SpringBoot + Jasperreport

Como faço para integrar o JasperReport com o SpringBoot ? não encontro nada na documentação, no youtube só tem falando sobre MVC , nos tutoriais que encontrei até agora é tudo pela metade , alguem tem um exemplo passo a passo de como integrar e gerar o pdf ?

Pegue qualquer exemplo de uso do ireport com java web e adapte.
É bem simples.

preciso não só do código , mas preciso entender todo o processo de configuração, aqui pra min só estou recebendo erros com essas tentativas que não são voltadas para o SpringBoot

Então vamos lá, o que você precisa saber para conseguir (e isso você vai achar por aí, sem maiores dificuldades)

• Como gerar um relatório utilizando ireport ou a versão mais atual jasperreports studio
  • Como gerar um relatório utilizando ireport ou a versão mais atual jasperreports studio para a web
  • Como realizar download de pdf com spring boot

A partir daí, você junta as peças e faz, sem maiores problemas.

reforço dizendo que a maioria dos tutoriais não está claro as explicaçoes sobre o código , principalmente sobre como fazer isso no SpringBoot , já que com ele não trabalhamos diretamente com as conexoes , muitos código do Spring MVC tem uma parte como
@Bean
public ViewResolver jasperReportsViewResolver(DataSource dataSource){
JasperReportsViewResolver resolver = new JasperReportsViewResolver();
resolver.setPrefix(“classpath:/relatorios/”);
resolver.setSuffix(".jasper");
resolver.setViewNames(“relatorios_*”);
resolver.setViewClass(JasperReportsMultiFormatView.class);
resolver.setJdbcDataSource(dataSource);
return resolver;
}

preciso mesmo fazer esse metodo ? se sim , aonde ?
e da onde vou tirar esse datasource ? , minha conexao e feita atravez do arquivo .properties
todas essas configuraçoes são realmente necessárias para o spring boot ?

Caro @Robsonndumbledore
O processo de aprendizado é um tanto quanto complexo, ainda mais se tratando de algo que envolve N elementos, como o desenvolvimento de sistemas.
O que você está querendo fazer é algo que envolve tudo o que eu disse antes

Se você não quer estudar tudo isso, entender para que serve o trecho de código que colocou como exemplo, então, fica complicado.

Os exemplos são complexos? São. São incompletos? Sim. Mas, se você se dedicar, estudar, pegar um bom livro, boas aulas, isso tudo será minimizado.
Porém, isso tudo demanda tempo e dedicação.

Há alguns anos atrás, vi um comentário do @ViniGodoy a respeito daquilo que diferencia um jr, um pl e um sr e, basicamente, o que ele disso foi que a principal diferença nem sempre é quanto cada um sabe, mas, como cada um resolve os problemas. O jr terá dificuldades imensas em coisas simples. O pl terá facilidade em muita coisa, mas sentirá dificuldades em alguns pontos. O sr também terá dificuldades, mas possuirá alternativas para escapas dos mesmo com mais agilidade e qualidade.

os dois primeiros tópicos que tu colocou já estou bem acostumado, mas o terceiro é que complica pois não achamos quase nada, adoraria poder ficar um bom tempo estudando como tu falou mas o problema é o seguinte… temos um prazo para fazer isso entende ? que por sinal acaba amanhã