Beleza galera?
Conheci o spring e descobri que ele tem todas as vantagens do ejb mas não é dependente de aplication server. Então que vantagens eu teria, em relação ao spring, pra usar ejb?
Desde já agradeço.
O EJB 3.0 está tão fácil de se utilizar assim como o Spring, os dois trazem muitos benefícios.
Então, a idéia é você analisar a arquitetura do seu projeto (se ele irá ter servidores de aplicação ou somente um container web e outros assuntos) e decidir qual a melhor ferramenta para trabalhar.
Você poderá ver uma comparação em: http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2005/06/29/spring-ejb3.html
E ai carneiro beleza?
Na verdade estou sendo bem generalista na minha pergunta (Generaliista demais, concordo) porque estudando spring vi que todos os recursos dos ejbs que eu conhecia como controle eficientee de transação e chamadas a métodos remotos podem ser feitos pelo spring e com a vantagem de ser um container leve, ou seja, eu posso usá-lo como uma aplicação standalone que é acessada pela minha camada web que está em outro nó da rede, Pensando nesses e em outros pontos de vista não vejo motivações pra usar ejb mas, ainda estou estudando se possivel gostaria de mais opiniões pra aprender mais um pouco. Obrigado!