Sou programador Java. Quais faculdades devo fazer?

Olá.
Primeiramente, gostaria de me apresentar, sou João Vitor, tenho 14 anos, moro no interior de Santa Catarina (mas felizmente tenho acesso á capital) e atualmente estou realizando o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública.

Não tenho certeza, mas vocês provavelmente devem ter se assustado por eu ter 14 anos e estar no último ano da escola. Isso ocorreu porque, eu entrei na escola 1 ano antes (5-6 anos), e quando eu estava realizando a 3ª Série (hoje em dia, 4º Ano), eu apenas tirava notas boas, então a equipe da minha escola convocou uma prova para eu realizar e então “pular” a próxima série, que seria a 4ª Série (hoje em dia, 5º Ano), indo diretamente á 5ª Série. Enfim, é isso.

Como estou no último ano da escola, vêm-me muitas preocupações na cabeça: talvez por eu ainda não estar preparado para as novas responsabilidades, ou por ter muitas dúvidas.

Bom, quando eu havia 10 e 11 anos, eu fazia (brincava, na verdade :P) jogos em engines como RPGMaker. Aquilo me deu bons exemplos de como é programação e me deu mais vontade de ser programador, apesar de eu ainda não ter sequer tocado em scripting naquela época.

Com 12 anos, eu comecei á fazer algumas coisas em Visual Basic, mas nada avançado. Algumas GUIs, um inicializador de jogos, enfim; coisa básica.

Então, dei meus primeiros passos em Java em Outubro de 2011 (13 anos), quando comecei á desenvolver plugins para servidores de Minecraft, e por aí fiquei até meados de abril de 2012, quando parei de jogar em servidores de Minecraft. Não digo que eu tenha aprendido muito neste tempo, mas realmente tomei uma “base” de programação. Então, desde Setembro de 2012 pra cá é que eu REALMENTE estou aprendendo Java. Atualmente (fevereiro de 2013), eu já fiz muitas coisas, tanto é que criei uma livraria para uso próprio. Criei uma scripting language e um novo formato de configurações parecido com YAML, além de criar APIs para desenvolvimento de jogos em OpenGL, uma widget toolkit baseada na JavaX Swing com mais funções, novos tipos de Collections, encriptador/desencriptador de classes, fiz um novo sistema de clipboard, criei uma classe de Math que é mais simplística e mais rápida que a java.lang.Math, enfim… várias coisas.

Bem, vou direto ao assunto: estou MUITO preocupado com qual faculdade fazer. Eu realmente gosto muito de programar, pois fico o dia todo no computador e, sempre que estou nele, a IDE Eclipse está aberta! :stuck_out_tongue: . Eu nunca entendi essas coisas de concurso, curso, faculdade, curso técnico, curso superior, mestrado, graduação, enfim… é outra língua pra mim =P.

Então, eu gostaria de saber, na opinião de vocês, o que eu devo fazer (tendo em mente que amo programar)? Devo fazer faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, ou o quê? E qual faculdade é boa para este fim?

Obrigado pela atenção.

Que faculdade você deve fazer?
Pelo seu grau de inteligência, escolha alguma universidade federal e veja o que mais lhe interessa.
(Se bobear, pode ser até que você pegue um ITA ou IME ou alguma coisa que além disso lhe permita não precisar gastar um centavo, já que o alojamento e a alimentação ficam por conta do governo também).
Não é porque você é um exímio programador que vai exatamente gostar da profissão.

Olá, entanglement.

Na verdade, não sou tão inteligente :P. No 1º e 2º Ano do Ensino Médio, tirei muitas notas 5 e 6…

Mas enfim, vou seguir suas dicas. Obrigado.

Olá BloodShura,

Acredito na mesma ideia do entanglement,

Uma universidade Federal, ou que seja do Estado também, dará a você mais visão e possibilidades. Procure as principais Universidades do seu Estado. Ou pense também no ITA ou o proprio IME.

Como você ficou na duvida, geralmente funciona assim:

• Você tira uma graduação (curso por exmplo Ciência da Computação);

• Depois de formado vc pode fazer Mestrado, depois Doutorado, depois PHD e mais especilazações.

• Por fora, você pode tirar certificações. Por exmplo, Certificações Java promovido pela Oracle. São provas que testam seu conhecimento na tecnologia Java, e existe varios niveis.

Pesquise também, tente falar com profissionais da area, vai em alguma universidade federal e conversa com os Coordenadores dos curso da area.

Cara, tem muita coisa, mas lembre-se

“O unico lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” - Albert Einsten

Obrigado, gpanassol! (: Vou dar uma pesquisada sobre o certificado de Java e algumas universidades federais por aqui.

Cara, se vc realmente fez tudo isso que vc disse acima, com menos de 14 anos, eu te aconselho a tentar entrar em Havard!

sério cara… vc tem talento! só pelo fato de vc conseguir implementar todas as funções de cálculo que tem lá… significa que vc é tb um crânio em matemática… além de ser bom em programação!

