Kenobi:
Esse é meu problema, pq com o viewResolver do Velocity sozinho, eu nem preciso dessa propriedade, funciona belezinha.
Agora como faço para ter 2 viewResolvers simultanemamente ? A solução mais próxima, seria usar um ResouceBundlle, mas eu não estou conseguindo setar a url para o viewResolver do velocity, pq o mesmo não implementa, não descende da classe UrlBasedViewResolver.
Bom, queria saber como é a implementação padrão, antes de eu perder a paciência e escrever um resolver específico para cobrir essa questão e acabar perdendo a compatibildidade com o Framework - formato original de distribuição.
PS: O projeto que estou envolvido, será usado em diversos países, logo preciso estar aderente o mais próximo possível às especificações oficiais.
Bom galera, a solução foi uma miscelânia de configurações, agradeço à ambos o auxílio.
O ViewResolver do Velocity não herda a classe UrlBasedViewResolver na sua hierarquia, por isso estava tomando pau, tentando setar a url.
A saída para o problema é utilizar a classe org.springframework.web.servlet.view.velocity.VelocityView
Eu já tinha feito o teste, aí entra a dica do Uburatan - requestContextAttribute isso torna realmente funcional.
Abaixo segue um exemplo do view.properties -
fileTypeShow.class=org.springframework.web.servlet.view.velocity.VelocityView
fileTypeShow.requestContextAttribute rc
fileTypeShow.url=/jsp/consfiletype.vm
fileTypeShow.exposeSessionAttributes true
Configuração no app-servlet.xml
<bean id="viewResolver" class="org.springframework.web.servlet.view.ResourceBundleViewResolver">
<property name="basename" value="views"/>
</bean>
<bean id="velocityConfig" class="org.springframework.web.servlet.view.velocity.VelocityConfigurer">
<property name="resourceLoaderPath">
<value>/</value>
</property>
</bean>
Baõ é isso !!