SpringMVC - Opiniões

3 respostas
K

Olá.

Gostaria de saber se alguém aqui utiliza o SpringMVC, o que acha ? ainda tem muito a melhorar ?

Obrigado!

3 Respostas

Mauricio_Linhares

Eu, pessoalmente, gosto muito do SpringMVC, mas tenho usado ele muito pouco, graças a JSF, mas sempre que eu preciso de uma coisa mais simples ou de simplesmente controlar a execução de uma página, eu uso o bixo, sempre resolveu os meus problemas =D

C

A principal coisa que achei esquisita foi o SpringMVC não abstrair a API de servlets…

Kenobi

Bom amigo, estou usando o SpringMVC atualmente em três projetos. Acho super simples a configuração dos Controllers e bem intuitivo o uso da classe ModelAndView, onde você pode redirecionar o usuário.

Antes de começar a desenvolver, recomendo um estudo da hierarquia dos controllers, para não cometer alguns erros, como usar a classe MultiActionController para tratar múltiplas ações de um formulário, como tarefas CRUD e mais adiante se deparar com a falta de métodos de infra-estrutura, como formBackObject, validators, duplo-clique e por aí vai.

ofSerá necessário entender pra que serve cada classe e como usá-la.

Analisando uma aplicação de médio porte com bastante formulários, acredito que você vai ter um trabalho excessivo, pois como referenciei, você será obrigado a utilizar derivação da classe SimpleFormController. PS: Já foi solicitado ao time de desenvolvimento a implementação da classe MultiActionFormController, que possibilitará o desenvolvimento múltipo em um único controller.

Para aplicações baseadas em wizards, o Spring oferece uma excelente infra MVC.

Pontos prós:

• Acoplamento com o Spring e possibilidade de uso automático das características como IoC, camada de dados, mail e etc…

• Vários tipos de Controllers, específicos à cada tarefa, ex: SimpleFormController (formulários) , ServletForwardingController ( para o Chain Responsability) , entre outros.

• Rápido, excelente performance

• Múltiplos view resolvers, pode trabalhar com diferentes saídas na camada view.

• Validação totalmente desacoplada dos controllers, podendo reaproveitar em outros pontos da sua aplicação.

• Bem documentado, com boas referências em livros e na Web.

Pontos Contra:

• Ainda não existe um controller múltiplo para tratamento de formulários, isso é o q mais me incomoda.

• Configuração pode ser difícil para iniciantes e caso não se adote uma metodologia de nomeclaturas para o seu projeto, a coisa pode ficar bem complexa.

Criado 25 de setembro de 2006
Ultima resposta 26 de set. de 2006
Respostas 3
Participantes 4