Olá.
Primeiramente, gostaria de me apresentar, sou João Vitor, tenho 14 anos, moro no interior de Santa Catarina (mas felizmente tenho acesso á capital) e atualmente estou realizando o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública.
Não tenho certeza, mas vocês provavelmente devem ter se assustado por eu ter 14 anos e estar no último ano da escola. Isso ocorreu porque, eu entrei na escola 1 ano antes (5-6 anos), e quando eu estava realizando a 3ª Série (hoje em dia, 4º Ano), eu apenas tirava notas boas, então a equipe da minha escola convocou uma prova para eu realizar e então “pular” a próxima série, que seria a 4ª Série (hoje em dia, 5º Ano), indo diretamente á 5ª Série. Enfim, é isso.
Como estou no último ano da escola, vêm-me muitas preocupações na cabeça: talvez por eu ainda não estar preparado para as novas responsabilidades, ou por ter muitas dúvidas.
Bom, quando eu havia 10 e 11 anos, eu fazia (brincava, na verdade :P) jogos em engines como RPGMaker. Aquilo me deu bons exemplos de como é programação e me deu mais vontade de ser programador, apesar de eu ainda não ter sequer tocado em scripting naquela época.
Com 12 anos, eu comecei á fazer algumas coisas em Visual Basic, mas nada avançado. Algumas GUIs, um inicializador de jogos, enfim; coisa básica.
Então, dei meus primeiros passos em Java em Outubro de 2011 (13 anos), quando comecei á desenvolver plugins para servidores de Minecraft, e por aí fiquei até meados de abril de 2012, quando parei de jogar em servidores de Minecraft. Não digo que eu tenha aprendido muito neste tempo, mas realmente tomei uma “base” de programação. Então, desde Setembro de 2012 pra cá é que eu REALMENTE estou aprendendo Java. Atualmente (fevereiro de 2013), eu já fiz muitas coisas, tanto é que criei uma livraria para uso próprio. Criei uma scripting language e um novo formato de configurações parecido com YAML, além de criar APIs para desenvolvimento de jogos em OpenGL, uma widget toolkit baseada na JavaX Swing com mais funções, novos tipos de Collections, encriptador/desencriptador de classes, fiz um novo sistema de clipboard, criei uma classe de Math que é mais simplística e mais rápida que a java.lang.Math, enfim… várias coisas.
Bem, vou direto ao assunto: estou MUITO preocupado com qual faculdade fazer. Eu realmente gosto muito de programar, pois fico o dia todo no computador e, sempre que estou nele, a IDE Eclipse está aberta! . Eu nunca entendi essas coisas de concurso, curso, faculdade, curso técnico, curso superior, mestrado, graduação, enfim… é outra língua pra mim =P.
Então, eu gostaria de saber, na opinião de vocês, o que eu devo fazer (tendo em mente que amo programar)? Devo fazer faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, ou o quê? E qual faculdade é boa para este fim?
Obrigado pela atenção.