tem um curso que aborda J2EE, vou junta grana e faze-lo.

josenaldo

erickles:
vlw pela dica! Naum sei c eh soh aqui em sampa, mas empresas estão pedindo muito “Analista programador” e/ou “Programalista”, que eh uma mistura de analista de sistemas com programador(Java).

Mas no SENAI tbm tem um curso que aborda J2EE, vou junta grana e faze-lo.

Rapaz, ultimamente tenho refletido sobre isso…

Antigamente a ordem era dividir… Mas ao que parece, as funções estão se fundindo novamente. Depois do Java, todo mundo programa e analisa. O que muda do analista para o programador é o nível de abstração :stuck_out_tongue:

Pedrosa

JSE seria um requisito básico, mas realmente a demanda é maior para profissionais com conhecimentos em JEE, estude Servlets e depois começe a aprender os frameworks MVC.

erickles

OK, poderia me dar uma breve explanação sobre ambos?

josenaldo

Depois de estudar Servlets e JSP, dá uma olhada em alguns frameworks: Struts 2, Spring, Mentawai, VRaptor… Mas olhe superficialmente para conhecer, faça alguns exemplos e o q se adaptar mais vc estuda. A não ser no caso do Struts/ Struts 2. Esses são obrigatórios para qualquer vaga. Estude também JSF. Está muito procurada.

Aprenda a mexer também com banco de dados. Se possível, estude com Oracle e SQL Server. São bastante procurados.

erickles

josenaldo:
Depois de estudar Servlets e JSP, dá uma olhada em alguns frameworks: Struts 2, Spring, Mentawai, VRaptor… Mas olhe superficialmente para conhecer, faça alguns exemplos e o q se adaptar mais vc estuda. A não ser no caso do Struts/ Struts 2. Esses são obrigatórios para qualquer vaga. Estude também JSF. Está muito procurada.

Aprenda a mexer também com banco de dados. Se possível, estude com Oracle e SQL Server. São bastante procurados.

ok, ok…sql server jah tenho uma certa experiencia, mechi mto com isso na faculdade, oracle nunca vi ainda, mas estou ancioso para conhecer, vo da uma olhada em servlets e jsp, abço, e obrigado a todos!!!

Pedrosa

Servlets seriam classes Java que implementam o protocolo HTTP, existem diversos tutoriais sobre o assunto, os frameworks que eu citei seriam soluções para facilitar o desenvolvimento web seguindo alguns padrões, o mais usado e odiado deles o Struts, os mais recentes VRaptor, Mentaway.

Apostilas:
http://www.motorway.com.br/usr/daniel/java/CursoJavaWeb.zip
http://www.motorway.com.br/usr/daniel/java/IntroStruts.zip

Frameworks:
http://vraptor2.sourceforge.net/pt/index.html
http://www.mentaframework.org/
http://struts.apache.org/

erickles

ah, vlw pelas apostilas!

CarlosEduardoDantas

car.a. com ajax e web2.0 sistemas desktop serao cada vez mais raros

aprenda j2ee o quanto antes

josenaldo

caduengenheiro:

Por falar em Ajax, tá rolando o Ajax CodeCamp.

Olha aí na minha assinatura

erickles

tanto q java naum eh mto requisitado para aplicação desktop, o mais requisitado para iso eh eh Visual Basic, entendo da importancia do J2EE, preciso aprender o qto antes

CarlosEduardoDantas

vei… nem fala… eu odeio VB… jah trabalhei com isso mtu… to com trauma hehehehehehe

abração

erickles

josenaldo:
caduengenheiro:

Por falar em Ajax, tá rolando o Ajax CodeCamp.

Olha aí na minha assinatura

Olha lah eu d novo…heheheheh

Oq seria na verdade o ajax? , jah ouvi falar mto dessa linguagem.

Pedrosa

Um bom texto sobre o assunto:

http://www.mundojava.com.br/NovoSite/14materiacapa.shtml#ajax

Luiz_Aguiar

Você pode desenvolver em Swing por exmeplo, desenvolver jogos, aplicativos pra celular… tem uma gama muito boa de opções pra quem não quer/gosta de desenvolver pra ambiente Web.

Hoje tem 9823490823904890234892754976543 desenvolvedores web só aqui em São Paulo, talves se especializar nas outras coisas que te uma certa fatia de maercado “pouco” explorada, claro que as vagas são em menos número, mas existem sim.

erickles

Você pode desenvolver em Swing por exmeplo, desenvolver jogos, aplicativos pra celular… tem uma gama muito boa de opções pra quem não quer/gosta de desenvolver pra ambiente Web.

Hoje tem 9823490823904890234892754976543 desenvolvedores web só aqui em São Paulo, talves se especializar nas outras coisas que te uma certa fatia de maercado “pouco” explorada, claro que as vagas são em menos número, mas existem sim.

hummm, desenvolver games sempre me interesso tbm, alias, o wii (novo console da nintendo), suporta java pelo oq eu ouvi fala, vamos ver…

shison

Realmente o mercado Web é o que mais cresce, mas pelo menos aqui no Rio ainda se arruma emprego com J2SE.
Amigo meu mesmo conseguiu fácil, ele fez curso na Infnet mas nem pegou certificação nem nada.
O próprio Swing como o colega citou, acho que ainda tem mercado, por que nem sempre apps web fornecem soluções ideais.

Eu estou aqui, sem curso sem nada o que sei aprendi sozinho, mas tb mó multiuso, entrei com ASP e MS SQL daí uma coisa puxa a outra e já fui pra VB depois pra J2EE com JSP e MySQL fui pra PHP depois voltei pra J2SE com Swing.

Aproveitando o tópico, vocês sabem como anda o mercado pra J2ME ?

Luiz_Aguiar

Necessitando de soluções… porque fora joguinhos, vejo poucas aplicações “grandes” sendo desenvolvidas, e espaço pra isso tem.

josenaldo

Necessitando de soluções… porque fora joguinhos, vejo poucas aplicações “grandes” sendo desenvolvidas, e espaço pra isso tem.

É… mas o FDP que inventar um meio de fazer SPAM SMS, vai ganhar de presente uma linda macumba, com direito a bode preto, pipoca e cachaça da boa!

Mas falando sério… O mercado J2ME ainda é muito novo. Precisa de soluções em quase todas as áreas. Ou seja, dinheiro à vontade!

shison

Hehehe Spam é uma boa XD

Mas então, parece algo bom para se investir…
Logo logo terei uma idéia brilhante…

Mas emprego mesmo acho que não tem quase vaga nenhuma, confere?

Luiz_Aguiar

Confere…

Diz a lenda que tem muita vaga em Manaus, mas não pretendo ir pra lá pra descubrir heheh :smiley:

erickles

putz, qta coisa, prefiro me guiar agora no J2EE ehueh!!!

shison

haha, tb vou ficar só na curiosidade

erickles

Alguém aqui trabalha ou contrate estagiários para meio expediente?

saoj

Troca esse avatar, na boa…

ViniGodoy

Consegue sim.
Eu trabalho na Siemens, com J2SE, sem muito de J2EE.

Mas empregos assim são mais difíceis e as aplicações são menos ortodoxas. O grosso do mercado exige é J2EE mesmo.

erickles

saoj:

Troca esse avatar, na boa…

jah trokei…

erickles

Vinicius, posso te manda um curriculo? entrega pro pessoal da siemens? heheheh!

Criado 30 de janeiro de 2007
Ultima resposta 6 de fev. de 2007
Respostas 31
Participantes 9