Fiquei curioso, queria saber como vc fez os teste pra saber se a sua classe é mais rápida que a java.lang.Math

Seria bacana vc disponibilizar ela aqui no GUJ!

abrass

BloodShura meus parabens carinha com essa idade que vc diz ‘ter.’ e manja assim. tentaria uma ITA da vida.

e tbm gostaria de saber a mesma coisa que nosso amigo, kadu.m.lino para saber como ficou .

e respondendo a sua pergunta sobre qual curso fazer, se for numa Instituição privada, faça Análise e Desenvolvimento de Sistemas é mais focado na programação até porque.
CC aborda muitos outros aspectos. que não seriam viavéis para você já que você realmente quer é programar . eu faço esse curso… e não trocaria. buenas … te + e Bs. nos estudos.

Só o fato de você ter apenas um erro óbvio de português no seu post (escreveu “livraria” em vez de “biblioteca”, mas isso porque você deve, além de tudo, ler muito mais coisas em inglês que eu lia na sua idade :slight_smile: ) indica que também poderia tentar alguma federal qualquer, porque não são apenas as matérias de exatas que contam pontos.

Para você conseguir passar na frente daquele filhinho de papai que estuda em escola particular e fez cursinhos pré-vestibulares, é necessário também saber as matérias que não são de exatas.

Sinceramente, só pelo que você está dizendo, se quiser fazer faculdade para aprender algo, você vai se desapontar. Teu nível em questão de programação já está muito além da maioria dos formados (e professores) da área de Computação, exceto das faculdades renomadas.

Fora que nesta área não é nenhuma vergonha não ser formado, muitos dos grandes nomes que temos hoje aqui no Brasil e lá fora não tem formação formal, eles foram autodidatas.

Eu recomendo muito que você ouça estes podcasts de Carreira em TI do Fábio Akita. Ele é um desses grandes nomes. Mande um e-mail para ele para conversar.

Por outro lado, o ruim é perder(?) o lado da zoação da faculdade, além de avançar uns 4 anos na faixa etária, que pode te deixar sentindo meio por fora das coisas.

Também, não é por não cursar faculdade que você não pode aprender as mesmas coisas. O MIT, por exemplo, faz parte do Consórcio OpenCourseWare, disponibiliza as aulas, a maioria com vídeos, sobre matérias de ensino superior e além.
Fora ele tem o Coursera, Udacity, Khan Academy, edX, Open Michigan, Yale, USC DEN. Todos eles, mesmo online, estão acima do nível brasileiro de educação.

Finalmente, se tiver dinheiro ou entrar num programa/exchange? de estudantes, você pode viajar para o exterior.

Espero que desenvolva teu espírito empreendedor de correr sempre atrás das coisas.

kadu.m.lino:
Obrigado! :smiley: Claro, irei disponibilizá-la amanhã mesmo, apesar de eu presumir que muitos já conheçam algo parecido, já que ela usa tables e derivados.

cadobry:
Obrigado! :smiley: Pesquisarei sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

entanglement:
Obrigado! Pois é, leio tanto library que acabei trocando :P.

Bruno Laturner:
Obrigado! Eu não havia pensado em cursos online, vou dar uma pesquisada também. :smiley:

opá aguardando!

[quote=BloodShura]kadu.m.lino:
Obrigado! :smiley: Claro, irei disponibilizá-la amanhã mesmo, apesar de eu presumir que muitos já conheçam algo parecido, já que ela usa tables e derivados.
[/quote]

“tabela de derivados” vc quis dizer? ou tables é algum tipo de dado??? ou uma lista com dados??? desculpa eu sou meio novato nessa área ainda! to começando, igual a vc(não exatamente igual… enfim)…

queria eu ter começado com a idade que vc está começando :frowning:

parabéns e continua estudando

Acho que ele ele consegue esse ganho de performance atravez de memoização / pré-processamento / caching dos resultados.

João Verona, tenho minhas dúvidas quanto ao seu conhecimento,

muito novo e muita coisa avançada:

• scripting language

• Novo formato de configurações parecido com YAML,

• APIs para desenvolvimento de jogos em OpenGL,

• widget toolkit baseada na JavaX Swing com mais funções, novos tipos de Collections,

• encriptador/desencriptador de classes,

• sistema de clipboard,

• classe de Math que é mais simplística e mais rápida que a java.lang.Math

seja honesto conosco, a melhor forma de aprender é tendo sinceridade.

Cara assim, com essa idade e com esse conhecimento todo, eu recomendaria muito que você tenta-se algo fora daqui, por exemplo uma stanford ou uma harvard. Você tem muito potencial, siga em frente.

Realmente impressionante um conhecimento tão avançado em tão pouco tempo, te indico a escola do professor Xavier!!

Brincadeiras a parte…rs
Como o kadu.m.lino sugeriu, pelo seu potencial você poderia ir estudar fora do país como em HARVARD ou na SINGULARITY UNIVERSITY.

Abs!

Você está com 14 anos e diferentemente da maioria dos jovens de sua idade você mostra interesse e vai em busca do conhecimento.
parabéns.
Você tem 4 anos para aprender conhecimentos que trará valor a sua vida profissional.
Eu aconselharia a você a aprender fortemente a língua inglesa e solidificar seus conhecimentos em programação.
Veja o quais os conhecimentos que as empresas estão procurando e tem aprender essas tecnologias, faça cursos procure pessoas com o mesmo interesse com grau de conhecimento maior.